Escola EB 2,3 de Rio Tinto

Município: Gondomar

Informação
Agrupamento:

Escolas de Rio Tinto, Gondomar

Grau de ensino:

Jardim de Infância

Tipo de Escola:

Pública

Localização
Distrito: Porto
Concelho: Gondomar

Morada:
Rua Dr. Cancelas
4435-212 Rio Tinto

Telefone:
927978619 / 927978620

Localização GPS: 41.170223, -8.557975

Breve descrição

A Escola situa-se no centro de Rio Tinto.
Foi construída, numa primeira fase, no ano letivo de 2010/2011, com edifício novo e novos espaços verdes.
Atualmente aqui funcionam o 2º e 3º ciclos da escolaridade obrigatória em regime diurno. A escola é frequentada por cerca de 740 alunos.
A Missão do AERT é prestar um serviço público de educação com qualidade.
O Nossa escola tem como missão promover o seu serviço público de educação com base num projeto democrático, responsável e cooperante, com o envolvimento de toda a Comunidade Educativa, com vista ao sucesso dos alunos.
A Comunidade Educativa do Agrupamento(AERT) tem como visão alcançar maior sucesso educativo dos alunos. Pretende atingi-lo por via da sua formação integral para a cidadania e ética, promovendo a eficácia e a qualidade da educação.
O Agrupamento de Escolas de Rio Tinto pretende formar cidadãos responsáveis, cooperantes, solidários, ecológicos, saudáveis, capazes de conviver com e na diversidade.
Constituem-se como objetivos gerais orientadores da ação do AERT:
PROMOVER O SUCESSO DOS ALUNOS
DESENVOLVER VALORES E ATITUDES
POTENCIALIZAR OS RECURSOS E A INTERAÇÃO COM O MEIO
Para o desenvolvimento integral destes objetivos, constituem-se como objetivos transversais de todo o processo educativo:
• Educar para a saúde, estimular hábitos e estilos de vida saudáveis;
• Desenvolver uma consciência ecológica e ambiental;
• Capacitar os alunos para a intervenção e ação ética para o exercício pleno da cidadania.
O AERT, para a consecução destes objetivos orientadores, define um conjunto diferenciado de objetivos:
• atitudinais, orientados para o saber ser e saber estar;
• conceptuais, orientados para o saber conhecer e saber aprender;
• procedimentais, orientados para o saber fazer e saber resolver;
Os projectos que surgem, estrategicamente, na sequência dos objectivos estabelecidos são, entre outros: Educação para a saúde; Plano Nacional de Leitura; Ler e Escrever;Jornal “Vira a página”; Eco escolas e Segurança e proteção civil entre outros. Desde o ano letivo 2003/04 que todo o trabalho em prol do ambiente está centralizado no Programa Eco-Escolas, tendo passado, a partir dessa data, a integrar a rede (nacional e internacional) das Eco-Escolas.

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
  1. 1996-1997
  2. 1997-1998
  3. 1998-1999
  4. 1999-2000
  5. 2000-2001
  6. 2001-2002
  7. 2002-2003
  8. 2003-2004

    2003-2004

    galardoada

  9. 2004-2005

    2004-2005

    inscrita

  10. 2005-2006
  11. 2006-2007
  12. 2007-2008

    2007-2008

    galardoada

  13. 2008-2009

    2008-2009

    galardoada

  14. 2009-2010

    2009-2010

    galardoada

  15. 2010-2011

    2010-2011

    galardoada

  16. 2011-2012

    2011-2012

    galardoada

  17. 2012-2013

    2012-2013

    galardoada

  18. 2013-2014

    2013-2014

    galardoada

  19. 2014-2015

    2014-2015

    galardoada

  20. 2015-2016

    2015-2016

    galardoada

  21. 2016-2017

    2016-2017

    galardoada

  22. 2017-2018

    2017-2018

    galardoada

  23. 2018-2019

    2018-2019

    galardoada

  24. 2019-2020

    2019-2020

    galardoada

  25. 2020-2021

    2020-2021

    inscrita

  26. 2021-2022

    2021-2022

    galardoada

  27. 2022-2023

    2022-2023

    galardoada

  28. 2023-2024

    2023-2024

    galardoada

  29. 2024-2025

Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas

A aplicação da metodologia do programa Eco-Escolas permite desenvolver um programa de educação ambiental coerente e o estabelecimento de uma verdadeira comunidade educativa.
O programa Eco-escola tem como objetivos:
– integrar e promover o desenvolvimento de atividades que reforcem a articulação pedagógica e a transversalidade entre os conteúdos disciplinares e não disciplinares, em prol do Ambiente;
– Sensibilizar e melhorar a capacidade de participação, intervenção e cooperação da Comunidade Educativa;
– Promover a integração da comunidade Escolar/Agrupamento no meio onde está inserido, realizando parcerias com entidades locais, nacionais ou internacionais para o desenvolvimento de atitudes e atividades ecológicas;
– Promover ações que permitam aos diversos elementos da Comunidade Educativa (alunos, professores, pais e encarregados de educação, assistentes operacionais) desenvolver valores e atitudes associados à valorização do indivíduo a nível pessoal e social.
Aos alunos é-lhes dirigido o desafio de se habituarem a participar nos processos de decisão, organização, execução, e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária.

Principais atividades desenvolvidas :
Recolha de óleo usado, Geração depositrão, tampinhas, tinteiros vazios e pilhas, separação de resíduos; separação e recolha de papel e cartão; Bazar solidário; Horta Pedagógica; hastear da bandeira; Plantação de árvores; Comemoração do dia Mundial da Floresta e da Água e da floresta autóctone – semana da floresta; Comemoração do dia nacional do mar – semana do mar; Alimentação saudável e sustentável; Comemoração do dia Mundial da Terra; Sustentabilidade ambiental; Aprender Ciência – atividades experimentais – Clube de Ciência Viva; Blog Eco-escola; Valorização dos espaços verdes; Projeto Rios;Jovens Repórteres do Ambiente; workshops de reutilização.
As ações concretas desenvolvidas pelos alunos e por toda a comunidade educativa levam à tomada de consciência de que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente global.