Escola Básica e Secundária Santos Simões (Guimarães)
Escalão: 2.º escalão (3.º ciclo)
Idade(s) do(s) aluno(s):
15 anos
Desenho final:
Local onde está afixado:
Fases de desenvolvimento do trabalho:
Memória descritiva:
Memória Descritiva - Painel "Qualidade do Ar: O Ar Que Respiramos"
Participantes: Alunos do 9º ano de escolaridade da Escola Básica e Secundária Santos Simões, com idades compreendidas entre os14 e os 15 anos; da turma C.
Envolvimento: A atividade envolveu ativamente 5 alunos da turma 9ºC, que participaram em todas as fases do projeto, desde a pesquisa e análise de informação até à conceção, design e construção do painel, na disciplina de Geografia.
Verificação de Cumprimento dos Critérios de Avaliação:
Enquadramento no âmbito do desafio: O tema central do nosso painel é a "Qualidade do Ar: O Ar Que Respiramos". Através da análise de dados do portal QualAr e de outras fontes de informação, procuramos aprofundar o conhecimento sobre o recurso Ar, identificar os principais poluentes atmosféricos que nos afetam e compreender a importância da qualidade do ar para a nossa saúde e para o planeta. O painel visa alertar para os problemas da poluição atmosférica e promover a adoção de medidas para melhorar a qualidade do ar que respiramos.
Qualidade e rigor da informação: A informação apresentada no painel foi cuidadosamente selecionada e analisada a partir do Sistema de Informação de Qualidade do Ar (QualAr) da Agência Portuguesa do Ambiente. Foram consultados dados relativos à cidade de Guimarães. Os materiais do painel foram concebidos para permitir uma leitura clara e acessível, com recurso a tabelas simplificadas, por exemplo, que ilustram os dados e conceitos chave.
Processo e envolvimento dos alunos: O desenvolvimento do painel seguiu as seguintes etapas, com o envolvimento ativo dos alunos em cada uma delas:
- Exploração do Portal QualAr: Numa primeira fase, os alunos exploraram o portal QualAr, familiarizando-se com os tipos de dados disponíveis e as formas de visualização da informação. Realizaram pesquisas sobre a qualidade do ar na nossa região (Guimarães) e identificaram os principais poluentes relevantes.
- Pesquisa Complementar: Os alunos realizaram pesquisa adicional sobre os poluentes identificados, os seus impactos na saúde humana e no ambiente, e as principais fontes de emissão.
- Definição do Objetivo de Comunicação e Público-Alvo: Em conjunto, definimos o objetivo de comunicação do painel, que é sensibilizar a comunidade escolar para a importância da qualidade do ar e promover a adoção de comportamentos mais sustentáveis. O público-alvo principal é a restante comunidade escolar (alunos de outros anos, professores, funcionários) e os visitantes da escola. O resultado esperado é um aumento da literacia sobre a qualidade do ar e uma maior consciencialização para a necessidade de ações individuais e coletivas para a sua melhoria.
-Conceção e Design do Painel: Os alunos, conforme a metodologia, apresentaram diversas ideias para o design do painel, tendo em conta a informação recolhida e o público-alvo. Após discussão, selecionou-se o design final, que procurou ser visualmente apelativo, informativo e organizado.
-Elaboração dos Conteúdos Visuais e Textuais: Os alunos foram responsáveis pela elaboração dos textos explicativos, tabelas e outras representações visuais presentes no painel, com o apoio do professor. Houve uma preocupação em utilizar uma linguagem clara e acessível, adaptada ao público-alvo.
- Montagem e Afixação do Painel: Os alunos participaram ativamente na montagem e afixação do painel no local definido (átrio da escola]), garantindo que este ficasse bem visível e acessível a todos.
-Criatividade e originalidade da abordagem ao tema: A abordagem ao tema da qualidade do ar no nosso painel procurou ser criativa e original através da integração de desenhos/ilustrações/cores apelativos. Acreditamos que a forma como apresentamos a informação, combinando dados concretos do QualAr com elementos visuais apelativos e uma mensagem clara, destaca a singularidade do nosso trabalho.
-Estética/efeito final: O painel final apresenta um equilíbrio visual, com uma distribuição harmoniosa dos elementos textuais e gráficos. As cores utilizadas são o azul e verde com o intuito de representar a Terra. O tamanho superior a um metro quadrado garante uma boa visibilidade e permite a apresentação da informação de forma clara e organizada. Acreditamos que o efeito final do painel é eficaz na comunicação da mensagem e no despertar do interesse do público para a temática da qualidade do ar.
Processo de Construção do Trabalho:
Metodologia Utilizada: A metodologia utilizada envolveu uma abordagem de aprendizagem ativa, com os alunos a desempenharem um papel central na pesquisa, análise, discussão e criação do painel. Recorremos a trabalho de grupo, brainstorming de ideias, pesquisa orientada na internet e no portal QualAr, discussão em aula e produção colaborativa dos materiais. O professor atuou como facilitador e orientador do processo.
Envolvimento dos Alunos: O envolvimento dos alunos foi notável em todas as fases do projeto. Demonstraram grande interesse em compreender a temática da qualidade do ar e em comunicar essa informação à restante comunidade escolar. A participação ativa nas discussões, a criatividade nas propostas de design e a dedicação na elaboração dos conteúdos evidenciam o seu empenho e apropriação do tema (por exemplo, fizeram o levantamento dos valores de Guimarães durante uma semana em dois momentos do dia; fizeram a apresentação do trabalho final à turma, no âmbito da temática “Riscos mistos”, na disciplina de Geografia).
Esperamos que esta memória descritiva particularize adequadamente o nosso trabalho e evidencie o esforço e a aprendizagem dos alunos do 9º C no desenvolvimento deste painel sobre a Qualidade do Ar.