24-25 | Operação Sem Fronteiras – Comércio Ilegal, uma via para a Extinção
Escola EBI da Boa Água (Sesimbra)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Intervenientes:
A turma do 3ºc_C, constituída por 42 alunos do 7º e 8º ano e os professores do Conselho de Turma, resolveram abraçar este desafio!
Memória descritiva
Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
Os alunos em conjunto com os professores decidiram realizar o projeto da turma sobre o tema. Nas disciplinas de Ciências Naturais e Matemática criaram infográficos no Canva sobre as espécies escolhidas. Em EV recriaram esses seres vivos com recurso a jornal, revistas e a professora de EV teve como objetivo não poderem usar tintas mas recriar a textura dos diversos animais recortando revistas e papel. Também recriaram uma parte desses animais em TIC, no Tinkercad, que foi impressa em 3D (olhos, língua, garras, chifres…). Em Geografia exploraram as espécies em riscos de extinção, motivos e rotas de tráfico. No final, foi montada a exposição pelos alunos com o apoio da professora de EV e de CN.
Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
A metodologia utilizada foi Trabalho de Projeto, envolvendo todas as disciplinas.
A exposição serviu de alerta para a comunidade escolar sobre algumas espécies vitimas de tráfico, que são desconhecidas por muitas pessoas.
Fontes de pesquisa mobilizadas:
https://www.traffic.org/what-we-do/species-and-landscapes/
https://www.traffic.org/about-us/illegal-wildlife-trade/
https://www.worldwildlife.org/threats/illegal-wildlife-trade
https://cites.org/eng
https://www.europol.europa.eu/crime-areas/environmental-crime/illicit-trafficking-in-endangered-animal-species
https://www.zoo.pt/pt/blog/aprender/comercio-ilegal-de-especies-exoticas-ovos/
https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2023/05/qual-e-o-animal-mais-traficado-do-mundo
https://brasil.un.org/pt-br/268608-onu-tr%C3%A1fico-de-vida-selvagem-afeta-mais-de-4000-esp%C3%A9cies-em-todo-o-mundo
https://www.unodc.org/unodc/en/data-and-analysis/wildlife.html
https://www.unodc.org/documents/data-and-analysis/wildlife/2024/Cases_studies_all.pdf
https://www.publico.pt/2014/03/11/sociedade/noticia/autoridades-reforcam-controlo-de-trafico-ilegal-de-animais-nos-aeroportos-1627896
https://ciclovivo.com.br/planeta/meio-ambiente/trafico-afeta-mais-de-4-000-especies-selvagens-no-mundo/
https://search.informit.org/doi/epdf/10.3316/agispt.20221003075228
https://www.icnf.pt/cites
https://www.publico.pt/2020/11/20/p3/noticia/cervos-aves-macaco-quase-100-animais-apreendidos-portugal-1939981
https://www.publico.pt/2024/06/27/azul/noticia/quase-50-mil-especies-animais-vegetais-estao-risco-extincao-2095520
https://www.publico.pt/2024/03/09/azul/noticia/cientistas-querem-travar-comercio-ilegal-insustentavel-vida-selvagem-europa-2083068
Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
- Compreender as interações ecológicas (predação, competição, simbiose) e como o tráfico pode afetar essas relações, prejudicando o equilíbrio natural e levando à extinção de espécies.
- Compreender a importância da biodiversidade e as causas da perda de biodiversidade, com ênfase no impacto do tráfico ilegal de espécies.
- Analisar os fatores que afetam a biodiversidade e as consequências do tráfico ilegal de espécies para a preservação ambiental.
- Compreender a importância de estratégias de conservação e a relevância das ações para combater o tráfico de animais.
- Compreender a dinâmica das populações e como o tráfico de animais contribui para o desequilíbrio nas populações de espécies, potencialmente levando à extinção.
- Conceção de Cidadania Ativa; Identificação das Competências
Essenciais de Formação Cidadã; Direitos dos Animais, Ambiente e Sustentabilidade
Registo fotográfico do panorama geral da exposição:
Registo fotográfico de pormenores da exposição:
Registo fotográfico das principais etapas do projeto:
Vídeo de apresentação da exposição (opcional):
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