UTILIZADOR DA PLATAFORMA: COMO INSCREVER A ESCOLA NO PROGRAMA ECO-ESCOLAS?
Novo Coordenador e Nova Escola
Sobre o acesso à plataforma cada novo coordenador deve preencher
- perfil de professor
- perfil da escola
- inscrição da escola no ano letivo corrente
Os vários passos vão sendo aprovados por nós até aparecer a verde na lista
https://ecoescolas.abaae.pt/plataforma/index.php?p=login
Novo Coordenador e já Eco-Escola
Sobre o acesso à plataforma cada novo coordenador deve preencher
- perfil de professor
- associa-se à escola onde se quer inscrever
- inscreve a escola no ano letivo corrente
Os vários passos vão sendo aprovados por nós até aparecer a verde na lista
https://ecoescolas.abaae.pt/plataforma/index.php?p=login
Já Coordenador e Já Eco-Escola
- entre com o seu login e password (se esqueceu a sua palavra-passe contacte-nos para ecoescolas@abaae.pt)
- inscreva a escola no ano letivo corrente
A inscrição é aprovada por nós quando aparecer a verde na lista
https://ecoescolas.abaae.pt/plataforma/index.php?p=login
PODEMOS CONJUGAR O ECO-ESCOLAS COM OUTROS PROGRAMAS?
Claro que sim. O programa Eco-Escolas pode articular-se e facilitar o desenvolvimento de outros programas na escola, podendo e devendo sempre articular as suas atividades com eles. Ex.: Área-escola, projetos da APA, do projetos do Ciência Viva, Projetos de Prevenção de Saúde, Projetos de Inovação e Empreendedorismo; Projetos de Educação do Consumidor; Projetos de Intercâmbio; etc.
PODEMOS TRATAR APENAS UM DOS TEMAS PROPOSTOS?
Uma escola que pretenda candidatar-se ao galardão deve no seu plano de ação abordar os temas base Eco-Escolas (Água, Resíduos, Energia) e o tema do ano. No ano letivo 2024-25 os temas do ano são: ESPAÇOS EXTERIORES, BIODIVERSIDADE, e/ou AÇÃO CLIMÁTICA.
Para além destas áreas temáticas que devem ser trabalhadas, caso a escola se pretenda candidatar à Bandeira Verde, poderão ainda integrar no seu plano de ação outros temas Eco-Escolas (Alimentação Saudável e Sustentável, Geodiversidade, Ruído, Transportes/Mobilidade Sustentável, Mar, Agricultura Biológica, Alterações Climáticas) ou ainda temas que embora não sejam ainda declaradamente Eco-Escolas, contribuam para a sustentabilidade, exemplo Vida Saudável.
O GALARDÃO É PERMANENTE?
O Galardão é atribuído anualmente. A Bandeira Verde refere-se à data em que foi atribuído o Galardão à escola.
O trabalho de educação ambiental deve ser continuado pelo que a sua renovação deve ser promovida, através da continuidade do programa com eventuais inovações temáticas.
EXISTE ALGUM CUSTO ASSOCIADO AO PROGRAMA ECO-ESCOLAS
O valor de inscrição no Programa Eco-Escolas é: 80 euros.
PORQUÊ UM VALOR DE INSCRIÇÃO?
O valor da inscrição visa ajudar a custear uma parte do trabalho e materiais inerentes ao funcionamento, gestão e atividades do Programa Eco-Escolas (ex: atendimento, formação, bandeiras, certificados, materiais diversos, ações no terreno, etc.), e ainda o valor que a ABAAE enquanto coordenadora nacional tem que pagar à Foundation for Environmental Education (que coordena Eco-Schools a nível internacional em 73 países) por cada Eco-Escola em Portugal.
Uma vez que a ABAAE, enquanto Organização Não Governamental de Ambiente não consegue, sozinha, financiar tudo isto, a quota de inscrição e alguns apoios e parcerias (cada vez mais escassos) são fundamentais para permitir a sustentabilidade financeira e continuidade do Programa Eco-Escolas.
Até há alguns anos atrás, o valor da inscrição tinha sido apenas solicitado aos municípios, no caso das escolas públicas, ou à direção da escola, no caso das escolas privadas. No entanto, a circunstância de alguns municípios levantarem dificuldades na concretização deste compromisso, obrigou-nos a criar regras mais claras, por forma a poder assegurar a continuidade do Programa.
É um facto que a grande maioria dos municípios tem, até hoje, vindo a assumir o valor de inscrição das suas escolas, por considerarem a importância de ter “escolas reconhecidas como Eco-Escola” nos seus concelhos. São nestes casos claramente assumidos como municípios-parceiros com os inerentes direitos e deveres. No entanto, quando tal não acontece, as escolas têm vindo a encontrar formas de realizar a sua inscrição, recorrendo a outros meios de financiamento. Ex: Associações de Pais, Juntas de Freguesia – nestes casos poderá aparecer no certificado da escola este apoio…; ou então autonomamente dinamizando iniciativas para angariação de fundos (como feiras, leilões, cabazes…), envolvendo desta forma a comunidade escolar na responsabilidade e compromisso de participação no Eco-Escolas.
HÁ APOIO ECONÓMICO AO PROGRAMA?
Não diretamente às escolas…
O apoio da ABAAE enquanto ONG, que opera o Programa em Portugal consiste fundamentalmente em apoiar em termos de formação e acompanhamento, estabelecer contatos e realizar ações que facilitem a implementação do programa e reconhecer o trabalho desenvolvido, através da atribuição do Galardão e de outros prémios simbólicos à escola, professores e alunos envolvidos. O apoio financeiro que as escolas considerem necessário para a implementação do programa deverá ser procurado de forma autónoma. Mas podemos criar sinergias:
Com as autarquias: As autarquias devem ser solicitadas para coisas concretas (ex.: colocação de um vidrão, oferta de plantas ou terra para o jardim; transporte para uma visita de estudo, etc. ). A ABAAE pode, quando solicitada, contatar a autarquia no sentido de testemunhar a importância desse tipo de ações solicitadas pelas escolas para a implementação do Programa Eco-Escolas.
Com as entidades da Comissão Nacional: As entidades públicas ligadas ao Direção-Geral da Educação (DGE) ou Ambiente (APA) poderão ser potenciais financiadoras de uma parte do programa, desde que sejam apresentadas as candidaturas respetivas.
HÁ APOIO PARA AS DESLOCAÇÕES DOS ALUNOS E DOS PROFESSORES?
As Ações e Eventos organizados pela ABAAE em que as escolas são convidadas a participar são custeadas pela ABAAE, através de fundos conseguidos para o patrocínio do programa. As despesas de deslocação ficam a cargo das escolas que deverão pedir a colaboração das respetivas autarquias (no caso do transporte de alunos).
Quanto às deslocações dos professores, a solução deverá ser encontrada aplicando o princípio da autonomia das escolas. A Direção da Escola que se envolveu na inscrição do programa deverá procurar facilitar a participação dos seus docentes para beneficio do projeto Escola.
Os professores encontram-se em formação para utilidade de um Projeto Escola. Deve ainda ter-se em consideração a importância do investimento pessoal do docente, considerando por exemplo que algumas ações entram na categoria de formação creditada.
NÃO FUI / NÃO POSSO IR À ENTREGA DO GALARDÃO, COMO RECEBO A BANDEIRA VERDE?
Caso não seja possível a escola estar presente na cerimónia de entrega do galardão a bandeira e certificados serão entregues à escola através do município, ou poderão ser enviados diretamente para escola caso a mesma assim o solicite. Neste caso, os custos de envio serão cobrados à escola.
DEVEMOS INSCREVER O AGRUPAMENTO OU CADA UM DOS ESTABELECIMENTOS?
O programa Eco-Escolas está sempre alocado a um estabelecimento de ensino, até porque um dos objetivos é melhorar a gestão ambiental da escola e interagir com a comunidade. Independentemente de ele estar ou não agrupado em termos organizacionais, isto decorre da lógica metodológica da sua implementação: as decisões devem ser tomadas de “baixo para cima” e não o inverso; as comunidades escolares de cada estabelecimento têm caraterísticas diferentes, quer em termos de espaços, quer em termos de alunos, professores, funcionários e encarregados de educação.
Logo, respondendo diretamente à pergunta “Devemos inscrever o agrupamento ou cada um dos estabelecimentos?”
- a inscrição é sempre por estabelecimento.
- uma inscrição de agrupamento pode ser feita mas estará sempre alocada à escola sede funcionando as outras escolas como a sua comunidade escolar.
Idealmente deveriam existir tantas inscrições como estabelecimentos, no sentido de se tornar um Eco-Agrupamento. Mas isso exige naturalmente que em cada estabelecimento exista uma coordenação, um conselho Eco-Escolas, um plano de ação, e devem programar-se atividades comuns a todas as escolas mas isso é apenas uma parte do plano de ação.
O procedimento habitual é inicialmente a sede do agrupamento inscrever-se no Programa e ao longo dos anos as escolas que integram o agrupamento irem ganhando competência para apresentarem as suas candidaturas.
Mas é sempre uma opção vossa.
Se pretenderem manter uma inscrição, para nós significa a inscrição da escola sede o que não impede naturalmente que trabalhem com a vossa comunidade escolar.
Nota: quando inscrevem a sede do agrupamento têm direito a apenas uma bandeira.
O QUE É UM ECO-AGRUPAMENTO?
O conceito de Eco-Agrupamento pressupõe que TODAS as escolas de um agrupamento sejam Eco-Escolas, e tem a partir de 2015 um certificado próprio. Assim, são distinguidos os agrupamentos, que tenham no mínimo duas escolas inseridas.
Pressupõe que a sede tem a capacidade de descentralizar e autonomizar saberes e práticas e tornar as escolas da sua rede também Eco-Escolas. Será uma fase mais desenvolvida do Programa e mais próximo dos seus objetivos de desenvolver a capacidade critica e interventiva das crianças e jovens, o que só é possível quando eles se “apropriam” do Programa, através de estratégias “bottom-up” que poderão vir realmente a mudar comportamentos. (ver critérios de qualidade no Programa Eco-Escolas).
Claramente é aconselhável a partilha, troca de saberes e trabalho em grupo, entre os docentes de um mesmo agrupamento (e não só…). Mas cada escola tem os seus alunos, os seus encarregados de educação e a sua realidade próxima, pelo que as ações, embora possam ser algumas planeadas conjuntamente, tem necessariamente de ter especificidades se o Programa for bem trabalhado.
COMO FUNCIONA A PARTICIPAÇÃO NOS CONCURSOS?
Existem projetos/desafios/concursos de dois tipos:
- os exclusivos para a rede Eco-Escolas, devendo para isso a escola estar inscrita para participar. Exemplos: Geração Depositrão, Hortas-Bio nas Eco-Escolas; Roupas Usadas, Poster Eco-código,…
- projetos que o Eco-Escolas recomenda mas que por serem geridos por outros parceiros estão abertos a todas as escolas. Exemplo: DarkSky Rangers; Projeto anual do Zoo, etc.
A implementação e divulgação de projetos/desafios/concursos pela coordenação Eco-Escolas | ABAAE, visa dotar as escolas de “ferramentas” e sugestões para implementação do seu programa de ação, em diversas áreas temáticas (resíduos, biodiversidade, mobilidade…). Dado estarem muitas vezes associados à atribuição de prémios, pretende ainda dotar as escolas de mais recursos/equipamentos, para além de reconhecer e premiar o empenho dos participantes.
No entanto a participação deve ser uma opção da escola, mais especificamente do Conselho Eco-Escolas e coordenador(es), sendo as escolas livres de optar por participarem em vários, todos ou nenhuns dos desafios propostos.
ESCOLA INSCRITA OU ESCOLA INTERESSADA?
Quando a escola (ou o parceiro que a apoia ex. município, junta de freguesia…), não se compromete ao pagamento da inscrição anual no Programa Eco-Escolas a inscrição não poderá ser validada, sendo a escola apenas considerada como “interessada”. O não pagamento da quota de inscrição por parte da escola “INTERESSADA” poderá entre outros aspetos vir a condicionar a atribuição de materiais diversos inerentes aos Programa (nomeadamente a bandeira, certificados, etc) ou a participação em algumas das atividades e/ou desafios anuais.
A “ESCOLA INTERESSADA mas NÃO INSCRITA”, não deixará no entanto de ser acompanhada sempre que nos solicite e de integrar a rede de informação do Programa Eco-Escolas, sendo convidada a, da mesma forma, implementar os 7 passos inerentes a uma Eco-Escola.