24-25 | Operação Sem Fronteiras – Comércio Ilegal, uma via para a Extinção
Escola EB 2,3 Roque Gameiro (Amadora)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Intervenientes:
Professora coordenadora, Alunos das turmas 5º1ª, 5º2ªe 5º3ª, Encarregados de educação destes alunos.
Memória descritiva
Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
Nas aulas de Ciências Naturais de 5ºano, dentro do Tema “Biodiversidade”, foram apresentados e discutidos os assuntos relativos aos conteúdos programáticos de 5ºano: Biodiversidade e sua importância, Biodiversidade em Portugal, Áreas protegidas, em especial o problema do risco de extinção de espécies devido ao impacto de algumas atividades humanas, da poluição, da desflorestação, dos incêndios, das alterações climáticas e do comércio ilegal de espécies como algumas das causas para a extinção, e as medidas e comportamentos que devemos assumir para minorar estes problemas.
Estes temas foram igualmente discutidos nas aulas de CN de 6ºano, como continuidade do 5ºano, especialmente em relação à Biodiversidade vegetal.
Após ser lecionado o tema de CN de 5ªano “Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio”, foi proposta a realização de trabalhos de grupo para a caracterização de animais, com pesquisa sobre as características estudadas nas aulas e de casos de comércio ilegal e riscos de extinção.
Também foi proposta a representação dos animais estudados, recorrendo o mais possível à reutilização de materiais.
Nas aulas de CN de 6ºano foi proposto o mesmo tipo de trabalhos, mas em relação às espécies vegetais.
Os trabalhos realizados foram apresentados pelos grupos de trabalho, em sala de aula. aos restantes alunos das turmas.
Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
Com os trabalhos realizados pelos alunos foi montada uma exposição sobre o tema “Tráfico ilegal de espécies- Comércio ilegal, uma via para a extinção” dirigida a toda a comunidade escolar, com o objetivo de consciencializar para a importância da Biodiversidade, os perigos do comércio ilegal e da extinção de espécies, e a necessidade de assumir comportamentos que permitam a conservação da Biodiversidade local.
Fontes de pesquisa mobilizadas:
Os alunos fizeram pesquisa bibliográfica e webgráfica sobre as espécies em estudo, como trabalho de casa.
Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
Este desafio Operação Sem Fronteiras – Comércio Ilegal, uma via para a extinção, além de constituir uma importante oportunidade para os alunos pesquisarem, refletirem e debaterem os temas estudados e propostos, e de promover o trabalho de equipa, contribuiu para o desenvolvimento de uma consciência ecológica e de respeito pelo Ambiente, e de atitudes e mudanças de comportamentos por parte dos alunos, e de toda a comunidade escolar, relativamente à Conservação da Biodiversidade.
Registo fotográfico do panorama geral da exposição:
Registo fotográfico de pormenores da exposição:
Registo fotográfico das principais etapas do projeto: