Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (Lisboa)
Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)
Idade(s) do(s) aluno(s):
21
Desenho final:
Local onde está afixado:
Fases de desenvolvimento do trabalho:
Memória descritiva:
Em reunião de conselheiros Eco-Escola, foi questionado aos estudantes conselheiros, o interesse na participação no projeto QualAR. Dos presentes, a estudante Maria João Poiares aceitou novamente o desafio. Foi estendido o estímulo aos outros estudantes conselheiros, via email que responderam colaboração pontual.
A coordenadora do projeto, professora Olga Valentim, marcou reunião com a estudante em meados de abril e orientou-a para os objetivos do projeto e respetiva pesquisa. A estudante acedeu à aplicação QualAR- Qualidade do Ar da Agência Portuguesa do Ambiente. Fez pesquisa sobre poluentes atmosféricos, as fontes, efeitos para a saúde e medidas para a redução/eliminação dos poluentes atmosféricos, em bases de dados. Igualmente a partir do Portal QualAR fez levantamento e análise de informação sobre a qualidade do ar do concelho de Lisboa, propriamente da estação de Entre Campos, localização geográfica da Escola Superior de Enfermagem (ESEL)(pólo Calouste Gulbenkian). Estudante pesquisou dados relativos aos poluentes atmosféricos durante os meses no início de 2025 e o resultado da qualidade do ar durante o ano 2024. A estudante foi construindo documento com informação a integrar no poste, a qual foi analisada com supervisão da professora com relevância para a análise dos dados recolhidos no ano transato e a distribuição dos poluentes atmosféricos no início de 2025. O conteúdo do documento foi sendo burilado, pela troca de email com a professora. Após decisão sobre o conteúdo para o poster, alterou-se o título de forma a ser inclusivo da informação a transmitir sobre a qualidade do ar. Foi preparada a representação gráfica do poster cuja seleção recaiu na mais criativa atendendo à temática abordada e mais atrativo para divulgar a informação junto da comunidade (sobretudo os estudantes) de forma a aumentar a literacia ambiental sobre a qualidade do ar. Na versão final, a coordenadora do programa Eco-escola opinou sobre conteúdo e o equilíbrio cromático do poster.