25-26 | Operação Sem Fronteiras – WETLANDS – um tesouro a conservar
O concurso WETLANDS – Um Tesouro a Conservar é uma iniciativa do Jardim Zoológico, em parceria com o Ministério da Educação e Ciência (MECI) e a ABAAE, através do programa Eco-Escolas.
A presente edição do desafio, integrada na Operação Sem Fronteiras, tem como objetivo central promover o conhecimento, a reflexão e a ação sobre a importância das zonas húmidas (WETLANDS ), ecossistemas vitais para a conservação da biodiversidade, regulação do ciclo da água e mitigação das alterações climáticas.
As zonas húmidas são verdadeiros tesouros ecológicos, cuja proteção depende de uma população informada, consciente e participativa. Assim, este desafio constitui uma oportunidade para as escolas explorarem o tema das wetlands através de atividades interdisciplinares, de investigação, expressão artística e envolvimento comunitário, contribuindo para o desenvolvimento de uma cidadania ambiental ativa e responsável.
Metodologia do projeto
As escolas deverão desenvolver e apresentar uma exposição sobre o tema “WETLANDS – Um Tesouro a Conservar”, dirigida à comunidade educativa.
Os trabalhos podem integrar várias disciplinas e metodologias, utilizando diferentes técnicas, ferramentas e privilegiando materiais que possam ser reciclados e/ou reutilizados.
Cada escola deverá adotar as estratégias mais adequadas ao nível etário dos alunos recomendando-se, no entanto, os seguintes passos:
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- Preparação e definição do tema: apresentação do desafio e metas; Brainstorm coletivo: que história queremos contar? que mensagem?; formação de equipas (investigação, curadoria/exposição, multimédia/documentário, comunicação).
- Definição participada do projeto: discutir, idealizar e esboçar propostas de exposição e uma estrutura narrativa para o documentário (vídeo).
- Investigação e levantamento de dados: pesquisa documental, entrevistas, inventário de espécies, levantamento geográfico, etc.
- Planeamento do conteúdo da exposição: materiais, layout, textos, recursos técnicos, etc.
- Produção do material para exposição: material gráfico, objetos, painéis, maquetes, multimédia
- Montagem da exposição e divulgação: montagem do espaço; guias/monitores para o itinerário; materiais de divulgação (exemplo: cartaz, convite digital, press release, redes sociais). Planeamento da abertura da exposição.
- Abertura: criar um dia para a abertura oficial da exposição é uma boa forma de divulgação. Exemplo de atividades para a Sessão de Abertura da Exposição: visitas guiadas, projeção do documentário, atividades com visitantes (mural de opinião, perguntas, inquéritos curtos). registo fotográfico e vídeo.
- Produção do documentário: vídeo até 3 min que apresente o tema, a exposição e todo o processo desde a sua conceção, seu desenvolvimento e criação.
- Reflexão final: o que correu bem, desafios, aprendizagens, recomendações para futuras edições.
Saber mais
- Concurso Nacional Escolas – Jardim Zoológico
- ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
- O que são zonas húmidas e porque são tão fundamentais para a vida na Terra?
- A importância das Zonas Húmidas
- Zonas Húmidas: o resort da Natureza – Biodiversidade
- Leaflet
- Zonas húmidas continuam ameaçadas em Portugal | Quercus
- Zonas Húmidas – Geonatour
- Dez Zonas Húmidas portuguesas que deve conhecer – Wilder
Concurso | Regulamento
Podem participar no projeto vários alunos e turmas. No entanto para efeitos de concurso, cada escola pode submeter apenas um trabalho por escalão.
Para participar no concurso, os trabalhos a apresentar pela escola devem respeitar o presente regulamento, apresentando todos os elementos solicitados.
Informação solicitada para concurso
Registo fotográfico
Até 10 fotografias dos painéis/elementos da exposição onde se evidenciem casos de estudo a nível local e global; a apresentação das razões das ameaças e propostas de ações para a conservação da biodiversidade das zonas húmidas. (até 10 fotografias)
Vídeo: documentário relativo à exposição desenvolvida na escola com a duração máxima de 3 minutos, enviado em link do YouTube, com qualidade HD ou Full HD (formatos .avi ou .mov).
Memória descritiva (em formato PDF), elaborada pelo(a) docente responsável em articulação com os alunos, contendo:
- Descrição do processo de conceção e implementação da exposição;
- Metodologia e resultados alcançados;
- Fontes de informação utilizadas;
- Articulação com as aprendizagens essenciais e disciplinas envolvidas.
- Disciplinas envolvidas
- Nº alunos e idade dos alunos envolvidos
- Nº de pessoas da comunidade escolar envolvidas
Critérios de Avaliação
Os trabalhos serão avaliados segundo os seguintes critérios:
- Exploração da temática WETLANDS – Um tesouro a conservar a nível local e global;
- Apresentação de casos de estudo a nível local e global;
- Pesquisa sobre as razões das ameaças e apresentação de propostas de ações para a conservação da biodiversidade das zonas húmidas.
- Adequação da exposição ao tema;
- Originalidade /criatividade
- Articulação de aprendizagens essenciais das disciplinas
- Interdisciplinaridade
- Nº de pessoas envolvidas (comunidade escolar e comunidade local)
- Demostração, em vídeo, com 3 minutos, no máximo, do envolvimento ativo dos alunos na conceção, implementação e divulgação da exposição
Critérios bónus
- Escolha de espécies de fauna e flora
- Apresentação de conteúdos relacionados com Portugal
- Organização de debates em contexto escolar sobre a temática
- Uso de materiais que possam ser reutilizados e/ou reciclados
- Organização de uma Sessão de Abertura da Exposição
- Envolvimento de outras entidades parceiras (Ex: Junta de Freguesia/Câmara Municipal)
- Partilha de imagens nas redes socias
Júri
O júri será composto por representantes das seguintes entidades:
- Jardim Zoológico
- Ministério da Educação e Ciência (MECI)
- ABAAE / Programa Eco-Escolas
O júri reserva-se o direito de rejeitar candidaturas que não cumpram o regulamento ou não apresentem qualidade técnica e pedagógica suficiente. Poderá ainda atribuir menções honrosas a trabalhos que se destaquem em determinados critérios.
Das decisões do júri não haverá recurso.
Prémios
Será entregue um certificado de participação no concurso WETLANDS – Um tesouro a conservar a cada equipa (alunos(as), docentes) participante. As escolas com trabalhos premiados receberão um certificado.
Em cada categoria serão premiados os 3 melhores trabalhos enviados a concurso.
1º Prémio – Participação no programa “À Noite no ZOO” para a turma vencedora (máximo 30 participantes – entre alunos e docentes)
2º Prémio – Entrada gratuita para a turma vencedora no JZ mais programa educativo
3º Prémio – voucher de 15% de desconto na entrada no JZ (não acumulável com outros descontos)
Os trabalhos premiados serão divulgados no site da ABAAE, do Jardim Zoológico, bem como no site da MECI e respetivas redes sociais e ainda no blogue educacional: https://www.zoo.pt/pt/blog/
Prazos
Inscrições: até 31 de janeiro de 2026
Entrega dos trabalhos (vídeo e memória descritiva): até 29 de abril de 2026
Anúncio dos vencedores: 25 de maio de 2026 (publicação nos sites oficiais da ABAAE, Jardim Zoológico e MECI, e notificação por e-mail aos premiados)
Links Úteis
- Programa Eco-Escolas: www.ecoescolas.abae.pt
- Jardim Zoológico de Lisboa: www.zoo.pt
- Blogue Educacional do Jardim Zoológico: https://www.zoo.pt/pt/blog/
- Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania: https://cidadania.dge.mec.pt
Operação sem fronteiras
WETLANDS – um tesouro a conservar
Quem pode participar
O concurso é de âmbito nacional e destina-se a grupos de crianças e jovens das escolas da rede Eco-Escolas, organizados por escalões:
- 1º Escalão – Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
- 2º Escalão – 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico
- 3º Escalão – Ensino Secundário, Profissional e Superior
Cada candidatura deverá ser apresentada por um grupo ou turma, sob a orientação de um(a) educador(a) ou professor(a) responsável.
Cada grupo pode concorrer com um único trabalho, e cada escola poderá apresentar até dez candidaturas por categoria.
Objetivos
O desafio “WETLANDS – Um Tesouro a Conservar” pretende:
- Alertar as crianças e os jovens para a importância da conservação das zonas húmidas;
- Promover o conhecimento científico e ambiental sobre os ecossistemas aquáticos e a sua biodiversidade;
- Incentivar o envolvimento ativo da comunidade escolar em ações de cidadania ambiental;
- Estimular a cooperação, solidariedade e reflexão global sobre o papel das wetlands na sustentabilidade do planeta;
- Reforçar o papel da educação ambiental como ferramenta essencial para a conservação da natureza.
e ainda…
- Desenvolver projetos multidisciplinares que integrem a temática das zonas húmidas em diferentes disciplinas e contextos educativos;
- Fomentar a pesquisa e o pensamento crítico sobre o impacto das atividades humanas nestes ecossistemas;
- Estimular a adoção de comportamentos sustentáveis e responsáveis;
- Promover o trabalho em equipa e a cooperação entre alunos, docentes e comunidade local;
- Incentivar a criatividade e expressão visual através da criação de exposições e recursos comunicativos;
- Valorizar a partilha de boas práticas ambientais e a ligação das escolas com entidades locais.
Competências e aprendizagens
A participação neste desafio permite o desenvolvimento de competências fundamentais no âmbito da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente:
- Conhecimento sobre ecossistemas aquáticos, biodiversidade e conservação da natureza;
- Capacidade de planeamento e execução de projetos colaborativos;
- Pensamento crítico, criatividade e comunicação científica;
- Responsabilidade ambiental e cidadania participativa;
- Integração dos conteúdos das Aprendizagens Essenciais e da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania;
- Valorização do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente nas áreas de “Bem-estar, Saúde e Ambiente” e “Sensibilidade estética e artística”.
Relação com os ODS















