O ar que eu respiro | Trabalhos 2024/25 | Painel QualAR

Escola S/3 Dr. Manuel Fernandes (Abrantes)

Escalão: 2.º escalão (3.º ciclo)

Idade(s) do(s) aluno(s):
13 e 14 anos de idade

Desenho final:

Local onde está afixado:

Fases de desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
As aprendizagens essenciais no 8º ano referem a construção de modelos representativos de átomos e moléculas e a pesquisa de informação sobre o ar e as consequências para o ambiente da emissão de poluentes provenientes das reações de combustão. Assim como, numa perspetiva interdisciplinar, abordar as alterações climáticas como um dos grandes problemas ambientais atuais e relacioná-las com a poluição do ar resultante do aumento dos gases de efeito de estufa.
Para dar resposta ao cumprimento do acima referido desenvolveu-se o seguinte plano:
Numa primeira fase, após abordar os alunos e o Conselho de Turma ficou definido abordar o assunto num Domínio de Atividade Curricular com o nome “Eu respiro…”.
A turma foi dividida em 5 grupos e cada grupo ficou com as mesmas 5 questões para todos partirem da mesma base.
1- Quais as moléculas constituintes do Ar? Em que percentagem.
2- Quais as moléculas responsáveis pela poluição atmosférica?
3- Indica as causas do aumento da poluição atmosférica?
4- Indica as consequências desse aumento.
5- Pesquisa imagens dessas consequências.
Numa segunda fase, surgiu a ideia de incluir este trabalho no projeto “O Ar que Eu Respiro- QualAR do ecoescolas.
Os alunos foram questionados sobre o interesse em participar ao qual responderam prontamente que sim. Deste modo já com os grupos formados, analisaram o projeto e foi escrito no quadro as tarefas a pesquisar:
1- Qualidade do Ar [ Índices qual Ar / Método cálculo índices/ Avisos ].
2- Redes de medição [Redes de avaliação /Redes privadas /Localização das Estações]
3- Previsão [Sobre a previsão/Mapa Previsão Qual AR/Eventos naturais]
Assim, cada grupo escolheu um dos conteúdos a negrito.
Um grupo de alunos fez o estudo da presença do OZONO em Abrantes durante o mês maio.
Numa terceira fase os trabalhos foram expostos no átrio da escola a toda a comunidade escolar.
Numa quarta fase foram distribuídos a cada grupo balões com as cores dos átomos indicadas no manual para construírem as moléculas “boas” e “más”.
Depois de construídas as moléculas estas foram usadas para uma exposição montada na Biblioteca da escola. Num dos lados foi colocado as moléculas “boas” onde se mostrava um jardim por baixo. No lado oposto foram colocadas as moléculas “más” associadas a uma fábrica poluidora do ar.