24-25 | Operação Sem Fronteiras – Comércio Ilegal, uma via para a Extinção
Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
										Intervenientes:
Comunidade Escolar (alunos, professores, auxiliares, pais e encarregados de educação, famílias), Jornal local - Jornal da Marinha Grande
                                    
Memória descritiva
										Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
As turmas do 3º e 4º anos foram convocadas para uma missão muito especial: salvar o planeta. Após a visita de estudo ao Oceanário, onde demonstraram grande entusiasmo e interesse pelos animais marinhos e pelos perigos que enfrentam, surgiu o desafio lançado pelo fictício Jornal da Natureza: iniciar, com urgência, o projeto "Operação Sem Fronteiras – Comércio Ilegal, uma via para a extinção". Esta missão urgente teve como objetivo principal sensibilizar as crianças para a problemática do tráfico ilegal de espécies, um dos fatores que mais contribui para a perda de biodiversidade a nível global.  
O ponto de partida foi a leitura de uma notícia (elaborada pelas docentes e apresentada como autêntica) que alertava para a necessidade de intervir em defesa de diversas espécies animais — terrestres e marinhas — ameaçadas pelo comércio ilegal. Esta leitura despertou a curiosidade e motivação das crianças, promovendo uma abordagem ativa e investigativa à aprendizagem. 
De forma lúdica, cada criança foi atribuída a um animal específico através de um jogo da roleta, iniciando assim o seu trabalho de pesquisa individual. Para enriquecer esta investigação, em contexto de turma foram ainda analisados e interpretados gráficos reais sobre o tráfico ilegal de espécies a nível nacional, europeu e mundial. Esta atividade permitiu desenvolver a literacia científica e estatística, assim como o pensamento crítico das crianças, consolidando simultaneamente conteúdos matemáticos relacionados com o domínio dos Dados.  
Assente na metodologia da sala de aula invertida, a fase inicial do trabalho foi realizada em casa, com o apoio das famílias. Posteriormente, em sala de aula, as crianças partilharam as suas descobertas com colegas que estudavam o mesmo animal, cruzando informações e enriquecendo os seus projetos com novas perspetivas. Durante este processo, as professoras acompanharam de perto o desenvolvimento dos trabalhos, fornecendo orientações estruturadas, como: 
•	Nome do animal (comum e científico); 
•	Localização geográfica (continente, país, habitat); 
•	Razões do tráfico (pele, partes do corpo, animal de estimação, etc.); 
•	Consequências do tráfico (para o animal, a espécie e o ecossistema); 
•	Medidas de proteção (legislação, reservas naturais, campanhas); 
•	Curiosidades relevantes para partilhar com a turma. 
Os trabalhos finais foram elaborados de forma criativa, assumindo diversos formatos: cartazes, maquetes e representações em escala real dos animais estudados. A culminar este projeto, realizou-se uma exposição aberta à comunidade educativa, que sensibilizou pais, alunos e educadores para a urgência de proteger as espécies ameaçadas e reforçou o compromisso coletivo com a preservação da biodiversidade.  
A colaboração ativa dos encarregados de educação foi fundamental para o sucesso desta iniciativa. A curiosidade despertada em sala de aula ultrapassou as suas fronteiras, chegando a casa e envolvendo toda a família. Este envolvimento conjunto enriqueceu significativamente a experiência de aprendizagem e contribuiu para formar cidadãos mais conscientes, informados e empenhados na defesa do ambiente.
                                    
										Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
A metodologia seguiu uma abordagem ativa e participativa: 
•	Distribuição dos animais: Através de um jogo de roleta, cada criança recebeu um animal (terrestre, silvestre ou marítimo) sobre o qual iria trabalhar. 
•	Leitura e interpretação de dados: Foram analisados gráficos e outras fontes informativas, promovendo a literacia científica e o pensamento crítico. 
•	Trabalho de pesquisa em casa: Com o apoio das famílias, os alunos desenvolveram os seus trabalhos em diferentes formatos — cartazes, maquetes e réplicas dos animais à escala real. 
•	Partilha e exposição: Os trabalhos foram apresentados na escola e organizados numa exposição aberta à comunidade educativa, no hall de entrada. 
A exposição revelou-se um momento de grande envolvimento e partilha. As crianças mostraram-se motivadas, curiosas e empenhadas em apresentar os seus trabalhos. A diversidade de formatos e materiais utilizados refletiu a criatividade das crianças e o apoio das famílias. A exposição foi visitada por outras turmas, professores e encarregados de educação, promovendo a sensibilização da comunidade escolar para a problemática do tráfico ilegal de animais e para a importância da sua proteção. 
Além disso, o projeto contribuiu para o desenvolvimento de competências como a comunicação oral, a responsabilidade, o trabalho colaborativo e a consciência ambiental. Os objetivos pedagógicos foram plenamente atingidos, reforçando o papel da escola enquanto espaço de educação para a cidadania e para a sustentabilidade.
                                    
										Fontes de pesquisa mobilizadas:
ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas 
https://www.icnf.pt 
WWF – World Wide Fund for Nature (Fundo Mundial para a Natureza) 
https://www.wwf.pt 
LPN – Liga para a Protecção da Natureza 
https://www.lpn.pt  
Oceanário de Lisboa – Educação Ambiental e Conservação 
https://www.oceanario.pt 
TRAFFIC – Monitoramento do comércio de vida selvagem 
https://www.traffic.org 
National Geographic Portugal – Reportagens sobre biodiversidade e espécies ameaçadas 
https://www.natgeo.pt 
PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) 
https://www.unep.org 
Baleia-azul:  
•	https://www.futurismo.pt/pt/especies/baleia-azul/ 
•	https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/story/protecao-das-baleias-nova-solucao-para-mudanca-climatica 
•	https://www.jornaldaeconomiadomar.com/suspeita-de-baleia-azul-morta-para-fins-comerciais/ 
•	https://www.biologianet.com/biodiversidade/baleia-azul.htm 
•	https://essenciadoambiente.pt/golfinhos-e-baleias-em-elevado-risco-de-extincao-pela-atividade-humana/ 
Cavalo-Marinho:  
•	https://www.icnf.pt/api/file/doc/e157894bf3ae6cc6 
•	https://ccmar.ualg.pt/conservacao-do-cavalo-marinho  
•	https://jra.abaae.pt/plataforma/artigo/cavalos-marinhos-da-ria-formosa-a-luta-contra-a-extincao/ 
•	https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/cavalos-marinhos-ameacados-em-portugal-especie-esta-na-lista-vermelha-da-biodiversidade 
•	https://sicnoticias.pt/mundo/2024-06-04-areas-marinhas-protegidas-na-peninsula-iberica-nao-sao-suficientes-para-proteger-cavalos-marinhos-b0a873ff  
•	https://wilder.pt/historias/portugal-escondido-os-cavalos-marinhos-que-vivem-frente-a-trafaria-almada 
Tartaruga-marinha  
•	https://apoia.wwf.pt/donativos/trafico-de-especies-tartaruga?utm_source=GoogleAds&utm_medium=Paid&utm_campaign=Trafico_Especies&utm_content=Ad_Tartaruga&gad_source=1&gclid=CjwKCAjwg-24BhB_EiwA1ZOx8gAqioG5ZibU9SKX7pCkZF3Jd4iIX9i6atHTBGFdsTxN6aLWyiDGURoCcXkQAvD_BwE  
•	https://naturlink.pt/mais-de-um-milhao-de-tartarugas-marinhas-cacadas-ilegalmente-nas-ultimas-tres-decadas/  
•	https://wilder.pt/historias/em-espanha-procuram-se-voluntarios-para-proteger-os-ninhos-de-tartaruga-nas-praias  
•	https://www.biodiversity4all.org/taxa/39665-Caretta-caretta 
•	https://animalia.bio/index.php/pt/loggerhead-sea-turtle 
Peixe-lua  
•	https://www.regiaodeleiria.pt/2014/08/peixe-lua-aparece-na-praia-da-vieira/ 
•	https://wilder.pt/historias/primeiros-dias-no-atlantico-entre-papagaios-do-mar-grandes-baleias-e-peixes-lua/attachment/peixe-lua 
•	https://www.museubiodiversidade.uevora.pt/elenco-de-especies/biodiversidade-actual/peixes/mola-mola/ 
•	https://conexaoplaneta.com.br/blog/peixe-lua-gigantesco-com-quase-3-toneladas-aparece-boiando-na-costa-do-arquipelago-de-acores/ 
•	https://oceanario.pt/animais/peixe-lua/ 
Tubarão 
•	https://www.aimmportugal.org/pt/proibicao-comercio-barbatanas/?srsltid=AfmBOop3avG0I1oLW0QnyyL5YTaVPt_TAUWCr9OVM2F3Gq3uVlXTILay 
•	https://www.dn.pt/sociedade/gnr-apreende-53-toneladas-de-tubarao-azul 
•	https://www.rtp.pt/noticias/mundo/protecao-de-especies-em-extincao-nacoes-pesqueiras-proibem-pesca-de-tubarao-anequim_n1366203 
•	https://visao.pt/visao_verde/ambiente/2020-10-27-o-tubarao-azul-esta-em-risco-mas-cada-um-pode-ajudar/ 
Enguia-Europeia 
•	https://www.publico.pt/2023/03/25/azul/noticia/enguias-estao-risco-extincao-devemos-parar-comer-2042959 
•	https://madeira.rtp.pt/sociedade/madeira-acolhe-enguia-europeia-em-vias-de-extincao-video/ 
•	https://www.bbc.com/portuguese/geral-63829113 
•	https://www.publico.pt/2018/05/31/ciencia/noticia/ha-um-projecto-que-quer-salvar-a-enguiaeuropeia-da-extincao-1832744 
•	https://wilder.pt/historias/quatro-peixes-que-estao-a-desaparecer-dos-nossos-rios 
•	https://guiapescado.wwf.pt/species/enguia-europeia/  
Polvo-comum  
•	https://guiapescado.wwf.pt/species/polvo/ 
•	https://www.ipma.pt/pt/pescas/eppo/polvo/index.jsp 
•	https://www.segurancalimentar.com/polvo-esta-em-extincao/  
Esturjão:  
•	https://guiapescado.wwf.pt/species/esturjao/ 
•	https://www.fluviariomora.pt/especies/esturjao/ 
•	https://www.biodiversity4all.org/taxa/102975-Huso-huso 
•	https://wilder.pt/historias/pode-o-esturjao-regressar-aos-rios-de-portugal  
•	https://visao.pt/visao_verde/ambiente/2012-02-07-o-esturjaof645282/
                                    
										Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
Este projeto multidisciplinar permitiu desenvolver um conjunto alargado de competências previstas nas Aprendizagens Essenciais das disciplinas envolvidas, assim como promover valores e atitudes fundamentais do projeto Educação para a Cidadania e Desenvolvimento do 1º Ciclo do Ensino Básico.  
Disciplinas e Aprendizagens Essenciais (3º e 4º anos) 
•	Leitura, análise e interpretação de dados apresentados em gráficos e tabelas (gráficos de barras, pictogramas); 
•	Leitura e comparação de quantidades associadas ao tráfico de animais (números grandes e percentagens); 
•	Uso de medidas (comprimento, massa) para representar os animais em escala 
•	Interpretação de escalas e proporções em modelos e maquetas.  
Estudo do Meio:  
•	Identificar animais em perigo de extinção e reconhecer causas e consequências da sua ameaça;  
•	Reconhecer a importância da preservação dos ecossistemas terrestres e marítimos;  
•	Compreender a ação humana sobre o ambiente e a biodiversidade;  
•	Ler e interpretar informação em gráficos e tabelas simples.   
Português: 
•	Ler e interpretar textos informativos (no caso, a notícia criada como ponto de partida);  
•	Produzir textos orais e escritos sobre temas de interesse, com vocabulário específico;  
•	Desenvolver competências de comunicação oral ao apresentar os trabalhos aos colegas e visitantes da exposição.  
Expressões Artísticas e Tecnológicas: 
•	Utilizar diferentes técnicas e materiais para criar representações visuais (cartazes, maquetas, modelos à escala);  
•	Demonstrar criatividade e sentido estético na elaboração dos trabalhos;  
•	Trabalhar de forma colaborativa com colegas e família na execução dos projetos. 
Domínios da Cidadania e Desenvolvimento 
Educação Ambiental: 
•	Sensibilização para os impactos da ação humana sobre o planeta;  
•	Compreensão da importância da preservação da biodiversidade;  
•	Promoção de atitudes sustentáveis e responsáveis face ao meio ambiente. 
Direitos Humanos e Bem-Estar Animal: 
•	Valorização da vida e respeito pelos seres vivos; 
•	Compreensão dos direitos dos animais e dos riscos do tráfico ilegal;  
•	Desenvolvimento da empatia e do sentido de justiça social. 
Desenvolvimento Sustentável: 
•	Incentivo à reflexão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (nomeadamente o ODS 14 – Proteger a vida marinha e o ODS 15 – Proteger a vida terrestre);  
•	Adoção de comportamentos conscientes e responsáveis no dia-a-dia. 
Participação e Cidadania: 
•	Envolvimento ativo das crianças na resolução de problemas globais através de ações locais;  
•	Promoção da participação em atividades coletivas com impacto na comunidade escolar.
                                    
Registo fotográfico do panorama geral da exposição:
Registo fotográfico de pormenores da exposição:
Registo fotográfico das principais etapas do projeto:
Vídeo de apresentação da exposição (opcional):
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.
 
                    