24-25 | Operação Sem Fronteiras – Comércio Ilegal, uma via para a Extinção
Trabalhos 2024-25

Escola Básica e Secundária Professor Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Intervenientes:
Nós, 11°G do curso de ciências socioeconómicas da escola professor Reynaldo dos Santos, somos uma turma bastante unida e interessada pelos problemas do nosso mundo atual. Por essa razão decidimos juntar-nos em grupo-turma, com o objetivo de desenvolver um projeto com um tema que tanto nos interessa: o tráfico animal.

Memória descritiva

Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
A conceção do trabalho começou com a escolha do tema pela turma, a partir dos projetos disponibilizados pelo projeto Eco-Escolas, dos quais, após uma breve discussão entre a turma, se escolheu o tema “Operação sem fronteiras — comércio ilegal, uma via para a extinção”.
Ainda no início do planeamento do trabalho, um aluno deu a ideia de fazermos um animal, e qual seria se não o animal mais traficado em Portugal, o pintassilgo. Mais uma vez, após a turma chegar a acordo de que seria uma boa ideia, comprometemo-nos a fazê-lo, mesmo que fosse difícil. Algo deste tamanho não poderia ser feito na escola, então, precisávamos de arranjar algum sítio onde o fazer, e foi quando a nossa delegada sugeriu que se fizesse na casa dela.
Com a ajuda da nossa diretora de turma, decidimos fazer deste projeto uma DAC (Domínio de Autonomia Curricular), o que nos permitiria apresentar o trabalho à restante comunidade escolar, no dia do patrono do nosso agrupamento, que se realiza a dia 30 de abril. Tivemos a ideia de reservar duas salas, uma ao lado da outra, de modo a conseguir montar uma exposição sobre o tema em conjunto com várias sessões de palestras. Assim, ainda com o entusiasmo de começar este projeto, começámos a planear que salas escolher, como enfeitar as mesmas e o que cada um poderia fazer.
Começámos por escolher qual seria o nosso público alvo. No ano anterior, no dia do patrono, no âmbito da literacia financeira, trabalhámos com os alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo, pois são idades especialmente abertas a desenvolver atitudes novas. Com esta ideia em mente, decidimos voltar a fazê-lo.
Para apresentarmos o tema e o nosso projeto aos alunos do básico, separámos a turma em grupos de modo a que cada um fizesse uma apresentação sobre o tema que permitisse alcançar o maior número de turmas. Focámo-nos mais especificamente em alguns pontos essenciais: o que é o tráfico animal, quais são animais mais traficados de Portugal e do Vietname, como são traficados, quais os países que mais os traficam, e porque é mau traficar, entre outros tópicos que achámos relevantes abordar. Com a ajuda dos professores, docentes e alunos da Escola Básica Dr Sousa Martins, após a apresentação dos nossos trabalhos, e com base nestas apresentações, os alunos do 1° ciclo fizeram fichas de identificação dos animais mais traficados.
Os alunos do pré-escolar participaram neste trabalho ao recortar as formas das mãos deles em papel, o qual foi reutilizado de revistas e outros trabalhos, e ao pintá-las. O objetivo original era, principalmente, para vestir de “penas” as asas do nosso pintassilgo. Infelizmente, esta ideia teve de ser alterada pois não recebemos as mãos a tempo, decidindo em alternativa usá-las como parte da decoração das salas.
Durante as duas semanas das férias da Páscoa, praticamente dia sim dia não, íamos a casa da nossa delegada trabalhar no nosso Pintassilgo com materiais que já tínhamos em casa, como jornais e cartolinas, entre outros tipos de papel. Com a ajuda de dois senhores que vendem fruta no Mercado Municipal de Vila Franca de Xira, conseguimos uma caixa grande e forte o suficiente para ser a base do nosso pássaro. Mesmo dando muito trabalho, o pintassilgo foi a parte do projeto que mais gostámos de fazer pois, ao nos ter juntado para realizar o projeto, permitiu-nos criar diversas memórias inesquecíveis juntos.
No fim de tanto trabalho, só nos restava preparar as salas. Começámos no dia anterior ao dia do patrono, dia 29 abril, quando a turma ficou mais uma hora na escola para preparar o máximo que conseguíssemos das salas. A nossa sala, sem sombra de dúvida, foi a mais apelativa, tanto pelo exterior da sala, pois fizemos as portas como se fossem árvores, com arranjos de balões de diferentes tonalidades de verde e papel castanho nas suas laterais, como pelo desenho caricatural da turma, o qual é tradição termos sempre connosco. Já quando se fala do interior das salas, utilizámos papel verde nas luzes de forma a criar um ambiente mais confortável, e escusado será dizer que a nossa inspiração foi uma selva.
Na sala de exposição tínhamos diversas atividades, desde pinturas de animais, a jogos que permitiam aprender mais sobre os animais, quer fosse incentivando os participantes a identificar animais pelas suas patas e a desenhá-los, quer marcando a sua presença ao assinar uma declaração prometendo proteger os animais.
Para complementar as várias sessões de palestras, desenvolvemos igualmente um kahoot para ver quem seriam os grandes vencedores que iriam levar um prémio para casa como reconhecimento dos conceitos aprendidos. O sucesso deste foi tão grande que até grupos que não tiveram oportunidade de assistir às palestras se desafiaram a ver o que já sabiam.
Relativamente à sala onde se realizaram as palestras, decorámos as paredes com as mãos recortadas em jornais dos meninos da pré-escola, assim como com as fichas de identificação dos animais feitas pelos alunos do 1º ciclo.
Este trabalho fez-nos aprender, debater e assimilar todos os problemas causados pelo tráfico animal, tal como nos fez aprender a trabalhar em grupo, a liderar e a ter maior empatia pelo próximo. Foi especialmente tocante ver a atenção e dedicação dos mais pequeninos, assim como o seu orgulho em saber mais sobre todos os animais que sofrem com o tráfico ilegal.
Gostámos imenso de fazer este trabalho e tivemos todo o prazer em participar neste projeto!

Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
Neste projeto prezámos pelo trabalho de grupo e pela colaboração entre disciplinas, de forma a conseguirmos entregar o melhor resultado possível.
Decidimos que o projeto se iria desenvolver em várias etapas:
• pesquisa e análise dos recursos existentes sobre o tema consultando os professores das várias disciplinas;
• tomada de decisão sobre o que fazer no projeto:
o questionário para a analisar a consciência/conhecimento do tema e podermos decidir como avançar;
o apresentação do tema com atividade educativa ao primeiro ciclo;
o envolvimento do pré-escolar com atividades artísticas e de reutilização/ reciclagem de materiais;
o apresentação do tema com palestra e atividades educativas ao segundo e terceiro ciclos;
o apresentação do tema de um modo geral a toda a comunidade, no Dia do Patrono, através de uma exposição e da passagem de um vídeo inspirador do trabalho efetuado pelo primeiro ciclo;
• proposta de participação aos diversos professores com base nas aprendizagens a desenvolver na suas disciplinas;
• concretização do projeto:
o elaboração e disponibilização, em formulário digital, do questionário a todo o agrupamento, seguindo-se o seu tratamento;
o preparação das apresentações ao primeiro ciclo e sua execução;
o elaboração das atividades educativas para a exposição, assim como a criação de uma mascote para criar maior empatia junto do público;
o preparação da palestra, em edição bilíngue (como no questionário) para criar um ambiente de inclusão junto dos nossos colegas de nacionalidade estrangeira que não aprenderam ainda a língua portuguesa;
• avaliação do nível de sucesso após o dia do patrono.

Fontes de pesquisa mobilizadas:
Para realizarmos este trabalho sobre o tráfico de animais em Portugal e no Vietname, utilizámos como fontes de informação:
• https://vietnam.panda.org/en/ - O WWF Vietname foi importante para compreender o impacto do tráfico de animais no Vietname, as espécies mais afetadas e os esforços locais para combater esta atividade ilegal. Estas informações foram utilizadas na realização da exposição
• https://www.traffic.org/ - A organização TRAFFIC permite conhecer casos de animais traficados do Sudeste Asiático e os desafios enfrentados
• https://www.zoo.pt/ - o jardim Zoológico de Lisboa onde encontrámos informações importantes sobre o tráfico de espécies em Portugal que foram fundamentais para a realização de parte da nossa palestra
• https://www.lpn.pt/ - A Liga para a Proteção da Natureza que nos ajudou a conhecer as soluções práticas implementadas em Portugal para combater o tráfico de animais e este site foi utilizado para a concretização da palestra
• Tal como os outros seguintes sites e publicações:
o https://jra.abaae.pt/plataforma/artigo/trafico-ilegal-especies/
o https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/trafico-de-animais/
o https://sicnoticias.pt/pais/2023-10-19-Trafico-de-animais-megaoperacao-mostra-como-e-urg ente-base-de-dados-a-nivel-europeu--e-nao-so--c98b9748
o https://www.researchgate.net/publication/
o https://www.icnf.pt
o Arêde, R. (2021). Apreensões de Espécimes CITES em Portugal: Análise Tendencial dos Últimos 20 Anos. Tese de Mestrado. Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Departamento de Biologia Animal.
o Cruz, Chrisgel. (2017). Top 10 most wanted — Endangered Species in the Markets of the Golden Triangle. WWF.
o Nguyen Manh Ha, Vu Van Dung, Nguyen Van Song, Hoang Van Thang, Nguyen Huu Dung, Pham Ngoc Tuan, Than Thi Hoa and Doan Canh (2007). Report on the review of Vietnam’s wildlife trade policy. CRES/FPD/UNEP/CITES/IUED, Hanoi, Vietnam.

Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
As disciplinas envolvidas foram as seguintes:
• a disciplina de português ajudou-nos na construção e revisão dos nossos textos e palestra;
• a disciplina de inglês permitiu-nos adaptar a nossa palestra e questionário para alunos cuja a língua materna não é o português;
• a disciplina de Matemática permitiu-nos realizar o tratamento de dados recolhidos pelo nosso questionário, que foi divulgado pelo agrupamento;
• na disciplina de economia estudámos os impactos negativos na economia gerados pelo tráfico animal,
• a disciplina de geografia ajudou-nos a entender quais os meios de transporte utilizados e motivos por trás desta atividade ilícita, assim como as regiões e espécies mais afetadas.
Pedimos também à nossa diretora de turma que verificasse que o nosso plano se encontrava:
1. articulado com o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória (PASEO)
• Linguagem e textos
• Informação e comunicação
D. Pensamento crítico e pensamento criativo
G. Bem-estar, saúde e ambiente
H. Sensibilidade estética e artística
I. Saber científico, técnico e tecnológico
2. articulado com a estratégia de escola de educação para a cidadania
• 1º Grupo: Domínios obrigatórios para todos os ciclos e níveis de ensino
o Interculturalidade
o Desenvolvimento Sustentável
o Educação Ambiental
• 3º Grupo: Domínios opcionais
o Bem-estar Animal

Registo fotográfico do panorama geral da exposição:

Registo fotográfico de pormenores da exposição:

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Vídeo de apresentação da exposição (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.