Informação
Escolas Henrique Sommer, Maceira, Leiria
2º Ciclo
3º Ciclo
Secundário
Profissional
Outro: EFA
Pública
Localização
Morada:
R. das Tílias, Maceira Lis
2405-025 MACEIRA LRA
Telefone:
244770120
Breve descrição
A Escola Básica e Secundária Henrique Sommer pertence ao Agrupamento de Escolas Henrique Sommer constitui uma unidade organizacional do ensino público oficial, dotada de órgãos próprios de administração e gestão, constituída por nove estabelecimentos de Educação Pré-Escolar, nove estabelecimentos de ensino do 1º Ciclo e a escola sede, estabelecimento com 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário e ainda na formação de adultos um curso EFA.
Situa-se na localidade de Maceira que é uma freguesia do concelho de Leiria.
Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
- 1996-1997
- 1997-1998
- 1998-1999
- 1999-2000
- 2000-2001
- 2001-2002
- 2002-2003
- 2003-2004
- 2004-2005
- 2005-2006
- 2006-2007
- 2007-2008
- 2008-2009
- 2009-2010
- 2010-2011
2010-2011
inscrita
- 2011-2012
- 2012-2013
- 2013-2014
- 2014-2015
2014-2015
galardoada
- 2015-2016
2015-2016
galardoada
- 2016-2017
2016-2017
galardoada
- 2017-2018
2017-2018
galardoada
- 2018-2019
2018-2019
galardoada
- 2019-2020
2019-2020
galardoada
- 2020-2021
2020-2021
galardoada
- 2021-2022
2021-2022
galardoada
- 2022-2023
2022-2023
galardoada
- 2023-2024
2023-2024
galardoada
Galeria de Imagens
Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas
Retirado de http://ecoescolas.abae.pt/sobre/#quem-somos
Quem Somos
Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.
Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades. Fornece ainda metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.
Depois de inscritas as escolas da rede recebem um conjunto de informações e orientações facilitadoras da implementação do Programa. A coordenação organiza actividades de formação, como o Seminário Nacional e de divulgação como o Dia Bandeiras Verdes, entre outras. O/A professor(a) coordenador(a) em cada estabelecimento de ensino, é o ponto focal do Eco-Escolas no terreno, sendo da sua responsabilidade a reunião de condições, meios e estratégias para levar a bom termo a implementação da metodologia proposta.
Condições de Participação:
O programa pode ser adotado por qualquer escola, desde que se inscreva e que siga a sua metodologia.
– Manifestação por parte da escola da vontade de melhorar o seu desempenho ambiental, envolvendo os alunos nos processos de decisão e implementação do programa, em qualquer das suas fases;
– Concordância de adesão ao programa por parte do/a director/presidente da escola;
– Declaração do interesse do Município em colaborar com a escola.
Para Receber a Bandeira Verde:
A escola tem de demonstrar ter seguido a metodologia dos 7 passos:
– Conselho Eco-Escolas,
– Auditoria Ambiental,
– Plano de Ação,
– Trabalho Curricular,
– Monitorização e Avaliação,
– Envolvimento da Comunidade
– Eco-Código.
Concretizar pelo menos 2/3 do seu plano de ação;
Realizar atividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e de pelo menos mais um tema do ano (biodiversidade ou floresta ou mar).
O plano de acção é desenhado por cada escola e deverá tomar em conta a Agenda de prioridades de acção/intervenção decidida pelo Conselho Eco-Escolas. Em paralelo as escolas são desafiadas a participar em diversos sub-projectos que procuram (in)formar e aprofundar e premiar o trabalho no âmbito de temáticas específicas.