O ar que eu respiro | Trabalhos 2024/25 | Painel QualAR

Escola EB 2,3/S de Tarouca Dr. José Leite Vasconcelos (Tarouca)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Idade(s) do(s) aluno(s):
17 e 18 anos

Desenho final:

Local onde está afixado:

Fases de desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Este painel foi desenvolvido pelos alunos do 12.º ano, turma C do Agrupamento de Escolas de Tarouca, alunos com idades entre os 17 e 0s 18 anos, no âmbito de um projeto educativo promovido pelo Conselho Eco-Escolas, centrado na temática "Qualidade do Ar nos Espaços da Escola". A atividade inseriu-se nas áreas de ADR e Cidadania e Desenvolvimento, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância da qualidade do ar e promover práticas que contribuam para ambientes mais saudáveis.
Metodologia Utilizada
O processo de construção do trabalho decorreu ao longo de várias etapas. Inicialmente, os alunos realizaram uma pesquisa teórica sobre os principais poluentes do ar interior, as suas fontes e os efeitos na saúde humana. Seguidamente, procederam à medição desses parâmetros através da aplicação QualAr nos espaços exteriores da escola.
Foram feitas medições em diversos dias, e, com base nos dados recolhidos, os alunos analisaram os resultados e compararam-nos com os valores de referência recomendados por entidades competentes, como a Direção-Geral da Saúde e a Organização Mundial da Saúde. Esta análise permitiu identificar pontos críticos e propor causas quando esse valores estavam fora das normas.
Envolvimento dos Alunos
Os alunos estiveram diretamente envolvidos em todas as fases do projeto — desde a investigação e recolha de dados, à análise crítica dos mesmos e à elaboração do painel expositivo. Demonstraram um elevado grau de autonomia, espírito crítico e sentido de responsabilidade, trabalhando em equipa e articulando conhecimentos de diferentes áreas disciplinares.
O painel final representa uma síntese visual e informativa dos principais resultados do estudo, bem como sugestões práticas para a melhoria da qualidade do ar nos espaços escolares, promovendo o bem-estar de toda a comunidade educativa.