O ar que eu respiro | Trabalhos 2024/25 | ManifestAR

Escola Básica nº 1 de Ribeirão (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: 1.º escalão (jardins de infância e 1.º ciclo)

Idade(s) do(s) aluno(s):
8/9 anos

Título do cartaz:
Manifest(AR) - Manifesto pelo Ar

Frases do cartaz:
1 - Brincar ao ar livre, sim! Mas com ar puro no jardim!
2 - Evita queimas no quintal - o fumo faz mal, é mesmo real!
3 - Troca o carro pelo passo a pé, faz bem ao corpo, é o que é!
4 - Energias limpas vamos usar, vamos sentir ao respirar.
5 - O espaço público é para limpar! Ao sábado vamo-nos juntar!
6 - Motores ligados à porta da escola, trazem a tosse na sacola.

Cartaz final:

Localização do cartaz final:

Fases de desenvolvimento do trabalho:

Materiais de divulgação e sensibilização:

Memória descritiva:
No âmbito da promoção da educação ambiental e da cidadania ativa, desenvolveu-se a atividade "Manifest(AR) - Manifesto pelo Ar", integrada no projeto "Eco-Escolas" e inserida nos conteúdos curriculares de Estudo do Meio, Educação para a Cidadania e Educação e Expressão Plástica.
A atividade teve como principal propósito a elaboração de um cartaz vertical com um manifesto pela melhoria da qualidade do ar, direcionado à comunidade escolar e local. Paralelamente, foram desenvolvidos materiais de divulgação — flyers e marcadores de livros — com as mensagens de sensibilização e conselhos práticos.
O projeto foi desenvolvido ao longo de vários momentos, organizados em diferentes fases. A primeira, investigação e debate, a turma fez uma exploração orientada sobre o tema da poluição do ar, recorrendo a vídeos educativos, leituras em sala de aula e partilha de experiências familiares, com registo das ideias principais no quadro. Com base na investigação feita, passou-se à segunda fase, em que os alunos elaboraram uma lista de comportamentos que contribuem para a melhoria da qualidade do ar.
De seguida, também em trabalho colaborativo, os alunos redigiram um conjunto de frases que compõem o Manifesto pelo Ar, com mensagens apelativas, criativas e com rima e de fácil memorização. Cada aluno fez uma ilustração, sujeita a votação, em que a que recolheu maior número de votos foi a selecionada para integrar o cartaz.
A produção dos flyers e marcadores de livros seguiu a mesma metodologia e foram distribuídos na escola e junto da comunidade local, promovendo o envolvimento de todos.
Os alunos consideraram que o cartaz deveria ter o mesmo título do projeto, dada a sua clareza e objetividade.
O cartaz foi afixado à entrada da escola, na portaria, convidando alunos, professores, funcionários e famílias a refletirem sobre a qualidade do ar que respiramos.
Alguns alunos apresentaram o projeto oralmente a outras turmas da escola, partilhando o manifesto e explicando os seus contributos pessoais.
Esta atividade revelou-se uma experiência enriquecedora, que contribuiu significativamente para a sensibilização ambiental da turma, ao mesmo tempo que promoveu o desenvolvimento de competências transversais, como a comunicação, a criatividade, o trabalho em equipa e a responsabilidade de cidadania. Os alunos tornaram-se pequenos embaixadores do ar limpo, com um papel ativo na construção de uma escola e de uma comunidade mais consciente e sustentável.