24-25 | Operação Sem Fronteiras – Comércio Ilegal, uma via para a Extinção
Jardim-Escola João de Deus de Torres Novas (Torres Novas)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Intervenientes:
Turma do 4ºano
Memória descritiva
Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
- Pesquisa das espécies em vias de extinção;
- Conceção dos cartazes de prevenção;
- Modelação das espécies em barro;
- Montagem da exposição;
Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
- Pesquisa efetuada em grande grupo, divisão das espécies por grupos de trabalho onde cada grupo concebeu um cartaz preventivo e a espécie em barro.
Fontes de pesquisa mobilizadas:
International Union for Conservation of Nature (IUCN). (n.d.). The IUCN Red List of Threatened Species. https://www.iucnredlist.org
World Wildlife Fund (WWF). (n.d.). Endangered species directory. https://www.worldwildlife.org/species/directory?direction=desc&sort=extinction_status
National Geographic Society. (n.d.). Animals. https://www.nationalgeographic.com/animals
Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora (CITES). (n.d.). What is CITES? https://www.cites.org
Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). (n.d.). Espécies ameaçadas em Portugal. https://www.icnf.pt
Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA). (n.d.). Espécies ameaçadas em Portugal. https://www.spea.pt
Liga para a Proteção da Natureza (LPN). (n.d.). Conservação da biodiversidade. https://www.lpn.pt
Associação Natureza Portugal (ANP | WWF). (n.d.). Espécies ameaçadas. https://www.natureza-portugal.org
Observatório da Biodiversidade. (n.d.). Espécies em risco. https://www.biodiversidade.pt
Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC). (n.d.). Projetos de conservação. https://www.museus.ulisboa.pt/pt/museu-nacional-de-historia-natural-e-da-ciencia
Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
Estudo do Meio (1.º e 2.º Ciclo)
Aprendizagens Essenciais:
Identificar fatores de ameaça à preservação de espécies e habitats naturais.
Reconhecer a importância da biodiversidade para o equilíbrio dos ecossistemas.
Compreender a necessidade da ação humana consciente para a conservação da natureza.
Contributo na atividade:
Pesquisa sobre espécies em vias de extinção e sua relação com o meio ambiente local/global.
Educação Visual / Expressões Artísticas
Aprendizagens Essenciais:
Utilizar materiais e técnicas diversificadas (como o barro) para representar formas naturais e vivas.
Comunicar mensagens através de elementos visuais (cor, forma, textura, composição).
Criar trabalhos artísticos com base em ideias ou temas previamente explorados.
Contributo na atividade:
Modelação de espécies em barro e criação dos cartazes de sensibilização.
Português
Aprendizagens Essenciais:
Pesquisar, selecionar e organizar informação a partir de diversas fontes.
Produzir textos informativos, descritivos e de sensibilização.
Expressar-se oralmente com clareza em diferentes contextos.
Contributo na atividade:
Elaboração de textos para cartazes e exposições, apresentação oral dos trabalhos.
Cidadania e Desenvolvimento
Aprendizagens Essenciais:
Compreender a importância da cidadania ativa e da proteção ambiental.
Participar em projetos e ações de sensibilização comunitária.
Contributo na atividade:
Envolvimento em ações de educação ambiental e comunicação de causas sociais.
???? Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC)
???? Educação Ambiental
Sensibilização para os impactos da ação humana nos ecossistemas.
Promoção de atitudes de respeito pela natureza e pela biodiversidade.
Desenvolvimento de comportamentos sustentáveis e conscientes.
???? Direitos Humanos
Reconhecimento do direito a um ambiente saudável como parte dos direitos fundamentais.
Valorização da responsabilidade individual e coletiva na preservação da vida e da diversidade.
???? Desenvolvimento Sustentável
Promoção de soluções criativas e colaborativas para problemas ambientais.
Reflexão crítica sobre práticas de consumo e preservação dos recursos naturais.
???? Bem-Estar, Saúde e Estilos de Vida
Ligação entre um ambiente saudável e o bem-estar das comunidades humanas e não-humanas.
Fomento de um estilo de vida consciente, com impacto positivo no meio envolvente.
Registo fotográfico do panorama geral da exposição:
Registo fotográfico de pormenores da exposição:
Registo fotográfico das principais etapas do projeto: