24-25 | Operação Sem Fronteiras – Comércio Ilegal, uma via para a Extinção
Escola Básica António Gião e Escola Secundária Conde de Monsaraz (Reguengos de Monsaraz)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Intervenientes:
Alunos da turma do 10.º F do Ensino Profissional da Escola Secundária Conde de Monsaraz, em Reguengos de Monsaraz, com a articulação das disciplinas de Área de Integração, Português, TIC e Biblioteca Escolar.
Memória descritiva
Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
No âmbito da subunidade "Um Desafio Global: O Desenvolvimento Sustentável" (Disciplina: Área de Integração), os alunos foram desafiados a planear e a organizar uma exposição com o objetivo de alertar para o tema do tráfico ilegal de animais:
1 - Os alunos analisaram notícias acerca das espécies de animais ameaçadas a nível global / no Vietname e analisaram criticamente o tema, refletindo e partilhando a sua visão acerca do mesmo (Disciplina: Português);
2 - Os alunos pesquisaram e recolheram informação acerca dos animais que selecionaram e planearam a exposição e conceção gráfica, a partir da reutilização de materiais como embalagens plásticas, respetivas tampas e caixas de cereais (Disciplina: Área de Integração);
3 - Os alunos criaram QRCodes ligados websites com informação acerca de animais em perigo de extinção (Disciplina: TIC) e criaram cartazes informativos acerca da vida dos animais na natureza e em cativeiro/quando capturados, bem como gaiolas/jaulas que simbolizam os animais em cativeiro;
4 - Os alunos refletiram acerca de propostas de ações para travar o tráfico ilegal (Disciplina: Área de Integração);
5 - Os alunos montaram a exposição na Biblioteca da Escola Secundária, em parceria com a Biblioteca Escolar, o que implicou a seleção de livros da temática da biodiversidade a constar de uma área da exposição.
6 - Divulgação da Exposição junto da comunidade escolar.
Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
Foi implementada uma metodologia ativa, em que os alunos foram construtores do seu próprio conhecimento, tendo-lhes sido dada a oportunidade de pesquisar as diferentes espécies de acordo com os seus interesses. Ao sugerir o trabalho a apresentar à comunidade educativa na exposição, os alunos envolveram-se mais no processo, que resultou num sentimento de orgulho aquando da montagem final.
A exposição ficará patente na Biblioteca Escolar até que todas as turmas interessadas tenham oportunidade de a visitar e de ficar a saber mais acerca problemática e do que podemos fazer para a combater.
Fontes de pesquisa mobilizadas:
Notícias de websites como o Público, National Geographic, Visão, Jardim Zoológico e Amazing Vietname.
Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
A realização deste trabalho articulado entre várias disciplinas, permitiu aos alunos desenvolver as aprendizagens essenciais na área das linguagens e textos, Informação e comunicação, Pensamento Crítico e pensamento criativo, Desenvolvimento interpessoal, Desenvolvimento pessoal e autonomia, Bem-estar, saúde e ambiente, Sensibilidade estética e artística e Saber Científico, técnico e tecnológico. Ao desenvolverem estas competências ao longo das aulas em que foi explorado o tema do Tráfico Ilegal de Animais, os alunos perceberam o que podem para fazer para intervir enquanto cidadãos democráticos, participativos e humanistas, que podem fazer a diferença na adoção de boas práticas no Planeta em que vivemos.
Registo fotográfico do panorama geral da exposição:
Registo fotográfico de pormenores da exposição:
Registo fotográfico das principais etapas do projeto:
Vídeo de apresentação da exposição (opcional):
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.