24-25 | Operação Sem Fronteiras – Comércio Ilegal, uma via para a Extinção
Trabalhos 2024-25

Escola EB1 do Rossio de S. Brás (Évora)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Intervenientes:
Este projeto foi desenvolvido em articulação com os alunos, professores titulares de turma, técnicos das AEC e Encarregados de Educação.

Memória descritiva

Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
O tráfico ilegal de espécies é uma das principais ameaças à biodiversidade global. Animais como pangolins, tartarugas e aves, entre outros, são capturados dos seus habitats naturais e comercializados de forma clandestina.
Esta prática criminosa provoca desequilíbrios nos ecossistemas, contribuindo para a extinção de espécies.
Dessa forma desenvolvemos um trabalho educativo e criativo utilizando materiais reciclados, tais como: cartão, placas de esferovite, garrafas de plástico, papel de jornal, etc…
Criámos representações de pangolins, tartarugas e aves exóticas, bem como os seus habitats, através da construção de uma floresta e de uma praia (mar).

Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
A exposição aberta à comunidade escolar reforçou a importância da preservação ambiental e mostrou como o reaproveitamento de materiais pode ser uma ferramenta de educação e reflexão sobre temas urgentes, como o tráfico ilegal de espécies e o cuidado com a natureza.

Fontes de pesquisa mobilizadas:
Com o objetivo de conscientizar sobre este problema, os alunos assistiram ao filme “Rio”, seguindo-se uma conversa acerca do mesmo, bem como do tema em questão.

Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
A articulação deste trabalho com as Aprendizagens Essenciais e os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) foi realizada de forma interdisciplinar e significativa.
As disciplinas envolvidas foram as seguintes:
- Estudo do Meio (identificar espécies autóctones e exóticas, e os seus impactos nos ecossistemas; Relacionar ações humanas com alterações nos habitats naturais; Localização geográfica de espécies exóticas e rotas de introdução; Análise de mapas e gráficos sobre a distribuição de espécies invasoras);
-Cidadania e Desenvolvimento (Promover atitudes de respeito pela natureza e pela sustentabilidade;
Desenvolver espírito crítico sobre práticas humanas que afetam o equilíbrio ecológico);
-Português (leitura e interpretação de textos informativos sobre espécies invasoras;
Produção de textos de opinião, cartazes ou apresentações sobre o tema; Debates orais sobre a responsabilidade humana na preservação da biodiversidade);
-Artes visuais (Criação de cartazes, maquetes, infográficos ou ilustrações sobre espécies exóticas e autóctones).
Articulação com os Domínios da ENEC:
Desenvolvimento Sustentável - Compreensão dos impactos ambientais das espécies invasoras e promoção de práticas sustentáveis;
Educação Ambiental - Sensibilização para a proteção da biodiversidade e prevenção da introdução de espécies exóticas;
Direitos Humanos - Direito a um ambiente saudável e equilibrado;
Saúde - Relação entre espécies invasoras e riscos para a saúde humana (ex: alergias, doenças; Bem-estar Animal - Respeito pelos ecossistemas e pelas espécies nativas;
Interculturalidade - Exploração de como espécies exóticas chegaram a Portugal através de trocas culturais e comerciais.

Registo fotográfico do panorama geral da exposição:

Registo fotográfico de pormenores da exposição:

Registo fotográfico das principais etapas do projeto: