O ar que eu respiro | Trabalhos 2024/25 | Painel QualAR

Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde (Vila Verde)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Idade(s) do(s) aluno(s):
A idade dos alunos é entre os 16 e os 18 anos.

Desenho final:

Local onde está afixado:

Fases de desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Memória Descritiva – Painel da Qualidade do Ar
( O Painel só será afixado no dia 5 de junho-ainda não está afixado no local final, visivel para toda a comunidade escolar e terá uma dimensão bastante grande, o da imagem é só um teste em A3).
O trabalho foi desenvolvido pelos alunos do 2.º ano do Curso Profissional de Técnico de Desporto, com idades compreendidas entre os 16 e 18 anos, no âmbito da disciplina de Matemática, em articulação com os domínios da Cidadania e Desenvolvimento. A atividade contou também com a colaboração da turma do 2.º ano do Curso de Esteticista, responsável pela criação de um jogo educativo sobre a qualidade do ar, que serviu de ponto de partida para o envolvimento da turma de Desporto.
Objetivo:
O principal objetivo deste projeto foi aumentar a literacia dos alunos sobre a qualidade do ar, promovendo a sua capacidade de interpretar dados, reconhecer poluentes atmosféricos, compreender os efeitos na saúde e no ambiente, e adotar atitudes que contribuam para a sua melhoria.
Metodologia:
A turma iniciou o trabalho com a experimentação do jogo educativo criado pelos colegas do curso de Esteticista, o que despertou o interesse e a curiosidade sobre o tema.
Seguidamente, os alunos realizaram uma pesquisa ativa no portal QualAr da Agência Portuguesa do Ambiente, identificando os principais poluentes atmosféricos e os seus impactos.
Foram promovidos momentos de debate em grupo sobre os efeitos da poluição e formas de os mitigar. A fase seguinte envolveu o desenho do layout do painel, com seleção dos conteúdos e construção de materiais visuais: infografias, códigos QR, slogans e imagens educativas.
O painel foi elaborado de forma colaborativa, promovendo a criatividade e o espírito de equipa, com registo fotográfico das fases de desenvolvimento.
Envolvimento:
Todos os alunos da turma de Desporto participaram de forma ativa nas várias fases do projeto: pesquisa, discussão, criação de conteúdos, montagem do painel e preparação para a exposição.
Cumprimento dos critérios:
O painel cumpre os critérios definidos pelo desafio:
•Enquadramento temático: aborda a qualidade do ar, poluentes, efeitos na saúde e ambiente, e boas práticas.
•Rigor científico e informativo: os dados foram baseados em fontes oficiais como o portal QualAr e a APA.
•Design e criatividade: foram criadas imagens originais, QR codes interativos, e aplicados princípios visuais que facilitam a leitura e a retenção da informação.
•Participação dos alunos: o projeto envolveu todos os elementos da turma e permitiu aprendizagens significativas.
•Impacto previsto: o painel será exposto no dia 5 de junho – Dia Mundial do Ambiente, num espaço visível da escola, promovendo a sensibilização de toda a comunidade escolar.