24-25 | Operação Sem Fronteiras – Comércio Ilegal, uma via para a Extinção
Escola EB 2,3 Padre Alberto Neto (Sintra)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
										Intervenientes:
Alunos do 5º Ano e respetivos professores de Ciências Naturais e Educação Visual
                                    
Memória descritiva
										Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
•	Na disciplina de CN e no âmbito da temática "DIVERSIDADE DE SERES VIVOS E SUAS INTERAÇÕES COM O MEIO", os alunos do 5º ano começaram por realizar uma ficha de identificação de um animal da sua preferência ( classe, nome científico, nome comum, habitat, tipo de revestimento, locomoção, regime alimentar, reprodução, conservação da espécie...) recorrendo à pesquisa em diversos suportes 
•	Na disciplina de EV, numa caixa de sapatos, construíram o habitat e o próprio animal. Usaram materiais reutilizáveis e outros (caixa de sapatos, rolos de papel higiénico, lãs, tecidos, plasticina, elementos naturais, tintas...). 
Foi feita a divulgação dos trabalhos no átrio da Biblioteca, no pavilhão principal, local com elevada frequência de passagem dos diversos elementos da comunidade escolar - professores, alunos, assistentes operacionais, encarregados de educação, técnicos diversos (psicólogos, terapeutas, etc.)
                                    
										Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
Foram utilizadas metodologias diversificadas, tendo o trabalho sido desenvolvido individualmente e em pequenos grupos, sobretudo recorrendo a estratégias "hands on". 
Como resultados da implementação da exposição foi possível: 
1. Integrar conteúdos de diferentes disciplinas em torno de um tema comum. 
2. Conectar o conteúdo escolar à realidade. 
3. Desenvolver uma visão sistêmica e integrada do conhecimento. 
4. Divulgar e valorizar as aprendizagens dos alunos que aderiram com interesse e entusiasmo à atividade.
                                    
										Fontes de pesquisa mobilizadas:
As pesquisas foram realizadas fundamentalmente com recurso à internet, utilizando diversos motores de busca.
                                    
										Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
Educação Visual 
1.	Expressar ideias, utilizando diferentes meios e processos (pintura, escultura, desenho, fotografia, multimédia, entre outros); 
2.	Utilizar diferentes materiais e suportes para realização dos seus trabalhos; 
3.	Reconhecer o quotidiano como um potencial criativo para a construção de ideias, mobilizando as várias etapas do processo artístico (pesquisa, investigação, experimentação e reflexão); 
4.	Desenvolver individualmente e em grupo projetos de trabalho, recorrendo a cruzamentos disciplinares  
Ciências naturais: 
1.	Relacionar as características (forma do corpo, revestimento, órgãos de locomoção) de diferentes animais com o meio onde vivem; Relacionar os regimes alimentares de alguns animais com o respetivo habitat;  
2.	Discutir a importância dos rituais de acasalamento dos animais na transmissão de características e na continuidade das espécies; Distinguir animais ovíparos de ovovivíparos e de vivíparos 
3.	Identificar adaptações morfológicas e comportamentais dos animais e as respetivas respostas à variação da água, luz e temperatura; 
4.	Formular opiniões críticas sobre ações humanas que condicionam a biodiversidade e sobre a importância da sua preservação.  
Domínios da Educação para a Cidadania: 
Desenvolvimento sustentável e educação ambiental  
Bem-estar animal
                                    
Registo fotográfico do panorama geral da exposição:
Registo fotográfico de pormenores da exposição:
Registo fotográfico das principais etapas do projeto:
 
                    