24-25 | Operação Sem Fronteiras – Comércio Ilegal, uma via para a Extinção
Trabalhos 2024-25

Escola Básica e Secundária Mestre Domingos Saraiva (Sintra)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Intervenientes:
alunos da turma 11ºCT, todos os docentes dos conselho de turma, en articulação com alunos de 8º ano e jardim de Infância, tecnicos de ação aducativa e encarregados de educação.

Memória descritiva

Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
Esta proposta de projeto surge na necessidade de articulação curricular entre disciplinas no mesmo ano curricular e uma processo de articulação vertical para permite aos alunos a integração de conhecimentos e competências de forma continua e continuada ao longo da escolaridade obrigatória.
Na conceção deste projeto e trabalhando conjuntamente partimos por conteúdos específicos que desenvolvem competências essenciais. Promovemos a interdisciplinaridade e a mobilização do Domínio de Autonomia Curricular, em Domínio de Articulação Curricular tendo por base os Objetivos de desenvolvimento sustentável. Estes objetivos são distribuídos por ano letivo para todas as turmas. No que ao 11º ano diz respeito é trabalhado o ODS 12 - “ Garantir padrões de consumo e produção sustentáveis.” Tendo em conta que a turma a do currículo científico e tecnológico a abordagem prendeu-se com a pesquisa de produtos e tecnologia que permitem a utilização sustentada dos recursos naturais, nomeadamente biológicos e geológico em Portugal.
Ao longo do ano letivo foram desenvolvidas atividades diversificadas em contexto letivo que proporcionam o entusiasmo e a motivação necessários para a aprendizagem e principalmente para a divulgação da realidade dos ecossistemas portugueses como etapas importantes na proteção do planeta. A visualização de filmes, a análise de dados matemáticos/estatísticos relevantes, a projeção matemática para situações futuras, análise de documentos reflexivos e informativos estudaram as razões deste comércio ilegal, tendo como foco a tomada de decisões éticas e o espírito critico, atividades experimentais, saídas de campo, atividades com outro níveis de ensino, atividades de comunicação diversa, sessões de apresentação e participação em webinares foram uma diversidade de estratégias postas em prática com os alunos.

Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
Nas disciplinas de Biologia e Geologia e Física e Química com o desenvolvimento dos conteúdos foram adquiridas ferramentas científicas e técnicas para explorar as temáticas de forma crítica e a sugestão de novas abordagens na resolução de problemas identificados. A articulação com as disciplinas de Matemática, Filosofia e Português procurou desenvolver as capacidades de reflexão e comunicação essenciais no processo de divulgação.
Trabalhar em forma de projeto, promovendo o estabelecimento de ligações com outros níveis de ensino, nomeadamente, permitindo a que os alunos mais pequenos do agrupamento (jardim de infância) tivessem contacto com uma realidade científica mais evoluída, foi a metodologia escolhida. Permitiu estabelecer pontes, fomentar o sentimento de pertença à comunidade escolar e à própria sociedade.
O estudo de casos, as saídas de campo foram etapas decisivas no contacto com a realidade dos ecossistemas portugueses, a sua vulnerabilidade e as ameaças de que são alvo, nomeadamente de espécie invasoras,trazidas inadvertidamente ou por comércio a aplicação de conhecimentos transdisciplinares permite o desenvolvimento da consciencialização de que cada um de nós tem um papel ativo na proteção da biodiversidade. .
A turma recebeu alunos de jardim escola para divulgar seres vivos autóctones e os ecossistemas que pretendemos proteger, A abordagem prática e lúdica destes momentos requereu a mobilização de conhecimentos e a aplicação de estratégias diferenciadas ajustadas aos níveis etários envolvidos. Turmas de oitavo ano também tiveram a oportunidade de desenvolver atividades experimentais de articulação com os alunos de nível secundário uma vez que há continuidade curricular de unidades de Ciências Naturais e Biologia e Geologia.
No sentido de promover a divulgação à comunidade escolar a data para a realização da exposição dos trabalhos realizados foi escolhida para complementar as comemorações do Dia do Patrono, em que a escola recebeu a comunidade escolar e celebrou conjuntamente com as forças da proteção civil, PSP, bombeiros, entidades municipais e todos os elementos que tiveram participação ativa neste dia.

Fontes de pesquisa mobilizadas:
Tendo em conta o caráter científico e tecnológico do curso, os alunos foram desafiados a pesquisarem e recolherem informação em fontes fidedignas e promover a sua seleção tendo em conta a confirmação e a validação. A promoção do projeto parte na análise de CITES - Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Silvestres Ameaçadas de Extinção, nomeadamente nos livros vermelhos (dos vertebrados em Portugal), colaboração com ICNF e FCUL.

Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
Todas as tarefas desenvolvidas têm por base o currículo das disciplinas e as aprendizagens essenciais no final da escolaridade obrigatória, de acordo com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória que permite fazer face à evolução em qualquer área do saber.
Sendo a orientação científica, deste grupo turma, o projeto culminou com a elaboração de pósteres científicos como recurso visual para tornar a informação mais envolvente e no sentido de desenvolver uma comunicação científica eficaz.
Desenvolver as competências de cidadania ativa, nos alunos, envolve adquirir e praticar conhecimentos, habilidades e atitudes que permitem a cada um participar ativamente na sua comunidade e país, neste caso através de divulgação científica. Isso inclui perceber o valor dos nossos ecossistemas, respeitar os direitos dos seres vivos, participar de forma construtiva nas decisões democráticas e promover estilos de vida sustentáveis.
A exposição foi uma etapa importante neste processo de articulação dentro do agrupamento, pelo que as turmas de 8º ano tiveram um papel preponderante na sua preparação e montagem, já os alunos de 11º ano forma responsáveis pela divulgação, recolha de imagens e elaboração do vídeo.

Registo fotográfico do panorama geral da exposição:

Registo fotográfico de pormenores da exposição:

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Vídeo de apresentação da exposição (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.