24-25 | Operação Sem Fronteiras – Comércio Ilegal, uma via para a Extinção
Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Intervenientes:
turma do 4 BR com 20 alunos
Memória descritiva
Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
O nosso trabalho foi feito em grupo, com a ajuda do professor titular de turma e nas aulas de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação). Escolhemos o tema “Tráfico Ilegal de Espécies” porque queremos ajudar a proteger os animais em perigo e mostrar às pessoas como é importante cuidar da natureza.
Cada grupo escolheu um animal ameaçado pelo tráfico ilegal ou em risco de extinção. Os animais que trabalhámos foram:
• Panda-vermelho
• Águia-imperial-ibérica
• Tigre-de-bengala-branco
• Baleia-azul
• Tartaruga-das-Galápagos
• Diabo-da-Tasmânia
Usámos os computadores da escola, nas aulas de TIC, para procurar informações sobre os nossos animais:
• Onde vivem
• O que comem
• Porque estão em perigo
• Como o tráfico ilegal os afeta
Aprendemos a pesquisar com segurança e a escolher sites confiáveis.
Fizemos cartazes com as informações que descobrimos na interne, com recurso ao pwpt. Usámos o computador para:
• Escrever textos
• Fazer títulos coloridos
• Imprimir imagens
Por fim fizemos uma apresentação digital em PowerPoint para mostrar à comunidade educativa e colocamos numa parede na entrada da escola para apresentação à Comunidade.
Convidámos os pais, professores e colegas de outras turmas para verem a nossa exposição. Cada grupo explicou o seu trabalho e respondeu a perguntas. Ficámos muito orgulhosos!
O Que Aprendemos
• Aprendemos a trabalhar em equipa
• Descobrimos como proteger os animais
• Usámos o computador para aprender e criar
• Reutilizámos materiais e ajudámos o planeta
Este projeto ajudou-nos a perceber que todos podemos fazer a diferença, mesmo sendo crianças.
Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
Metodologia Utilizada
Para a realização deste projeto, seguimos uma metodologia simples, mas bem organizada, adaptada à nossa idade e com o apoio dos professores. O trabalho foi feito em várias etapas, integrando diferentes disciplinas e promovendo o trabalho em grupo.
1. Trabalho Colaborativo
Organizámo-nos em grupos, e cada grupo ficou responsável por um animal em risco devido ao tráfico ilegal. Todos participaram na recolha de informação, construção de materiais e apresentação.
2. Aprendizagem por Projeto (Aprendizagem Ativa)
Utilizámos a metodologia de aprendizagem por projeto, em que fomos explorando o tema ao longo das semanas, aplicando os conhecimentos adquiridos nas várias disciplinas (TIC, Estudo do Meio, Português, EV, entre outras).
3. Uso das TIC
Nas aulas de TIC, pesquisámos informações, criámos textos e apresentações, imprimimos imagens e aprendemos a utilizar ferramentas como o PowerPoint.
4. Apresentação Pública
A exposição foi organizada num espaço comum da escola, aberta a toda a comunidade educativa (alunos, professores, assistentes operacionais, pais e encarregados de educação). Cada grupo preparou uma pequena apresentação oral.
Fontes de pesquisa mobilizadas:
Para realizar o nosso trabalho sobre o tráfico ilegal de espécies, usámos várias fontes de informação seguras e adaptadas à nossa idade. Estas fontes ajudaram-nos a conhecer melhor os animais escolhidos e a perceber porque estão em perigo.
As principais fontes utilizadas foram:
• Sites educativos e de organizações ambientais
o WWF – World Wide Fund for Nature
o National Geographic Kids
o Oceanário de Lisboa
o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
o União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN)
• Enciclopédias digitais e livros escolares
o Pesquisámos também em enciclopédias online recomendadas pelos professores.
o Usámos manuais escolares de Estudo do Meio e fichas de apoio dadas na aula.
• Ferramentas digitais (nas aulas de TIC)
o Google (com supervisão dos professores)
o Wikipédia (apenas com confirmação de outras fontes)
o PowerPoint para organizar a informação
o Aplicações de geração de códigos QR para partilhar vídeos e curiosidades
• Vídeos educativos
o Assistimos a vídeos no YouTube (pré-selecionados pelos professores) sobre os animais e sobre os perigos do tráfico ilegal.
Todas as informações recolhidas foram lidas, resumidas e depois transformadas em textos simples com as nossas próprias palavras, com a ajuda dos professores.
Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
Este projeto sobre o tráfico ilegal de espécies foi desenvolvido de forma interdisciplinar, envolvendo várias disciplinas do currículo do 1.º Ciclo. As atividades realizadas permitiram aplicar e aprofundar conhecimentos de diferentes áreas, de forma prática, criativa e significativa.
Disciplinas Envolvidas
• Estudo do Meio
o Identificação de animais em perigo de extinção e seus habitats naturais.
o Compreensão das causas e consequências da ação humana no ambiente.
o Sensibilização para a proteção da biodiversidade e conservação da natureza.
• Português
o Leitura e compreensão de textos informativos.
o Produção de textos explicativos e descritivos.
o Expressão oral nas apresentações à comunidade educativa.
• Educação Visual e Educação Tecnológica
o Criação de cartazes, maquetes e animais em materiais reciclados.
o Desenvolvimento da criatividade, motricidade fina e sentido estético.
• TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação)
o Pesquisa orientada na internet.
o Utilização de ferramentas digitais (PowerPoint, processamento de texto, códigos QR).
o Organização e apresentação digital da informação.
Articulação com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC)
Este projeto está fortemente ligado a vários domínios da ENEC, promovendo o desenvolvimento de competências para uma cidadania ativa, responsável e consciente:
• Educação Ambiental
o Sensibilização para os impactos da ação humana na biodiversidade.
o Valorização da sustentabilidade e do uso de materiais reciclados.
• Direitos Humanos e Bem-Estar Animal
o Reflexão sobre o tráfico de espécies como uma violação dos direitos dos animais.
o Promoção do respeito por todos os seres vivos.
• Desenvolvimento Sustentável
o Estímulo à adoção de comportamentos que contribuem para a preservação do planeta.
o Compreensão da interligação entre ambiente, economia e sociedade.
• Cidadania e Participação
o Envolvimento dos alunos em ações de sensibilização dirigidas à comunidade educativa.
o Desenvolvimento do sentido de responsabilidade e espírito de iniciativa.
Este projeto permitiu, assim, uma aprendizagem significativa, integrada e alinhada com os princípios da cidadania ativa e da educação para o desenvolvimento sustentável.
Registo fotográfico do panorama geral da exposição:
Registo fotográfico de pormenores da exposição:
Registo fotográfico das principais etapas do projeto: