Desafios UHU

Os desafios UHU surgem de uma parceria entre o Programa Eco-Escolas e a UHU, reconhecendo a necessidade de aumentar o conhecimento e interesse pela biodiversidade nacional.

A inspiração dos desafios UHU às escolas vem do “mocho UHU” ou bufo-real (a maior ave de rapina noturna da Europa) que emite o som uhuuu e que habita também a floresta onde se localiza a fábrica da UHU na Alemanha.
A presença da UHU nas Eco-Escolas visa alertar para a importância de conjugar a produção e o consumo com a preservação dos recursos em geral e da biodiversidade em particular. No cumprimento desta Missão pretende-se ainda dar a conhecer às escolas a UHU renature, criada a pensar na minimização da pegada ambiental.

Este ano letivo, tendo em conta os temas do ano do Programa Eco-Escolas – Espaços Exteriores e Comunidade Sustentáveis, será abordada especificamente a Biodiversidade Urbana.

Objetivos das atividades

• Estimular através de atividades práticas o aumento da literacia para a sustentabilidade em geral e a biodiversidade urbana;
  • Dar a conhecer a importância das espécies do meio urbano ou peri-urbano;
  • Educar para a preservação dos ecossistemas e a sua bio e geodiversidade;
  • Desenvolver o pensamento crítico na procura de soluções para os problemas que ameaçam esses ecossistemas;
  • Desenvolver competências nas áreas de investigação, expressão plástica, reutilização e comunicação;
  • Dar a conhecer, produtos que respeitam o equilíbrio dos ecossistemas (especificamente a família ReNature).
  • Dar a conhecer os 17 ODS

Teatro de fantoches | Biodiversidade Urbana  – 1º escalão (JI /1ºciclo)

Com esta atividade pretende-se que os alunos realizem, na íntegra, um teatro de fantoches.

O que fazer?

Criação de guião em grupo, não esquecer que a temática deverá centrar-se na Biodiversidade Urbana.
2 º Criação de um cenário.
Criação dos fantoches, entre 3 a 6 fantoches. Alguns dos personagens deverão representar espécies urbanas.

Nota Importante: serão valorizados os trabalhos elaborados com recurso à reutilização de materiais e colagens.

Rota Postal da Biodiversidade Urbana – 1º e 2º Escalão (JI/1º ciclo e 2ºe 3 ciclo)

Como funciona a Rota Postal ” As Aves das Minha Terra”?

As escolas participantes são “geminadas” pela ABAE  (máximo 4 escolas). Esta geminação terá como critérios a localização da escola (em diferentes regiões do país) e as idades (faixas etárias semelhantes).
O caderno chegará à escola pelo correio ao cuidado do(a) professor(a) coordenador(a) e permanece na escola durante 1 semana (no máximo).
Depois de preenchido, o(a) professor(a) coordenador(a) deverá colocar novamente o caderno no correio para o destino indicado, fazendo uso do envelope que recebeu.
Recomenda-se, ainda, que os coordenadores de cada uma das escolas que se encontrem associadas na mesma rota, comuniquem entre si (por email ou telefone) podendo desta forma coordenar estratégias nomeadamente relativamente à forma de expressão e conteúdo das suas páginas.
Cada escola tem reservadas 10 páginas do caderno

O que escrever?
Quem conta um conto, acrescenta um ponto… espera-se que cada caderno conte uma história. A primeira escola a receber o caderno dará o mote, iniciará o processo de escrita, as escolas seguintes continuarão a contar…a ilustrar e a colar elementos.
Nota importante: a temática a dar à história deverá ter como base a avifauna da região onde se localiza a escola.

Ilustração collage* de um ODS – 2º e 3º escalão (2º e 3 ciclo, Secundário, Profissional e Superior)

Pretende-se com este desafio, dar a conhecer os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável*. Os trabalhos criados com recurso à técnica de colagem ou collage**

O que fazer?

Deverão inspirar-se num único ODS, escolhido pela escola. Conheçam os ODS* aqui.

Devem realizar duas ilustrações;
1º-  ilustração em collage, do pictograma representativo do ODS escolhido pela escola. Deve ter a dimensão de 30cm x 30 cm.
2º – realização de uma ilustração em collage, resultante da discussão e interpretação do ODS escolhido. Deve ter a dimensão de 30cm x 30 cm.

*A técnica de Colagem ou Collage consiste em realizar uma composição, de imagens, frases e até poemas, através da colagem de diversos tipos de materiais, com texturas diferentes, formando um motivo ou uma nova imagem.

** O nosso planeta enfrenta enormes desafios económicos, sociais e ambientais.
Os ODS sucedem aos Objetivos do Milénio (ODM), alargando os desafios que devem ser abordados para erradicar a pobreza e abarcar um vasto leque de tópicos interrelacionados, nas dimensões económica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável.
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas é constituída por 17 ODS e foi aprovada em setembro de 2015 por 193 membros.