24-25 | Operação Sem Fronteiras – Comércio Ilegal, uma via para a Extinção
Escola EB 2,3 Frei Estevão Martins (Alcobaça)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Intervenientes:
Alunos de uma turma do 7ºano de escolaridade e docentes de Cidadania e
Desenvolvimento, Ciências Naturais, Língua Portuguesa e Geografia articulando
conteúdos disciplinares.
Memória descritiva
Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, foi proposto aos alunos de uma turma do sétimo ano de escolaridade a participação no projeto Operação sem fronteiras –Comércio Ilegal, uma via para a extinção do Programa Eco- Escolas. Este desafio foi ao encontro com um dos temas da disciplina - “Desenvolvimento sustentável “, tendo com objetivo sensibilizar as crianças e adolescentes para medidas concretas de consciencialização sobre a Conservação da Biodiversidade e Educação Ambiental.
1ªfase: Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento procedeu-se à leitura do guião de trabalho do projeto e esclarecimento de dúvidas. Formaram-se os grupos de trabalho, de 4 alunos por grupo. Foi solicitado ideias para o projeto a cada grupo e sua apresentação à turma. Depois da apresentação dos projetos de cada grupo foram selecionadas as ideias mais interessantes dos diferentes grupos. De seguida, cada grupo começou por realizar uma pesquisa prévia dos animais e/ou plantas em vias de extinção, selecionando apenas um ser vivo que queriam aprofundar. Cada grupo de trabalho fez a sua pesquisa aprofundada do ser vivo selecionado, respondendo a alguns parâmetros, nome vulgar, nome científico, localização geográfica, caraterísticas gerais, alimentação, habitat/bioma, motivo de tráfico, estatuto de conservação e algumas curiosidades.
2ªfase: Com a informação recolhida, cada grupo procedeu à elaboração de um PowerPoint para apresentação em aula, construção do animal selecionado em materiais reciclados, elaboração de cartazes, pinturas e colagens para destacar a importância da preservação de espécies ameaçadas de tráfico, os motivos pelas quais são traficadas, os países que mais se envolvem nesse comércio ilegal, as principais ameaças à biodiversidade, algumas curiosidades pertinentes e ainda foi explorado alguns métodos de captura de aves. Para finalizar o projeto, a turma procedeu à elaboração de uma sopa de letras e palavras cruzadas alusivas à exposição de forma a cativar o interesse e promover o conhecimento da comunidade escolar sobre o tema.
3ª fase: Após a realização dos trabalhos, estes foram afixados num dos placards e em mesas na biblioteca da escola, para poderem ser visitados por toda a comunidade educativa e visitantes.
A montagem realizou-se no dia 16 de maio, de forma que esta permanecesse entre 19 a 23 de maio, de forma a comemorar o Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio).
Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
O processo de conceção e elaboração do trabalho foi enriquecedor e colaborativo, permitindo que os alunos desenvolvessem habilidades de pesquisa orientada, organização e sistematização de informação, trabalho em equipa, utilização de diversas aplicações informáticas. A exposição sobre o Tráfico Ilegal de Espécies não só sensibilizou a comunidade escolar sobre este problema grave, mas também proporcionou uma experiência interativa e educativa, destacando a importância da proteção das espécies e do meio ambiente.
Este trabalho, sobre o tráfico ilegal de espécies e sua exposição em ambiente escolar foi uma magnífica oportunidade para articular diversas aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas, bem como os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC).
Fontes de pesquisa mobilizadas:
https://souamigodafauna.com.br/cenario-do-trafico/
https://www.zoo.pt/pt/blog/aprender/comercio-ilegal-de-especies-exoticas-ovos/
https://e360.yale.edu/features/an-illicit-trade-in-brazil-is-sending-tiny-songbirds-to-their-deaths
https://gijn.org/pt-br/recursos/investigando-o-trafico-ilegal-de-vida-selvagem/
https://engage.world/le-trafic-illegal-despeces-sauvages-un-fleau-international/
https://www.nationalgeographic.pt/mundo-animal/pangolim-7-curiosidades-armadura_5812
https://www.zoo.pt/pt/conhecer/animais/aves/arara-jacinta/
https://animalia.bio/pt/javan-rhinoceros/1000
https://www.zoo.pt/pt/conhecer/animais/repteis/tartaruga-estrela-indiana/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Geochelone_elegans
https://www.zoo.pt/pt/conhecer/animais/mamiferos/gibao-de-maos-brancas/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hylobates_lar
https://www.zoo.pt/pt/conhecer/animais/mamiferos/elefante-africano-de-savana/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Elefante-da-savana
https://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/05/brasileiro-e-flagrado-em-lisboa-com-30-ovos-de-aves-amarrados-ao-corpo.html
Artigo - “FASCINANTE MARFIM”: A CIRCULAÇÃO DOS OBJETOS EM MARFIM DE ORIGEM AFRICANA (ANGOLA, PORTUGAL E BRASIL, SÉCULOS XVIII E XIX)
“IVORY FASCINATING”: THE CIRCULATION AND MOVEMENT OF OBJECTS IN IVORY OF AFRICAN ORIGIN (ANGOLA, PORTUGAL AND BRAZIL, XVIII AND XIX CENTURIES ROGÉRIA CRISTINA ALVES
Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
O projeto articulou com a disciplina de Ciências Naturais, no conhecimento sobre biodiversidade, ecossistemas, conservação da natureza, espécies ameaçadas e os impactos do tráfico ilegal de espécies. Com a disciplina de Geografia, na identificação e localização geográfica das espécies a nível mundial, reconhecimento da importância da preservação dos biomas, análise da distribuição das espécies em diferentes regiões do mundo, assim como reconhecer a importância da preservação dos biomas. Na disciplina de Cidadania e desenvolvimento explorou-se a importância da conservação das espécies para a sustentabilidade ambiental, os efeitos negativos do tráfico sobre os ecossistemas, as principais ameaças à biodiversidade para a vida na Terra e incentivo à adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis no dia a dia (utilização de materiais reciclados). Por último, na disciplina de Português foi procedido à correção dos textos dos cartazes produzidos.
Os alunos envolveram-se no projeto com grande entusiasmo e dinamismo e ficaram sensibilizados sobre o tema, promovendo uma cidadania ativa e consciente, alinhada com os objetivos da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
Registo fotográfico do panorama geral da exposição:
Registo fotográfico de pormenores da exposição:
Registo fotográfico das principais etapas do projeto:
Vídeo de apresentação da exposição (opcional):
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.