24-25 | Operação Sem Fronteiras – Comércio Ilegal, uma via para a Extinção
Trabalhos 2024-25

Escola Básica e Secundária Mestre Domingos Saraiva (Sintra)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Intervenientes:
alunos de todas as turmas de 8º ano, todos os docentes dos conselho de turma, tecnicos de ação aducativa e encarregados de educação.

Memória descritiva

Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
Na conceção deste projeto começamos por motivar os alunos das turmas de 8º ano para o tema, através de visitas de estudo, apresentação de vídeos, noticias e artigos, com o objetivo de os envolver e cativar a atenção para este tema tão atual e impactante. Promovemos a interdisciplinaridade e a mobilização do Domínio de Autonomia Curricular (DAC) através dos Objetivos de desenvolvimento sustentável - ODS 15 proteger a vida na terra. Este ODS tem como objetivo:
“PROTEGER, RESTAURAR E PROMOVER O USO SUSTENTÁVEL DOS ECOSSISTEMAS TERRESTRES, GERIR DE FORMA SUSTENTÁVEL AS FLORESTAS, COMBATER A DESERTIFICAÇÃO, TRAVAR E REVERTER A DEGRADAÇÃO DOS SOLOS E TRAVAR A PERDA DE BIODIVERSIDADE”
15.7 Adotar medidas urgentes para acabar com a caça ilegal e o tráfico de espécies da flora e fauna protegidas e agir no que respeita tanto a procura quanto a oferta de produtos ilegais da vida selvagem.
Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento os alunos realizaram debates, trabalhos no âmbito da Educação Ambiental, estudaram as razões da prática deste comércio ilegal, tendo como foco a tomada de decisões éticas e o espírito critico.
Nas aulas de Ciências os alunos pesquisaram sobre o tema “Tráfico Ilegal de Espécies”, através da realização de trabalhos de grupo. Os alunos realizam trabalhos de pesquisa sobre: espécies ameaçadas (no Vietnam e no mundo), medidas propostas pelas ONGs que trabalham com as populações e promovem a educação ambiental dos cidadãos e, também, medidas e projetos implementados por governos e Organizações ambientais para combater o tráfico ilegal de espécies.
Em História e Geografia foram estudadas as rotas do tráfico, países de origem e destino.

Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
Com base em toda a pesquisa realizada previamente, nas aulas de Educação Visual e de Oficina de Artes os alunos realizaram trabalhos em três dimensões. Construíram elementos da fauna e da flora característica de países como o Vietname, Brasil e México. Animais como o axolote, o pangolim, aves, podem ser vistos nesta exposição que toda a comunidade escolar terá acesso.
Nas aulas de Ciências Naturais foi utilizada a metodologia de ensino de investigação, promovendo o raciocínio crítico e científico dos alunos através do debate e pesquisa sobre o tráfico ilegal de espécies.

Fontes de pesquisa mobilizadas:
Durante a realização dos trabalhos em Ciências Naturais, os alunos foram desafiados a pesquisarem informação em sites fidedignos de forma a compilarem informação relevante sobre o tópico que decidiram pesquisar. Estes sites incluem sites de organizações ambientais, ONGs e os sites disponibilizados na descrição deste concurso.

Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
Os trabalhos realizados nas disciplinas de Educação Visual e de Oficina de Artes, tiveram como suporte as aprendizagens essenciais das disciplinas. Com base no domínio, interpretação e comunicação através do estudo da Comunicação Visual, foi proposto aos alunos organizarem uma exposição, com trabalhos realizados individualmente e de grupo, selecionarem trabalhos tendo por base os processos de análise, síntese e comparação, que conjugam as noções de composição e de harmonia, de acordo com o objetivo proposto. Os alunos tiveram de selecionar, de forma autónoma, processos de trabalho e de registo de ideias que envolveram a pesquisa, investigação e experimentação.
As ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos que pretendemos promover e que implicam por parte do aluno: questionar as diferentes circunstâncias culturais, ambientais, urbanísticas, entre outras, e perceber o seu contributo para uma ação cívica, junto das comunidades. A seleção de elementos de natureza diversa (plástica, escrita, entre outros) para criar dinâmicas na comunidade (exposições, debates, entre outras). A participação em projetos de trabalho multidisciplinares.
Promover estratégias que envolvam a criatividade do aluno no sentido de: mobilizar saberes e processos, através dos quais perceciona, seleciona, organiza os dados e lhes atribui significados novos; promover dinâmicas que exijam relações entre aquilo que se sabe, o que se pensa e os diferentes universos do conhecimento; incentivar práticas que mobilizem processos para imaginar diferentes possibilidades para gerar novas ideias.
Promover estratégias que desenvolvam o pensamento crítico e analítico dos alunos, incidindo em: debates sobre as diferentes imagens, criando circunstâncias para a discussão e argumentação dos seus pontos de vista e dos outros.
Promover estratégias que envolvam por parte do aluno: reinventar soluções para a criação de novas imagens relacionando conceitos, materiais, meios e técnicas; descobrir progressivamente a intencionalidade das suas experiências plásticas.

Registo fotográfico do panorama geral da exposição:

Registo fotográfico de pormenores da exposição:

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Vídeo de apresentação da exposição (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.