Margarida Gomes | 2026

By | Uncategorized

Maria Margarida de Carvalho Gomes

Geógrafa, com Estudos Avançados em Território, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (IGOT, NOVA-FCT).

Exerceu funções docentes no ensino secundário entre 1982 e 2000, período durante o qual dinamizou diversos projetos e núcleos de ambiente em contexto escolar. Foi igualmente autora de programas curriculares e de manuais didáticos para o ensino secundário.
Desempenhou funções na Agência Portuguesa do Ambiente, no Departamento de Promoção e Cidadania Ambiental.

Desde 2000 coordena programas de educação ambiental para a sustentabilidade na Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), dirigidos à comunidade escolar, ao público em geral e às comunidades locais, nomeadamente os Programas Eco-Escolas, Jovens Repórteres para o Ambiente e, mais recentemente, o Eco-Campus.

É autora e coordenadora de programas orientados para a sustentabilidade local, com especial enfoque nas autarquias, destacando-se o ECOXXI (desde 2004) e o Eco-Freguesias XXI (desde 2015).

Exerce igualmente atividade como formadora nas áreas da Educação para a Sustentabilidade e da Geografia.

Foi distinguida com o projeto Eco-Freguesias XXI no Concurso Ideias Verdes 2009, promovido pelo jornal Expresso, e com o projeto Brigada Verde na Comunidade, que obteve o 3.º lugar no prémio Terre de Femmes 2013.

Ian Humphreys

By | Seminário Eco-Escolas | Biografias
 

Dr Ian Humphreys has spent 30+ years in the environmental NGO sector, over half of which was as Chief Executive at Keep Northern Ireland Beautiful (KNIB). Prior to this Ian was a Research Fellow at The Queen’s University of Belfast working in agricultural zoology and forestry. He currently works at Buglife as the Senior Conservation Officer in Northern Ireland.

Whilst at KNIB, Ian’s desire to progress environmental education and youth leadership ensured every school in Northern Ireland was registered with the international Eco-Schools programme. Supported by diverse delivery partners, this reflected Ian’s belief that only by working together can real change be achieved. Whilst much of Ian’s work focused on youth and community engagement, he also advocated for systemic change. Working with Northern Ireland’s Department for Agriculture, Environment and Rural Affairs, he initiated climate and outdoor education training for teachers, and worked with the Department for Education and the Council for the Curriculum, Examinations and Assessment to strengthen urgently needed climate education across the curriculum. Ian also established 30 Under 30 Climate Change Makers, a country-based version of NAAEE’s EE 30 Under 30 youth leadership development programme.

As a Board member (since 2008) and Vice President for the Foundation for Environmental Education Ian has responsibility for the Education programmes, including Eco-Schools and working towards the UN’s Greening Education Partnership targets. He also sits on the Advisory Group for the Global Environmental Education Partnership. Previous roles include 12 years on the Board of Northern Ireland Environment Link and as a member of the Leadership Council of the All-Island Sustainable Development Solutions Network (SDSN) Ireland. 

Ian is a keen ornithologist, licensed ringer/bander and volunteer at Copeland Bird Observatory.

90% das escolas distinguidas pelo Portal ODS Local são Eco-Escolas

By | Uncategorized

O Prémio Educação Ambiental do Portal ODS Local foi criado pelo Portal ODS Local em parceria com a ABAAE e a ASPEA, com o objetivo de valorizar projetos de educação que promovem a literacia ambiental e a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas comunidades.

Distingue iniciativas, projetos e boas práticas que

Criado com o propósito de valorizar quem trabalha diariamente para transformar conhecimento em ação, o prémio destaca projetos que educam para a sustentabilidade através de metodologias inovadoras e participativas; envolvem crianças, jovens e comunidades na resolução de desafios ambientais locais; contribuem para os ODS, em particular os ODS 4 (Educação de Qualidade), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 13 (Ação Climática), 14 e 15 (Proteção dos Ecossistemas); demonstram resultados mensuráveis, continuidade e capacidade de mobilização e promovem a educação e literacia ambiental, a participação cidadã e a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na vida das comunidades.

Nesta primeira edição deste Prémio que foi amplamente divulgado às Eco-Escolas, foram submetidos mais de 600nprojetos dos quais foram destacados 10. Dos 10 projetos destacados, 9 são de Eco-Escolas, nomeadamente: “BeBlue”, do Agrupamento de Escolas de Pombal; “Eco-Trilho dos Teixoeiros” da Escola Básica e Secundária João Garcia Bacelar; “Guardiões da geração ECO” do Centro Educativo Alice Nabeiro; “Maternidade de árvores” da Escola Profissional e Artística ÁRVORE; “Observatório de Eficiência Hídrica do Agrupamento Escolar Dr. Alberto Iria; “Passarola” da Escola Secundária José Saramago; “Pina Manique Circular” do Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique da Casa Pia; “Reabilitação do Lago Escolar: Biodiversidade e Educação Ambiental” da Escola Básica Dr. José de Jesus Neves Júnior; “Think green,live better” da Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima.

No evento que decorreu no Cadaval a 21 de novembro, os três projetos premiados ex-aequo, foram: “Guardiões da geração ECO” do Centro Educativo Alice Nabeiro; “MeteoFreixo, um projeto educativo de adaptação climática” do Agrupamento Escolar de Freixo e “Think green, live better” da Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, tendo os restantes sido distinguidos com Menção Honrosa.

Parabéns a todos os participantes

Luísa Rosa

By | Uncategorized
 

Luísa Rosa
Luísa é bióloga, movida por uma paixão inata pelos animais e pela conservação da natureza. Desde cedo, dedicou-se a compreender e proteger o mundo natural, transformando esse amor no alicerce da sua carreira.
Com uma sólida experiência em educação ambiental, tem inspirado públicos de todas as idades a valorizar e respeitar os ecossistemas marinhos e terrestres. Atualmente, desempenha o papel de educadora marinha no Oceanário de Lisboa, onde lidera programas educativos que promovem a literacia do oceano, incentivando mudanças de comportamento em prol da conservação do meio marinho e da sustentabilidade.

Mauro Moura

By | Uncategorized

Mauro Moura
é mestre em cinema, produtor no Teatro Virgínia e diretor criativo da Bi-Dom Academia Criativa.
Tem desenvolvido diversos projetos educativos, nomeadamente workshops e peças de teatro, destacando-se a peça “O Grande (ou Ainda Maior) Livro do Ambiente”.
Este projeto aborda questões cruciais como poupança de recursos energéticos, separação do lixo, prevenção de desperdícios, utilizando a comédia para sensibilizar o público com uma abordagem acessível e envolvente, fomentando a consciência ambiental através da arte.

Leonor Prata

By | Uncategorized
 

Leonor Prata
Leonor Prata é mestre em Sociologia pela London School of Economics e doutorada em Sociologia no ICS-ULisboa. Na sua tese doutoral, dedicou-se à investigação de “As Eco-Escolas portuguesas: um programa de educação ambiental e a sua rede de comunidades educativas sustentáveis”. Como investigadora integra o Grupo de Investigação SHIFT do ICS-ULisboa, e o GTEA-CPLP (Grupo de Trabalho “Linhas orientadoras para elaboração, implementação, avaliação e revisão de Estratégias de Educação Ambiental nos Estados-Membro da CPLP”). Desde setembro de 2023, integra também a equipa da ODSlocal – Plataforma Muncipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no ICS-ULisboa.

Maria Gala

By | Uncategorized
 

Maria Gala
Licenciada em Engenharia do Ambiente no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. Programa de estudos numa faculdade internacional.
Experiência profissional com trabalhos envolvendo crianças e com trabalhos na área científica, na área de humanidades e na área artística.
Experiência de voluntariado humanitário e ambiental, na Europa, África e Ásia. Com grande interesse nas temáticas da Conservação da Natureza; Gestão e Tratamento de resíduos; Sustentabilidade; entre outras. Com vontade de ganhar experiência no mundo de trabalho na área do Ambiente e noutras áreas relacionadas.

Vanessa Rodrigues

By | Uncategorized
 

Vanessa Rodrigues
Com mais de 20 anos de experiência, cuja trajetória profissional abrange diversas áreas e desafios, sempre com um foco na inovação e criação de estratégias de marketing.
A sua carreira começou após concluir a licenciatura em Marketing e Publicidade, com posterior especialização em Comunicação, sempre com um olhar atento às tendências do mercado e às necessidades dos consumidores.
Atualmente, ocupa o cargo de Gestor de Projetos de Sustentabilidade no Pingo Doce – Jerónimo Martins, onde tem sido responsável pela criação e implementação de projetos na área de sustentabilidade, com foco nos projetos de literacia infantil e em projetos de literacia dos Oceanos com o Programa Mar Vivo.
Ao longo da sua carreira, também foi responsável pela criação de várias campanhas e lançamentos de marca própria, implementação de rebranding e estratégias de marketing para outras marcas do grupo Jerónimo Martins.

Vera Sanches

By | Uncategorized
 

Vera Sanches
Licenciei-me em Professores do 1º ciclo do Ensino Básico em 2005, pela Escola Superior de Educação João de Deus, tendo exercido até 2010, altura em que aceitei um desafio da Gailivro, Grupo Leya, no qual ocupei o lugar de divulgação, apresentação e formação a colegas do 1º Ciclo da zona da Grande Lisboa.
O gosto pelo contato e relações com o público, fez com que deixasse a minha área de formação e continuasse a caminhar na área comercial e vendas. Apesar da alteração de percurso profissional, mantive contato com a área da educação.
Em 2021 entrei na UHU, ocupando a posição de representante de vendas do mercado tradicional de papelaria da zona centro e sul de Portugal e desenvolvendo formações em sala de aula para alunos dos 5 anos ao 6º ano tendo por base a nossa ligação ao Projeto Eco-Escolas e os nossos produtos sustentáveis.

Clara Pais

By | Uncategorized
 

Clara Pais
é Project Manager na BGI Sustainable Ventures, responsável pelo Hub de AgriFood em Portugal, promovido pelo EIT Food, um dos pilares do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia.
Um dos projetos de foco é o projeto FoodEducators que disponibiliza a professores e educadores materiais pedagógicos para apoiar o ensino de conceitos sobre alimentação e nutrição a alunos dos 6 aos 18 anos, promovendo a literacia alimentar e incentivando os alunos a tornarem-se consumidores informados e conscientes, com estilos de vida sustentáveis e saudáveis.
Licenciada em Gestão, com um mestrado em Marketing e uma formação especializada em Gestão da Sustentabilidade Empresarial tem mais de 10 anos de experiência em diversos setores incluindo bens de consumo, indústria farmacêutica, inovação, empreendedorismo e cultura.