Escola EB Prof. Dr. Egas Moniz

Município: Estarreja

Informação
Agrupamento:

Escolas de Estarreja

Grau de ensino:

Jardim de Infância
1º Ciclo
2º Ciclo
3º Ciclo

Tipo de Escola:

Pública

Localização
Distrito: Aveiro
Concelho: Estarreja

Morada:
Rua do Morgado, 120
3860-127 Avanca

Telefone:
234 850 120

Localização GPS: 40.810953, -8.577901

Breve descrição

Com um percurso de 15 anos de Eco-Escolas, a Escola E. B. 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz de Avanca orgulha-se de ter sido a primeira escola do concelho de Estarreja a aderir ao Programa. Por ser um lugar de boas práticas, não podía ignorar a formação de cidadãos capazes de compreenderem o mundo e de agirem nele, de forma crítica e consciente, respeitando o ambiente e o desenvolvimento sustentável.
Ao longo destes anos, múltiplas atividades levaram os alunos a perceber que pequenos gestos fazem a diferença e que todos juntos, contribuímos para um ambiente de qualidade.

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
  1. 1996-1997
  2. 1997-1998
  3. 1998-1999
  4. 1999-2000
  5. 2000-2001
  6. 2001-2002
  7. 2002-2003

    2002-2003

    galardoada

  8. 2003-2004

    2003-2004

    galardoada

  9. 2004-2005

    2004-2005

    galardoada

  10. 2005-2006

    2005-2006

    galardoada

  11. 2006-2007

    2006-2007

    galardoada

  12. 2007-2008

    2007-2008

    galardoada

  13. 2008-2009

    2008-2009

    galardoada

  14. 2009-2010

    2009-2010

    galardoada

  15. 2010-2011

    2010-2011

    galardoada

  16. 2011-2012

    2011-2012

    galardoada

  17. 2012-2013

    2012-2013

    galardoada

  18. 2013-2014

    2013-2014

    galardoada

  19. 2014-2015

    2014-2015

    galardoada

  20. 2015-2016

    2015-2016

    galardoada

  21. 2016-2017

    2016-2017

    galardoada

  22. 2017-2018

    2017-2018

    galardoada

  23. 2018-2019

    2018-2019

    galardoada

  24. 2019-2020

    2019-2020

    galardoada

  25. 2020-2021

    2020-2021

    galardoada

  26. 2021-2022

    2021-2022

    galardoada

  27. 2022-2023

    2022-2023

    galardoada

  28. 2023-2024

    2023-2024

    galardoada

  29. 2024-2025

    2024-2025

    inscrita

Galeria de Imagens

Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas

O programa Eco-Escolas tem como principal objetivo garantir a participação das crianças e jovens na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis. Este propósito é materializado através de uma metodologia definida e de um conjunto de iniciativas, disponibilizadas às escolas inscritas, sob a forma de projetos, desafios e concursos. Tem, ainda, o mérito de mobilizar as Autarquias para o apoio às escolas, nesta ação de manifesto interesse pedagógico que reforça a consciencialização de todos relativamente à importância do respeito pela natureza e da preservação do meio ambiente.
Nos objetivos gerais do Programa Eco-Escolas identificam-se dois dos domínios Obrigatórios, em todos os ciclos e níveis de ensino, da Educação para a Cidadania. Assim, toda a participação das turmas no programa, inclusivamente com o preenchimento do inquérito Eco-Escolas (em outubro/novembro e em maio), insere-se neste componente de currículo (artigo 15º do Decreto-Lei nº 55/2018 de 6 de julho).
Neste sentido apresentam-se os principais objetivos do Programa bem como uma breve informação sobre a sua implementação na escola.
Objetivos do Programa Eco-Escolas:
1. Aumentar o conhecimento (Sensibilização, Divulgação, Informação em Educação Ambiental/ EDS).
2. Integrar a Educação Ambiental / EDS na educação formal, não formal e informal.
3. Contribuir para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030- ONU).
4. Contribuir para o progresso na escala da literacia ambiental através do recurso a metodologias participativas de exercício da cidadania.
5. Melhorar a gestão ambiental da escola, sensibilizar e envolver a comunidade.
6. Envolver toda a comunidade escolar com ênfase nos alunos.
7. Orientar para a Ação (Mudança de atitude e comportamento, compromisso, participação e envolvimento, Cidadania e Governança).
8. Abordar “pela positiva” as boas práticas de sustentabilidade (pedagogia de exemplo, construtiva).
9. Produzir valiosos exercícios de cidadania conducentes a uma atitude pró-ativa na comunidade escolar e envolvente.