Escola Básica Integrada de Santa Cruz da Trapa

Município: São Pedro do Sul

Informação
Agrupamento:

Escolas de Santa Cruz da Trapa, São Pedro do Sul

Grau de ensino:

Jardim de Infância
1º Ciclo
2º Ciclo
3º Ciclo

Tipo de Escola:

Pública

Localização
Distrito: Viseu
Concelho: São Pedro do Sul

Morada:
Rua do Baroso, Eiras
3660-255 Sta Cruz da Trapa

Telefone:
232 700 050

Localização GPS: 40.768350, -8.145890

Breve descrição

O Agrupamento de escolas de Santa Cruz da Trapa é constituído por uma escola sede, Escola Básica Integrada, oito Jardins de Infância e seis escolas do primeiro ciclo.
A Escola Básica Integrada é uma escola de ensino público de construção recente, sendo dotada de infra-estruturas e recursos modernos e funcionais, tendo iniciado a sua actividade no ano lectivo de 1998/1999. Esta sede, situa-se numa vila rural do concelho de São Pedro do Sul, distrito de Viseu.
Geograficamente, a área de influência desta escola está delimitada a Norte, pela cordilheira montanhosa da Arada e Freita e a Sul pelo vale do Vouga.
Este Agrupamento engloba: zona de influência do agrupamento de escolas abrange, além da freguesia de Santa Cruz da Trapa, toda a parte Oeste
do concelho de São Pedro do Sul, designadamente as freguesias de Carvalhais, Serrazes, São Cristóvão de Lafões, Valadares e Manhouce.
A Escola Básica Integrada (modelo T18), sede do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa, é constituída por um edifício central e pelo pavilhão gimnodesportivo, tendo ainda uma área exterior coberta. O edifício principal é constituído por um bloco único com dois pisos. No primeiro piso situam-se os serviços administrativos, PBX, gabinetes da direção, GAAF, sala de professores/bar, gabinetes de trabalho para diretores de turma e outros, 2 salas de aula, uma sala de ensino estruturado (autismo), cozinha, cantina reprografia/papelaria e sala de alunos/bar, uma sala para o pessoal não docente, duas áreas sanitárias e dois halls. No segundo piso estão situadas várias salas de aula, a biblioteca/centro de recursos, a sala da Educação Especial, uma área sanitária e duas arrecadações. O espaço polidesportivo engloba o pavilhão com uma sala de ginástica, um espaço multifuncional para desportos coletivos e um gabinete para professores de educação física. Ao nível exterior existe um campo de jogos com piso em alcatrão que possui como equipamento quatro tabelas de basquetebol e duas balizas de futsal. Junto a este espaço de prática desportiva estão os antigos balneários, entretanto adaptados para arrecadação.

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
  1. 1996-1997
  2. 1997-1998
  3. 1998-1999
  4. 1999-2000
  5. 2000-2001
  6. 2001-2002
  7. 2002-2003
  8. 2003-2004

    2003-2004

    galardoada

  9. 2004-2005

    2004-2005

    galardoada

  10. 2005-2006

    2005-2006

    galardoada

  11. 2006-2007

    2006-2007

    galardoada

  12. 2007-2008

    2007-2008

    inscrita

  13. 2008-2009
  14. 2009-2010
  15. 2010-2011

    2010-2011

    galardoada

  16. 2011-2012

    2011-2012

    galardoada

  17. 2012-2013

    2012-2013

    inscrita

  18. 2013-2014

    2013-2014

    galardoada

  19. 2014-2015

    2014-2015

    galardoada

  20. 2015-2016

    2015-2016

    galardoada

  21. 2016-2017

    2016-2017

    inscrita

  22. 2017-2018

    2017-2018

    inscrita

  23. 2018-2019

    2018-2019

    galardoada

  24. 2019-2020

    2019-2020

    galardoada

  25. 2020-2021

    2020-2021

    galardoada

  26. 2021-2022

    2021-2022

    galardoada

  27. 2022-2023

    2022-2023

    galardoada

  28. 2023-2024

    2023-2024

    galardoada

  29. 2024-2025

Galeria de Imagens

Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas

Ano letivo de 2018-2019 – atividades desenvolvidas:
– Desaio UHU – Construção de um calendário do mar;
– Construção de um depositrão;
– Reciclagem em Clubes/Projetos de Escola;
– Recolha de tampinhas, pilhas, lâmpadas usadas, eletrodomésticos de grande dimensão,aparelhos eletrónicos e pilhas;
– Organização da Horta Bio.

No dia 13 de junho, foram premiados os alunos que colaboraram com o Projeto Eco-Escolas, na Operação Nariz Vermelho, a que se associaram alguns alunos do Núcleo de Educação Especial que não tinham podido assistir à preleção feita a propósito do 25 de Abril por um capitão do RI de Viseu. A Escola agradece a colaboração do Município relativamente ao transporte.

Ao longo do ano letivo de 2017-2018 foram desenvolvidas diversas atividades:
– Reciclagem em Clubes/Projetos de Escola;
– Recolha de latas, tampinhas, pilhas, lâmpadas usadas, eletrodomésticos de grande dimensão,aparelhos eletrónicos e pilhas;
– Manutenção da Horta Bio;
– Atividades do PES (Projeto de educação para a saúde);
– Visitas integradas no PAFC (Projeto de autonomia e flexibilidade curricular);
– Atividades curriculares (no âmbito das disciplinas) de consciencialização ecológica .

No ano letivo de 2018-2019, durante o primeiro período, os alunos realizaram as seguintes atividades:
– Pintura de pequenos ecopontos a colocar no bar dos alunos;
– Integração no Projeto Parlamento dos Jovens onde o tema principal era a poluição dos mares;
– Inscrição no desafio UHU – Calendário do Mar;
– Inscrição na construção de um depositrão na escola;
– recolha de material eletrónico;
– recolha de tampas, rolhas de cortiça, lâmpadas, eletrodomésticos, papel, pilhas…
– Análise das faturas de água e eletricidade e respetivas leituras.

Estas atividades foram continuadas ao longo do 2º período.

No ano letivo de 2019/2020 foram realizadas várias atividades:
– Greve climática Global;
– Feira do Outono;
– Horta bio na escola;
– Concurso de árvores de Natal recicladas;
– Concurso de máscaras recicladas;
– Construção de castelos com material reciclado;
– Reativação do compostor da escola;
– Alerta ao sal (ensino a distância);
– Horta bio em casa (ensino a distância);
– Construção do eco trilho (ensino a distância);
– Realização de vídeos sobre alterações climáticas (ensino a distância).

No ano letivo de 2020/2021 realizaram-se as seguintes atividades:
– recolha semanal, sala de professores, do lixo separado (vidro, plástico e papel);
– participação na atividade “Este Natal, os enfeites estão por tua conta”, com a construção de enfeites de Natal nas várias turmas de 2º e 3º ciclo;
-integração da comunidade escolar na atividade “Recolha com estilo”, nomeadamente na recolha de roupas, calçado e brinquedos para uma IPSS da região;
– participação no programa “Green Cork”, com a recolha de rolhas de cortiça por toda a comunidade escolar;
– separação de resíduos em Ecoponto, pelos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo;
– realização e aplicação de inquéritos (online) sobre os temas a tratar este ano letivo – água, resíduos, energia, espaços exteriores e floresta;
– leitura das faturas de água e eletricidade da escola, com posterior aplicação na plataforma;
-participação na atividade do Dia dos Namorados “Declara-te ao Planeta”, tendo os alunos construído trabalhos com base nos lenços dos namorados. .
– realização do Eco Trilho,
– realização dos trabalhos do Eco Lápis,
– concretização a atividade “Recolha com estilo” (recolha de roupas, calçado e brinquedos);
– participação no concurso “Por um planeta mais verde” da FNE;
– várias exposições de trabalhos dos alunos de Educação Visual, Educação Tecnológica e Arte em Movimento; –
– participação de um desafio no âmbito do Dia da Criança e do Dia do Ambiente ”Eu vou mudar o mundo”, tendo os alunos elaborados pequenos vídeos.

No ano letivo de 2021/2022 foram várias as atividades realizadas:
– Horta Bio;
– Ação de sensibilização “Desplastifica-te”, para os 5º anos e no âmbito do projeto Deco Jovem;
– Ação de sensibilização “Poupança de energia”, para o 1º ciclo de Carvalhais, no âmbito do projeto Deco Jovem;
– Comemoração do Natal, construção de presépios com material reciclado, no 2º ciclo;
– Projeto Green Cork;
Atividade sobre reciclagem do Planalto Beirão, para o 1º ciclo;
– Tertúlia dialógica com os 9º ano, sobre alterações climáticas;
– Comemoração do Dia da Árvore e do Dia dos Afetos, no jardim infantil;
– Comemoração do carnaval, para o 2º ciclo, com materiais reciclados;
– Exposição itinerante “O futuro é amanhã!”, sobre alterações climáticas, para todo o agrupamento;
– Desafio UHU, construção de um mocho;
– Eco lápis;
– Atividade “Muros com vida”;
– Atividade “Um mergulho na natureza” para os 8º anos;
– Ação de sensibilização sobre sustentabilidade, para alunos do 8º ano, no âmbito do projeto Deco Jovem;
– Ação de sensibilização para os alunos do 6ºA “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, no âmbito do projeto “A maior lição do mundo”;
– Cerimónia de hastear da bandeira;
– Dia Eco Escolas.

No ano letivo de 2022/2023 foram várias as atividades realizadas:
– Horta Bio;
– Projeto “Alterações Climáticas” da CIM Viseu Dão Lafões, ação de sensibilização “O futuro é amanhã”, para todos os alunos do terceiro ciclo;
– Feira de Outono;
– Projeto “Giotto és tu!”;
– Ação de sensibilização “Alimentação Saudável” dinamizada pela Bioregião, para as turmas de nono ano;;
– Projeto Green Cork;
– Participação na atividade “Árvore de Natal Amarela”;
– Painel dos alimentos aditivos;
– Cartaz “O ar que eu respiro”;
– Poster eco-código;
– Recreios com vida;
– Construção de herbários;
– Construção de um hotel para insetos;
– Produção de pesticidas naturais;
– Comemoração do carnaval, para o 2º ciclo, com materiais reciclados;
– Participação no concurso “Artistas da reciclagem – Carnaval”;
– A biodiversidade na minha escola – A árvore da minha escola;
– Peddy paper Eco Escolas;
– Dia da árvore no jardim de escola;
– Cerimónia de hastear da bandeira;
– Dia Eco Escolas;
– Criação de bichos da seda pelos alunos do primeiro ciclo;
– Comemoração do Dia do Ambiente;
– Participação no concurso “O minuto verde”;
– Recolha semanal dos resíduos pelos alunos do clube do Ambiente.

No ano letivo de 2023/2024 foram várias as atividades realizadas:
– Horta Bio;
– Participação na atividade “Este ano letivo, a árvore é amarela”;
– Feira de Outono;
– Construção de vitrais de Natal;
– Construção de figuras de Natal com material reciclado ;
– Projeto Green Cork;
– Participação na atividade “Árvore de Natal Amarela”;
– Construção de painéis de alerta , pelos alunos de Artes, sobre as alterações climáticas;
– Exposição sobre energias renováveis;
– Poster eco-código;
– Workshop sobre construção natural;
– Comemoração do dia Mundial da Terra;
– Construção de um hotel para insetos – dia europeu dos parques;
– Atividades várias incluídas no projeto intermunicipal sobre adaptações ;às alterações climáticas;
– Comemoração do carnaval, para o 2º ciclo, com materiais reciclados;
– Sementes de feijões colocados em recipientes feitos pelos alunos do 1.º ciclo com garrafas de plástico;
– Participação na atividade “Muros com vida”;
– Atividade de plogging;
– Dia da árvore no jardim de escola;
– Cerimónia de hastear da bandeira;
– Dia Eco Escolas;
– Criação de bichos da seda pelos alunos do primeiro ciclo;
– Comemoração do Dia do Ambiente;
– Participação no desfile “Do lixo ao luxo II”;
– Recolha semanal dos resíduos pelos alunos do clube do Ambiente.