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Trabalhos 2024-25

Escola Básica de Vila Verde (Vila Verde)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Intervenientes:
Alunos das Turmas B e C do 6º ano, da Escola Básica de Vila Verde, Professores da disciplina de Ciências Naturais e da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento das turmas envolvidas, Técnico Superior de ambiente do Município de Vila Verde, engenheiro Adelino Silva e a Investigadora do CIBIO / BIOPOLIS da Universidade do Porto, Drª Marta Oliveira.

Memória descritiva

Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
Concepção e elaboração de um trabalho sobre o tema "Tráfico de Animais", com destaque para as fases mais significativas:
1. Escolha e delimitação do tema
Nesta fase inicial, foi escolhido o tema "Tráfico de Animais", um problema ambiental e ético de grande relevância global. A delimitação do tema incluiu:
Foco nos impactos ambientais, consequências para a biodiversidade e medidas de combate.
Consideração de casos específicos
2. Definição dos objetivos do trabalho
Foram estabelecidos objetivos claros, como:
Compreender o que é o tráfico de animais e por que ocorre.
Identificar espécies mais afetadas.
Analisar causas, consequências e implicações legais.
Refletir sobre soluções e formas de combate a este crime ambiental.
3. Pesquisa e recolha de informação
Foi realizada uma investigação com base em diversas fontes:
Fontes académicas e científicas: artigos, relatórios da ONU, WWF, CITES.
Notícias e reportagens: casos reais e dados atuais.
Legislação: convenções internacionais e leis nacionais sobre proteção da fauna.
4. Realização dos trabalhos pelos diversos grupos de alunos das duas turmas do sexto ano envolvidas.

Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
Para a realização da exposição dos trabalhos sobre o tráfico de animais, foram seguidos os seguintes passos metodológicos:
1º) Escolha do tema central: Tráfico de Animais em Portugal e no Mundo.
2º) Definição dos objetivos: conscientizar o público sobre os impactos ambientais, éticos e legais do tráfico de animais.
3º) Realização na Escola de uma Palestra e Workshop sobre o Tema, realizada por uma Investigadora .
4º) Os alunos/grupos foram orientados a realizar pesquisas em fontes confiáveis (ONGs ambientais, sites governamentais, artigos científicos, etc ..).
5º) Cada grupo abordou subtemas como: espécies mais traficadas, consequências para o ecossistema, leis de proteção animal, entre outros.
6º) Os formatos dos trabalhos incluíram: cartazes, maquetes e painéis ilustrativos.
Orientação Pedagógica
Professores de Ciências Naturais acompanharam o processo.
Sessões sobre formas de pesquisa e elaboração de trabalhosl foram oferecidas.
Montagem da Exposição
Os trabalhos foram organizados numa Exposição Final para a Comunidade.
A exposição foi aberta à visitação de outros alunos, professores, pais e membros da comunidade.

Fontes de pesquisa mobilizadas:
https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/biodiversidade.htm

https://www.enelgreenpower.com/pt/learning-hub/desenvolvimento-sustentavel/biodiversidade

https://www.zoo.pt/pt/blog/aprender/comercio-ilegal-de-especies-exoticas-ovos/#:~:text=Portugal%20recebe%20um%20n%C3%BAmero%20grande,do%20tr%C3%A1fico%20para%20a%20europa.

Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
O trabalho desenvolvido no âmbito deste projeto/atividade está alinhado com as Aprendizagens Essenciais das disciplinas envolvidas, promovendo uma abordagem interdisciplinar e significativa. A integração com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEEC) reforça o compromisso com a formação de cidadãos conscientes, críticos e ativos na sociedade.
1. Disciplinas Envolvidas e Aprendizagens Essenciais
Português: Desenvolvimento da leitura crítica, expressão oral e escrita, argumentação e capacidade de interpretar diferentes tipos de texto.
Cidadania e Desenvolvimento: Reflexão sobre a sustentabilidade.
Ciências Naturais: Promoção de literacia científica sobre temas ambientais .
2. Domínios da ENEEC Integrados:
Educação Ambiental para a Sustentabilidade: Reflexão sobre práticas sustentáveis e proteção do ambiente.
Saúde : Promoção de comportamentos saudáveis e prevenção de riscos.
Media: Desenvolvimento do pensamento crítico face aos meios de comunicação e às redes sociais.
3. Impacto no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória
O trabalho desenvolvido contribui certamente para a construção das áreas de competência do Perfil dos Alunos, nomeadamente:
Pensamento crítico e pensamento criativo;
Relacionamento interpessoal e desenvolvimento pessoal e autónomo;
Bem-estar, saúde e ambiente;
Sensibilidade estética e artística;
Saber científico, técnico e tecnológico;
Linguagens e textos;
Competência comunicativa;

Registo fotográfico do panorama geral da exposição:

Registo fotográfico de pormenores da exposição:

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Vídeo de apresentação da exposição (opcional):

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