24-25 | Operação Sem Fronteiras – Comércio Ilegal, uma via para a Extinção
Escola Sec. Fernando Namora (Amadora)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Intervenientes:
Alunos do 8.1ª, professoras das disciplinas de Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento e de Educação Visual e encarregados de educação.
Memória descritiva
Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
- Proposta do desafio do concurso à turma;
- Contextualização em sala de aula do tema, dando a conhecer alguns exemplos de seres traficados ou em vias de extinção, no Vietname e noutras regiões do Globo;
- Pesquisa, reflexão e troca de ideias entre os grupos e os elementos de cada grupo sobre os animais escolhidos, nas disciplinas de Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento;
- Organização do trabalho e distribuição do mesmo por grupos de alunos;
- Execução do trabalho pelos alunos e orientação dada pelos professores.
- Exposição dos trabalhos realizados no dia 22 e 23 de maio - Comemoração do Dia Eco-Escolas e do Dia Internacional da Biodiversidade, na sala do Aluno (anexa à papelaria).
Os alunos em causa ficaram muito satisfeitos de verem o seu trabalho mostrado à comunidade escolar e o feedback da comunidade foi positivo.
Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
A professora de Cidadania e Desenvolvimento e de Ciências Naturais lançou o desafio à turma do 8.1.ª, em participar neste concurso. Os alunos ficaram entusiasmados e curiosos em saber exemplos de espécies em vias de extinção e conhecer as razões pelas quais seres vivos são traficados pelo Homem. Ficaram a conhecer alguns exemplos de animais traficados no Vietname e em outras regiões do Globo. Mas não ficámos por aqui. Os alunos realizaram várias pesquisas e foram propostos alguns animais. Após a escolha, a professora de Educação Visual orientou os alunos a realizarem esboços de como queriam apresentar o animal e quais os materiais necessários. Os alunos foram construindo cartolinas, maquetes e trocando ideias, entre todos, para beneficiar os trabalhos a desenvolver durante as aulas das disciplinas respetivas. Após terminarem, foram colocados na sala dos Alunos (anexa à papelaria), para serem apreciados pela comunidade escolar, na exposição da comemoração do Dia Eco-Escolas e Dia Internacional da Biodiversidade, entre os dias 22 e 23 de Maio. Esta exposição foi montada por vários professores e alunos de 8.º ano, incluindo o 8.1ª.
Fontes de pesquisa mobilizadas:
Sites da internet
- https://www.icnf.pt/;
- https://www.nationalgeographic.pt/
- https://aspea.org/
Jornais
- Público;
- Expresso;
Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
Aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas relativas a este trabalho:
- Ciências Naturais - sistema Terra e os seus subsistemas, biodiversidade, ecossistemas, alterações nos ecossistemas e medidas de conservação dos mesmos, espécies em vias de extinção e tráfico ilegal de espécies.
- Cidadania e Desenvolvimento - Direitos Humanos, Desenvolvimento sustentável, Bem-estar animal.
- Educação Visual - promover e divulgar as artes plásticas como forma de expressão individual e coletiva; desenvolver a criatividade, a imaginação e a intuição, enquanto geradoras da expressão artística.
Para além destas aprendizagens, os alunos, ao serem envolvidos neste trabalho ainda puderam desenvolver outras, indicadas no perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória:
Pesquisa e seleção de informação; Trabalho em grupo e relacionamento interpessoal; Desenvolvimento do espírito crítico e criativo; Produção de conteúdos (saber).
Desta forma, o desenvolvimento deste trabalho permitiu aos alunos tomarem consciência do tráfico ilegal de espécies, quais os motivos para que essa situação ocorra, mas também capacitou-os para serem cidadãos ativos, conforme os objetivos da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
Os encarregados de educação colaboraram com materiais e ideias para a elaboração dos trabalhos dos seus educandos.
Registo fotográfico do panorama geral da exposição:
Registo fotográfico de pormenores da exposição:
Registo fotográfico das principais etapas do projeto: