Prova regional dos Eco-Cozinheiros no Porto

A Escola Profissional Infante D. Henrique recebeu nos dias 16 e 17 de maio as provas regionais da região do Porto. Mais uma vez, as equipas dos eco-cozinheiros deram o seu melhor na execução e apresentação dos seus menus propostos, saudáveis, sustentáveis e reprodutíveis em cantinas escolares:

– Escola EB 2,3 Prof. Gonçalo Sampaio: uma carne com origem local, vitela,  acompanhada de batatas e salada fria, uma sopa de legumes e laranja para sobremesa.
– Escola Básica e Secundária Fontes Pereira de Melo: um saboroso robalo, acompanhado de arroz e salada e creme de legumes, um alperce para sobremesa.
– Colégio D. Duarte: um super caldo de verduras, salmão gratinado com espinafres e batata, uma recheada salada de frutas.
– Escola EB 2,3/S de Paredes de Coura: uma feijoada de cogumelos, acompanhada de arroz branco, alface e beterraba, creme de alho francês e laranja para sobremesa.
– Escola Básica D. Pedro I: bife de frango do campo, acompanhado de arroz branco e salada, um creme de legumes e laranja para sobremesa.
– Escola Profissional Amar Terra Verde (Vila Verde): caldinho com legumes, almôndegas feitas pelos alunos, com massa a acompanhar, uma sobremesa de laranja, queijo e nozes.
– Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses: salmão com couscous de laranja, creme de courgette, e sorvete de fruta.
– Escola Secundária Almeida Garrett: sardinhas com batas cozidas e vegetais, creme de bróculos e maçã assada com nozes e canela.

O júri foi constituído pelo Chef José Maria Moreira, pela professora coordenadora do Programa Eco-Escolas, Ana Raquel Caldas, pela estagiária de nutrição, Cátia Faria, pelas Aromáticas Vivas, Cristina Oliveira e pela ABAE, Inês Pascoal. A escolha não foi fácil, no entanto destacaram-se e foram apuradas para a prova Nacional a EB 2,3 Prof. Gonçalo Sampaio e a EBS Fontes Pereira de Melo, ambas de 2º escalão, e ainda a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses, para a prova do 3º escalão.

Um especial agradecimento à Escola Profissional Infante D. Henrique, à diretora Olga Sá, e à equipa de alunos, cuja colaboração foi indispensável à excelente prestação dos jovens Eco-Cozinheiros.

Equipas provas 16 maio

Equipas prova 17 maio

Todas as fotografias das provas regionais dos eco-cozinheiros estão disponíveis aqui.

Apoios: