24-25 | Operação Sem Fronteiras – Comércio Ilegal, uma via para a Extinção
Trabalhos 2024-25

Escola Secundária de Emídio Navarro-Viseu (Viseu)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Intervenientes:
- Alunos do 12º ano do curso de Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural no âmbito das disciplinas de Geografia, Ambiente e Desenvolvimento Rural e da componente de Cidadania e Desenvolvimento. A exposição esteve presente na nossa Escola, desde o dia 08 ao dia 18 de maio. Foi divulgada na página Escola e na página do Facebook do Clube Eco-Escola ESEN.

Memória descritiva

Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
- O projeto "Operação Sem Fronteiras – Comércio Ilegal, uma Via para a Extinção" foi desenvolvido no contexto da componente de Cidadania e Desenvolvimento e das disciplinas de Geografia e Ambiente e Desenvolvimento Rural (12ºano) onde se iniciou a contextualização e discussão da problemática em causa, de acordo com o Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade e Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola. Procedeu-se, ainda, a um debate na turma sobre o tráfico ilegal de espécies em articulação com as aprendizagens essenciais presentes nos diferentes módulos e UFCD das disciplinas.
- O trabalho dos alunos foi orientado para a exploração de questões-problema alusivas ao tema, promovendo-se a pesquisa ativa, a reflexão, o debate-ação sobre educação ambiental, a conservação da Biodiversidade, a influência dos seres humanos na conservação da Biodiversidade e o tráfego ilegal de espécies.
- O trabalho foi elaborado em pares colaborativos.
- Os trabalhos/projetos finais e os protótipos/maquetes foram elaborados pelos alunos e apresentados ao grupo-turma.
- Os trabalhos realizados foram expostos numa zona acessível a toda a comunidade educativa.
- Foi produzido, pelos alunos, um vídeo para a apresentação da exposição, utilizando como banda sonora o tema instrumental “Now We Are Free”, de Hans Zimmer, em alusão ao sentimento de liberdade.

Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
- Divisão da turma em pares.
- Seleção, por pares, de um tema específico inserido na temática geral proposta (Tráfico Ilegal de Espécies), mantendo a obrigatoriedade de explorar um caso de estudo presente no Vietnam.
- Seleção de espécies sobre as quais iriam incidir a sua pesquisa (estudo de caso).
- Elaboração de protótipos/maquetes das espécies selecionadas, utilizando
preferencialmente, materiais reciclados ou reutilizados.
- Apresentação dos trabalhos/projetos finais e dos protótipos/maquetes elaboradas pelos alunos ao grupo-turma.
- Realização de um debate final na turma sobre a influência dos seres humanos na conservação da biodiversidade de modo a promover a sustentabilidade.
- Discussão sobre o impacto ambiental e a importância da conservação da biodiversidade.
- Participação ativa do grupo turma na montagem da exposição para a comunidade educativa.

Fontes de pesquisa mobilizadas:
Sugeriu-se a realização de pesquisas em diversas fontes digitais disponíveis, o visionamento de documentários relacionados com os temas em estudo e a leitura de artigos em revistas científicas da especialidade.

Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e na Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola, este trabalho foi enquadrado nos seguintes domínios “Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Bem- Estar Animal”, referentes ao tema “Sustentabilidade, Ética e Cidadania”.
Pretende-se que os/as alunos/as, como resultados de aprendizagem:
- Compreendam o conceito de sustentabilidade.
- Tomem consciência de que os seus atos influenciam o ambiente e/ou a qualidade do ambiente.
- Compreendam os seus direitos e deveres enquanto cidadãos face ao ambiente.
- Adotem comportamentos que visem a preservação dos recursos naturais no presente tendo em vista as gerações futuras.
- Compreendam a importância da Biodiversidade para o ambiente e para a humanidade.
- Tomem consciência da importância de preservar a Biodiversidade.
- Compreendam as principais ameaças à Biodiversidade.
- Conheçam diferentes estratégias que visam proteger a Biodiversidade.
- Adotem comportamentos que visam o bem-estar animal.
- Desenvolvam capacidades comportamentais para trabalhar de forma colaborativa e responsável a fim de encontrar soluções globais para desafios globais, bem como para lutar pelo bem coletivo.
- Adquiram conhecimentos e desenvolvam habilidades, atitudes e valores que os capacitem a adotem comportamentos de forma responsável e sustentável em relação ao ambiente.

Registo fotográfico do panorama geral da exposição:

Registo fotográfico de pormenores da exposição:

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Vídeo de apresentação da exposição (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.