Em Busca dos… “Suspeitos do Costume”
Enquadramento
A gestão dos resíduos e, em particular, do plástico tem vindo a ser identificado como um dos maiores problemas globais dos nossos tempos. O lixo que não é depositado corretamente é transportado pelos rios e ribeiras até aos oceanos, transformando-se em lixo marinho. O lixo marinho tem muitos impactes, quer para a fauna e flora marinhas, quer a nível social, económico e até na saúde humana.
Alguns números:
- todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.
- cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra.
- o plástico compõe cerca de 80% do lixo marinho e 90% do que se encontra no fundo do mar.
- estima-se que cerca de 8 milhões de toneladas de plástico vão parar anualmente ao oceano.
- as pontas de cigarro são o item que aparece em maior número nas limpezas de praia.
- um milhão de aves e 100 mil mamíferos marinhos morrem todos os anos devido à poluição por plástico
- embora seja quase impossível contabilizar os micro plásticos estima-se que apenas 8% do lixo plástico é maior do que uma tampa de garrafa.
E o que se passa na tua escola, casa, praia, rio/ribeira e floresta?
Perceber as origens do lixo é um dos passos para agir na mudança de comportamentos do dia-a-dia, optando por soluções mais sustentáveis e comportamentos preventivos que evitem o agravamento do problema. Assim, é essencial realizar a monitorização e limpeza dos espaços das escolas, das casas, das praias, dos rios e ribeiras, assim como das florestas, cujas conclusões permitem dinamizar as outras fases do projeto como a sua comunicação, trabalhos manuais, etc.
Em Busca dos “Suspeitos do Costume”
O desafio consiste na monitorização dos resíduos nas escolas (espaços exteriores), praias, rios/ribeiras ou florestas e na comparação dos dados ao longo do tempo.
Metodologia
A dinâmica de criação de grupos de trabalho fica a cargo do(a) professor(a) coordenador(a). Sugere-se a seguinte metodologia:
FASE 1 | Preparação da monitorização
1. Investigação individual e/ou em grupo sobre a problemática dos resíduos: composição, causas e consequências
2. Caraterização da produção de resíduos na escola
3. Realização de um debate sobre:
3.1. O lixo é um problema? Porquê?
3.2. Quais as causas e consequências deste problema?
3.3. O que devemos fazer para melhorar a gestão dos resíduos?
4. Leitura, análise e discussão das recomendações e requisitos da monitorização [Download AQUI]
5. Análise dos itens constantes na ficha de monitorização [Download AQUI]
6. Escolha do local e planeamento da monitorização.
FASE 2 | Em busca dos “Suspeitos do Costume” …
Esta atividade pode ser realizada na própria escola ou numa praia, rio/ribeira ou floresta. Cada escola terá que agilizar a sua própria deslocação.
Sugerimos que convidem os encarregados de educação e outros elementos da comunidade para a atividade. Caso a monitorização seja realizada numa praia com Bandeira Azul, recomendamos que seja contactado o responsável do município pelas atividades de educação ambiental no âmbito dos programas Bandeira Azul e/ou Eco-Escolas.
Local da monitorização (Escola, Praia, Rio/Ribeira, Floresta, Rua/Casa):
- Delinear uma área de 100 metros de comprimento
- Recolher e Identificar na ficha todos os resíduos existentes nesse espaço
- Contabilizar os resíduos com base na tabela proposta [descarregar AQUI]
Nota importante: depois de contabilizados os resíduos, o grupo deverá depositar os resíduos em local adequado (ecoponto e contentor para resíduos indiferenciados)
FASE 3 | Alerta sobre os “Suspeitos do Costume”
Esta fase do projeto implica a análise e tratamento dos dados recolhidos no local onde foi realizada a limpeza. As conclusões, a comunicação e a ação serão a parte final.
- Tratar os resultados dos dados recolhidos.
- Montar em um ou mais painéis :
-
- exemplos do tipo de resíduos mais frequentes, mais perigosos, mais insólitos… [VER EXEMPLO]
- quantidade e/ou percentagem (%) de itens por cada tipo de resíduo encontrada na limpeza (recomenda-se o gráfico circular) [VER EXEMPLO]
- tabela com a quantidade de resíduos segundo as principais atividades que lhes deram origem [VER EXEMPLO]
3. Realizar um debate sobre:
-
- Qual a origem dos resíduos encontrados?
- Que resíduos apareceram em maior número? E com maior volume?
- Como alertar as pessoas para este problema?
4. Comunicar na escola e na comunidade recorrendo a diversas formas:
-
- Exposições, colóquios, reportagens e artigos, ações de limpeza etc.
Quem pode participar
Todos os graus de ensino
Prazos
Submeter a informação solicitada na plataforma Eco-Escolas até 11 de junho de 2021.
Enviar
A- Reportagem fotográfica das várias fases do projeto (6 a 10 fotografias, devidamente legendadas)
B- Grelha(s) de monitorização (preencher os 2 separadores: “Identificação Local” e “Ficha Suspeitos Costume”)
C- Painel/painéis síntese de apresentação dos resultados (até 6 fotografias sendo obrigatória 1 geral e 1 de detalhe)
D- Síntese descritiva de como decorreu o projeto: envolvimento dos alunos, ações realizadas, principais conclusões.
Júri
Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e Agência Portuguesa do Ambiente (APA)
Prémios
Kit de limpeza: pinças, coletes Eco-Escolas, etc.
Serão premiados os 3 melhores painéis apresentados a concurso. O júri poderá também atribuir Menções Honrosas.
Objetivos
- Conhecer a composição dos resíduos, origens, causas e consequências
- Desenvolver um projeto de aprendizagem ativa
- Induzir estratégias de intervenção/ação na escola e comunidade relacionadas com o tema
Destinatários
O projeto pode ser realizado por estudantes de todos os graus de ensino.
Exposição: os suspeitos do costume
A Associação Bandeira Azul possui uma exposição itinerante que poderá ser requisitada. Ver aqui