Descrição e enquadramento
Pensa-se que mais de metade das espécies existentes na Terra viverão nos oceanos. Todavia, até à data, apenas estão identificadas cerca de 250 mil espécies marinhas. Em termos de biodiversidade na Terra estão identificadas cerca de 1,7 milhões de espécies, mas as estimativas do número de espécies variam dos 3 aos 100 milhões. Estima-se que apenas nas profundidades oceânicas poderão existir entre 500 mil a 10 milhões de espécies. Cristina Vieira, ICNF.
Pretende-se com este desafio, alertar para a conservação da biodiversidade marinha através da criação de ilustrações para um calendário.
Os trabalhos criados com recurso à técnica de colagem ou collage(*) deverão representar a biodiversidade marinha – elementos ou ecossistemas.
Ex: poças de mar, ambiente subaquatico, peixes, crustáceos, algas, aves marinhas, etc.
O objetivo de cada imagem será ilustrar um mês do calendário anual.
____
(*) A técnica de Colagem ou Collage consiste em realizar uma composição, de imagens, frases e até poemas) através da colagem de diversos tipos de materiais, com texturas diferentes, formando um motivo ou uma nova imagem. A colagem como procedimento técnico tem uma história antiga, mas sua incorporação na arte do século XX, com o cubismo.
Objetivos
- Estimular através de atividades práticas o aumento da literacia para a sustentabilidade em geral e a biodiversidade marinha em particular;
- Educar para a preservação dos ecossistemas e sua bio e geodiversidade;
- Desenvolver o pensamento crítico na procura de soluções para os problemas que ameaçam esses ecossistemas;
- Desenvolver competências nas áreas de investigação, expressão plástica, reutilização e comunicação;
- Dar a conhecer, produtos que respeitam o equilíbrio dos ecossistemas (especificamente a família ReNature).
Destinatários
- FASE 1 – escalão único:
Todas as escolas de qualquer grau de ensino - FASE 2- dois escalões:
- 1º escalão: Jardins-de-Infância e 1º ciclo do ensino básico
- 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico, secundário e ensino superior
Metodologia
- Investigação sobre as espécies /ecossistemas a representar
- desenho da imagem / esboço numa folha A3 formato horizontal / paisagem
- realização de colagens recorrendo à reutilização de papel e outros materiais e, preferencialmente, cola UHU renature *
- digitalização / fotografia de qualidade do trabalho realizado.
- identificação do mês ou meses que poderiam ser ilustrados com essa imagem
- associação de uma frase alusiva à conservação dos recursos marinhos
- memória descritiva: escola; idade dos alunos; informações relevantes sobre o processo
FASE 1
- envio da 1 imagem digital + frase + memória descritiva. para a ABAE | Eco-Escolas até 15 de dezembro
- A imagem não precisa de estar montada em nenhum calendário. Deverá ter preferencialmente orientação horizontal (se possível)
- As melhores imagens serão selecionadas e irão compor um calendário coletivo 2019.
FASE 2
- criação das restantes 12 imagens (+ capa) para um calendário 2020 seguindo a mesma metodologia
- montagem do calendário 2020 com os 12 meses (ilustração digitalizada + dias do calendário + frase)
- calendário preparado para imprimir em versão A4 ou A3 – formato vertical
- envio do trabalho + memória descritiva até 15 de maio para a ABAE | Eco-Escolas
Prazos e envio dos trabalhos
- Inscrição e envio dos trabalhos, apenas em formato digital* na plataforma Eco-Escolas:
- FASE 1 – até 15 de dezembro de 2018.
- FASE 2 – até 15 de maio de 2019.
___
* deverão guardar as collage originais até 30 de setembro, que poderão vir a ser solicitadas para integrar uma exposição ou para reprodução / impressão.
Júri
A avaliação dos trabalhos é da responsabilidade da ABAE e UHU.
Serão convidados para o júri os elementos da Comissão Eco-Escolas na área da Educação e Ambiente e ainda um elemento especializado em expressão plástica.
Prémios
Kits UHU, impressão e distribuição do Calendário premiado,outros prémios surpresa.
Parceria
Os desafios UHU surgem de uma parceria entre o Programa Eco-Escolas e a UHU, reconhecendo a necessidade de aumentar o conhecimento e interesse pela biodiversidade nacional.
A inspiração dos desafios UHU às escolas vem do “mocho UHU” ou bufo-real (a maior ave de rapina nocturna da Europa) que emite o som uhuuu e que habita também a floresta onde se localiza a fábrica da UHU na Alemanha.
A presença da UHU nas Eco-Escolas visa alertar para a importância de conjugar a produção e o consumo com a preservação dos recursos em geral e da biodiversidade em particular. No cumprimento desta Missão pretende-se ainda dar a conhecer às escolas a UHU renature, criada a pensar na minimização da pegada ambiental.