O ar que eu respiro | Trabalhos 2021 | Jogo de Correspondência

Aveiro ( 1 trabalho )



Instituição Florinhas do Vouga (Aveiro)

Dominó "O Ar não se Polui"
A atividade do jogo da correspondência começou com uma conversa com o grupo acerca do ar e da poluição do ar, de onde fizemos um apanhado de algumas frases das crianças. Em seguida fizemos três experiências com o grupo: simulação […]

Ver a página do trabalho aqui.

Benavente ( 1 trabalho )



CRIB - Centro de Recuperação Infantil de Benavente (Benavente)

Poluição do ar
Num primeiro momento realizamos uma conversa informal com os clientes sobre a temática poluição do ar com imagens sobre a mesma como auxiliar visual. Recortamos as nossas peças de puzzle e cortamos papeis com várias tonalidades de azul para colarmos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Bragança ( 1 trabalho )



Centro Social Paroquial dos Santos Mártires (Bragança)

Jogo da Natureza
As peças foram pintadas pelas crianças. Cada criança do pré-escolar pintou um par de imagens. De seguida foram recortadas através de um molde, coladas em cartolina e plastificadas. Finalmente, forrou-se uma caixa com papel goma eva para guardar o jogo. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Campo Maior ( 1 trabalho )



Centro Educativo Alice Nabeiro (Campo Maior)

Ruby e a poluição do ar (UBBU)
Desafio sustentável : Ruby e a poluição do ar Metodologia STEAM Resumo Criar projetos livres onde se aplicam todos os blocos aprendidos ao longo do ano letivo neste caso aplicados ao tema da poluição do ar, das suas causas e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Cascais ( 1 trabalho )



Escola EB/JI de Manique de Baixo (Cascais)

O Ar que Eu Respiro
- As turmas do 3.º ano pesquisaram sobre as causa e consequências da Poluição do Ar. - Analisaram a pesquisa e elaboram um resumo sobre a informação recolhida. - Enviaram a informação para o 4.º ano descobrir algumas soluções de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Figueira da Foz ( 1 trabalho )



Jardim de Infância Conde Ferreira (Figueira da Foz)

Jogo do ambiente
Memória descritiva do Jogo de Correspondência- Qualidade do ar Descrição e caracterização do projeto: Esta atividade desafiou as crianças de todos os grupos a elaborarem um Jogo de correspondência, onde foram trabalhadas e evidenciadas os principais poluentes e respetivas fontes […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ílhavo ( 1 trabalho )



Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo (Centro Infantil) (Ílhavo)

Poluição do ar
Para a realização deste jogo recorremos aos vídeos facultados pela plataforma, a histórias infantis que retratam esta problemática e o diálogo em grupo sobre as opiniões das crianças sobre este tema. Depois de verificarmos o que está errado e o […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lisboa ( 1 trabalho )



Escola EB1/JI nº195 (Lisboa)

Jogo da glória do ar
A ideia surgiu em conversa de grande grupo sobre a construção de um jogo da glória gigante e um dado, em que as crianças são os peões. Ao jogo aplicam-se as regras habituais de um jogo da glória, com casas/ […]

Ver a página do trabalho aqui.

Marinha Grande ( 2 trabalhos )



Escola EB/JI João Beare (Marinha Grande)

Jogo de memória-Vamos melhorar o ar!
O jogo foi elaborado através de trabalho colaborativo entre o 3.º ano de escolaridade e as salas do jardim de infância. Os alunos do 3.º ano fizeram as ilustrações alusivas ao tema: Como melhorar o ar que respiramos?. Depois foram […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)

O código secreto do ar
Com o apoio da plataforma Minecraft Education os alunos do 3º e 4º ano de escolaridade, realizaram o jogo da memória. Cada aluno fez o seu mapa, bloco por bloco, como se se tratasse de pixel art durante 1 mês. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Oliveira do Bairro ( 1 trabalho )



Associação dos Amigos de Perrães (AMPER) (Oliveira do Bairro)

O ar que respiro
Começamos por decidir reutilizar um cartão quenos foi doado. Desenhamos algumas figuras discutidas em grande grupo. Pintamos e depois cortamos com alguns encaixes tipo puzzel. Identificamos então as peças uma a uma -janela fechada/ janela aberta Luz artificial /luz natural […]

Ver a página do trabalho aqui.

Pombal ( 1 trabalho )



Jardim de Infância Carriço (Pombal)

Jogo da Qualidade do Ar
Depois da abordagem através de histórias e vídeos, as crianças identificaram boas e más práticas desenvolvidas pelo ser humano, conducentes a uma boa ou má qualidade do Ar. Foi bastante fácil para as crianças identificarem os aspetos benéficos ou maléficos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Franca de Xira ( 1 trabalho )



Associação para o Bem Estar Infantil (Vila Franca de Xira)

Jogo de Correspondência dos 3º anos
Em pequenos grupos, os alunos dos 3º anos fizeram uma pesquisa sobre o tema proposto. Posteriormente, reuniram e cruzaram as informações e chegaram à conclusão que seria importante tornar o jogo mais didático e divertido. Desta forma criaram os cartões, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Famalicão ( 1 trabalho )



Centro Social de Bairro (Vila Nova de Famalicão)

Aprende a cuidar do nosso AR
Utilizando o método focus groups, os alunos do 3º e 4º anos, partilharam os seus conhecimentos sobre os poluidores do ar, as consequências e possíveis soluções para a resolução deste problema. Tudo o que disseram foi analisado e registado no […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Poiares ( 1 trabalho )



Centro Escolar de Arrifana (antiga Escola EB1 de Arrifana) (Vila Nova de Poiares)

O Ar que eu Respiro
As crianças da turma mista do 2º /3º ano do 1ºCEB - 7e 8 anos. aceitaram o desafio de investigar e saber mais sobre "O ar que eu respiro": - Investigaram sobre o tema e decidiram fazer um jogo tipo […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alcácer do Sal ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 Bernardim Ribeiro (Alcácer do Sal)

Basquetebol recicle;Pula reciclável;Jogo do mundo; Mr. Marker;Poluição/consequências/prevenção;Joker da Poluição; Jogo da Memória
Os alunos do 5.º e 6.º anos aceitaram o desafio e juntaram-se em grupos para a elaboração do trabalho. Neste caso juntaram-se dois alunos. Apresentaram trabalhos utilizando cartão, berlindes, cartolina, tecido e meios digitais. A turma de 5.º ano, tem […]

Ver a página do trabalho aqui.

Amadora ( 1 trabalho )



Escola Secundária Mães d'Água (Amadora)

“Poluentes atmosféricos”
A atividade foi proposta à turma do 8º 1ª, durante o Ensino a Ensino à Distância, e em articulação com a disciplina de Físico-Química, no Domínio “Tipos de reações químicas” e no Conteúdo “As combustões e a poluição atmosférica”. O […]

Ver a página do trabalho aqui.

Anadia ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária de Anadia - Agrup. de Escolas (Anadia)

Jogo Digital "Os poluentes do ar que eu respiro"
O trabalho foi desenvolvido pela turma do 8ºD, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Física e Química. A docente de Ciências Naturais lançou o desafio aos alunos depois da lecionação do tema da poluição do ar. Para o […]

Ver a página do trabalho aqui.

Bombarral ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária Fernão do Pó (Bombarral)

O Ar é Amigo!
Escola Básica e Secundária Fernão do Pó Professores coordenadores: Maria Eugénia Bruno; Maria de Jesus Rosa, Filipa Santos e José Ferreira. Alunos da turma D do 5.º ano Na aula de Cidadania e Desenvolvimento a professora Eugénia deu a conhecer […]

Ver a página do trabalho aqui.

Chamusca ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária da Chamusca (Chamusca)

O ar que respiro - jogo de memória
O jogo pretende sensibilizar para os efeitos da poluição do ar. Nas aulas de Ciências e TIC foram trabalhadas as temáticas sobre a poluição do ar. Foram estudados os principais poluentes e respetivas fontes da poluição do ar, consequências e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Estarreja ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 de Pardilhó (Agrupamento de Escolas de Pardilhó) (Estarreja)

O ar que eu respiro
Foi apresentada a atividade aos alunos do 8ºA, na disciplina de Práticas Artísticas Contemporâneas, lido o regulamento. Foram feitas pesquisas em internet de assuntos ligados a questões ambientais ligadas à poluição do Ar. Os alunos iniciaram pesquisas individuais, registando em […]

Ver a página do trabalho aqui.

Gondomar ( 1 trabalho )



Escola Básica de São Pedro da Cova (Gondomar)

Poluição do Ar
As questões deste jogo foram elaboradas por alunos do 7º ano de escolaridade da escola Básica de S. Pedro da Cova. Na disciplina de Físico-Química é abordado o tema "Energia", em que são estudadas as principais fontes de energia, bem […]

Ver a página do trabalho aqui.

Leiria ( 1 trabalho )



Colégio Dr. Luís Pereira da Costa (Leiria)

A Poluição do ar
Depois de abordado o tema da poluição na aula de Ciências, os alunos na aula de TIC foram convidados a criar um jogo de correspondência na plataforma SCRATCH. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lisboa ( 2 trabalhos )



Centro de Educação e Desenvolvimento D. Nuno Álvares Pereira (Lisboa)

Jogo da memória - Principais poluentes atmosféricos
Este trabalho foi desenvolvido pelos alunos do 8ºA, nas aulas de ciências naturais, no âmbito do tema "desequilíbrios dos ecossistemas". A construção do jogo surgiu da ideia de poder ser aplicado na outra turma do 8ºano. Etapas do trabalho: Etapa […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém (Lisboa)

Com a bolhinha vamos salvar o Planeta - O que sabemos do nosso ar?
Turmas direcionadas: 5º ano de escolaridade Disciplina: Português Conteúdo: O Ar que eu respiro Através da pesquisa do tema em questão, os alunos referiram os principais poluentes e respetivas fontes da poluição do ar, consequências e efeitos da poluição atmosférica […]

Ver a página do trabalho aqui.

Mafra ( 1 trabalho )



Colégio Miramar (Mafra)

Jogo de Correspondência Gases Poluentes
Este jogo vem trabalhar a problemática da poluição do ar, nomeadamente os poluentes que tanto interferem na qualidade do ar que respiramos. Pretende-se trabalhar a criatividade e o lúdico sobre esta problemática tão atual nesta faixa etária onde se começa […]

Ver a página do trabalho aqui.

Marco de Canaveses ( 2 trabalhos )



Escola EB 2,3 da Toutosa (Marco de Canaveses)

Kahoot sobre Poluição Atmosférica
Dado a Escola Básica ter decidido trabalhar o tema Ar, no âmbito do Programa Eco-Escolas, e a poluição atmosférica fazer parte do programa da disciplina de Ciências Naturais do 8.º ano, a turma 8.ºD foi desafiada pelas professoras de Ciências […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 de Alpendorada (Marco de Canaveses)

Jogo da correspondência - Combinação
“O ar que eu respiro”, Turma: 7ºD Nº alunos: 24 A atividade foi desenvolvida nas aulas de Físico-Química e orientada pela Professora Mónica Pinto. Os alunos, organizaram-se em 8 grupos de 3 elementos. Cada grupo de trabalho efetuou depois uma […]

Ver a página do trabalho aqui.

Matosinhos ( 1 trabalho )



Escola Secundária João Gonçalves Zarco (Matosinhos)

o-ar-que-eu-respiro7ºano1
No âmbito da oferta educativa da Escola Secundária João Gonçalves Zarco para o ensino básico designada de DAC – Domínio de Articulação Curricular, a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento assume um perfil de conjugação de três ramos científicos do Curriculo […]

Ver a página do trabalho aqui.

Odivelas ( 1 trabalho )



Escola Básica da Pontinha (Odivelas)

O Ar e o Mundo
Inicialmente foi pedido a cada aluno para fazer uma pesquisa na Internet sobre as principais causas de poluição do ar, possíveis resoluções para o problema e imagens associadas ao tema. De seguida cada aluno desenhou as imagens em quadrados de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Pombal ( 1 trabalho )



Instituto D. João V (Pombal)

QUIZ
Após pesquisa sobre as alterações climáticas foram elaboradas as questões e procuradas as respostas, depois foi só colocar em formato de quiz. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santiago do Cacém ( 1 trabalho )



Escola Básica Professor Arménio Lança (Santiago do Cacém)

Poluição atmosférica
O jogo é feito de cartolina e sobras de material de trabalhos manuais, as respostas foram protegidas com papel autocolante. O jogo resultou de um desafio da disciplina de Físico Química, aos alunos do 8º ano, no âmbito do tema […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sintra ( 2 trabalhos )



Escola EB 2,3 D. Pedro IV (Sintra)

Jogo do Ar e da Poluição do Ar
O "Jogo do Ar e da Poluição do Ar" foi construído com as turmas 8ºI e 8ºJ, no âmbito do trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de Ciências Naturais e de Físico-Química, relacionando e mobilizando conteúdos curriculares trabalhados nas duas disciplinas. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Secundária Padre Alberto Neto (Sintra)

O Ar Que Respiramos
- Pesquisa sobre as doenças e as consequência da poluição atmosférica para a espécies. - Realização das perguntas e respostas. - Colocar na plataforma educaplay. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sobral de Monte Agraço ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral (ex. EBS de Sobral de Monte Agraço) (Sobral de Monte Agraço)

Qualidade do Ar
Após o trabalho realizado sobre a qualidade do ar e consulta do site Qualar nas disciplinas de Cidadania; Geografia e FPS ao longo do 3º período. O Grupo formulou as perguntas do jogo e as respetivas respostas . A plataforma […]

Ver a página do trabalho aqui.

Valongo ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária de Campo (Valongo)

Jogos de correspondência - O Ar que Eu Respiro
Os jogos, acerca da temática da qualidade do ar, foram realizados por alunos de várias turmas de 9º ano, com a colaboração da professora de CN e expostos no âmbito da Semana do Ambiente e do Parque das Serras do […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vidigueira ( 1 trabalho )



Escola EBI/JI Frei António das Chagas (Vidigueira)

O Ar que Eu Respiro
O jogo foi elaborado no CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem) e teve como tema "O Ar que Eu Respiro". As alunas foram sensibilizadas para o tema visualizando imagens e pequenos vídeo. Foram feitas pesquisas em internet de assuntos ligados […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila do Conde ( 1 trabalho )



Escola Básica Dr. Carlos Pinto Ferreira (Vila do Conde)

Poluição do Ar - Causas, Consequências e Formas de Combater (Forma Pares)
O desafio “Ar que Respiro” foi desenvolvido no âmbito do Clube Ciência Viva da Escola, com os alunos do 9.º ano que estão inscritos no mesmo (5 alunos). Apesar de este clube já existir na escola há alguns anos, este […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Franca de Xira ( 2 trabalhos )



Escola Básica D. António de Ataíde (Vila Franca de Xira)

O ar que eu respiro
A atividade foi realizada no regime de Ensino à Distância na disciplina de Laboratório de Aprendizagem, com recurso à plataforma TEAMS. Esta disciplina foi criada no âmbito do Plano de Inovação que a nossa escola está a implementar. Em grupo, […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 Soeiro Pereira Gomes (Vila Franca de Xira)

Jogar para conhecer melhor o nosso ar
Baseado no conhecimento que os alunos adquiriram na disciplina de CFN - componente FQ, estes elaboraram em grupo uma correspondência entre uma afirmação e com uma imagem /palavra na aula de Cidadania e Desenvolvimento. Em seguida este trabalho foi corrigido […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Cerveira ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira (Vila Nova de Cerveira)

Causa-consequência: Poluição do Ar
No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e da temática Educação Ambiental, os alunos do 8º ano, turmas B e C, foram desafiados a construir um Jogo da Correspondência sobre a poluição atmosférica, causas e consequências. Alguns aceitaram o […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Famalicão ( 1 trabalho )



Escola Básica Vale do Este (Vila Nova de Famalicão)

O Ar que eu respiro!
A realização deste jogo muito simples, partiu de uma proposta ao nível de 6º ano, disciplina de Ciências Naturais, no conteúdo importância das plantas na qualidade do ar. Os aluno realizaram uma pesquisa sobre os principais poluentes e as fontes […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Gaia ( 2 trabalhos )



Escola Básica Padre António Luís Moreira (Vila Nova de Gaia)

Jogo da correspondência
Os alunos do 5º G, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular e do Programa Eco-Escolas, trabalharam transversalmente nas disciplinas de Português, Ciências Naturais, Educação Visual e Cidadania e Desenvolvimento, o tema "Poluição do ar". Começaram por fazer uma pesquisa […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 Sophia de Mello Breyner (Vila Nova de Gaia)

O Ar que Respiro
INTERVENIENTES Escola EB 2/3 Sophia de Mello Breyner Alunos das Turmas 6.ºB, 6.ºE, 6.ºF, 6.ºG, 6.ºH e 6.ºI Coordenação deste Projeto: Professores Lucinda Areias e Luís Alexandre IDADES 11, 12 anos METODOLOGIA Este projeto foi desenvolvido, essencialmente, nas aulas de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Braga ( 1 trabalho )



Externato Infante D. Henrique (Braga)

M3MO game
Este jogo foi criado de modo a exercitar a memória, mas também a promover a discussão em torno dos principais problemas universais da atualidade. A cada um desses problemas está associada uma consequência e uma possível solução, dando origem a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Coimbra ( 1 trabalho )



Colégio de São Teotónio (Coimbra)

Sopa de letras SalvAR
No âmbito da disciplina de Biologia de 12º ano e da componente transversal de Educação para a Cidadania, foram abordadas em aula as temáticas da poluição ambiental, concretamente poluição atmosférica. A professora explorou com o turma tópiccos do Webinar dinamizado […]

Ver a página do trabalho aqui.

Funchal ( 1 trabalho )



Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)

MemorAR
O jogo da memória- MemorAR, está diferenciado em cinco temas com cinco cores diferentes: Tons vermelhos: temática dos principais poluentes: o ozono (O3), as partículas (PM10 e PM2.5), o dióxido de enxofre (SO2), o dióxido de azoto (NO2) e o […]

Ver a página do trabalho aqui.

Marco de Canaveses ( 1 trabalho )



Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses - EPAMAC (Marco de Canaveses)

Labirinto
Os alunos dinamizaram esta atividade em sala de aula, com recurso à plataforma Wordwall. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Odemira ( 1 trabalho )



Colégio de Nossa Senhora da Graça (Odemira)

Memo Ambiente
Para começar, fui ao site da “eco escolas” à procura de um projeto, e escolhi o jogo de correspondência sobre a poluição e as suas consequências, pois foi o que me despertou maior interesse. De seguida, pesquisei na internet como […]

Ver a página do trabalho aqui.

Paredes ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária de Vilela (Paredes)

“Poluentes e os seus efeitos”
É um jogo de correspondência do tipo sopa de letras sobre os poluentes e os seus efeitos nos seres vivos e na atmosfera. Este jogo foi proposto pela professora de Física e Química A, uma vez que na disciplina estava […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ponte de Lima ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária de Arcozelo (Ponte de Lima)

Jogo Limpo
Este jogo foi proposto no âmbito da disciplina de Biologia do 12º ano, uma vez que estava a ser abordado o tema “Poluição atmosférica e qualidade do ar". Os alunos começaram por fazer uma pesquisa sobre o tema e posteriormente […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santo Tirso ( 1 trabalho )



OFICINA – Escola Profissional do Instituto Nun’Alvres (Santo Tirso)

atividade-eco-escola-o-ar-que-eu-respiro
Este projeto consiste na criação de um jogo para a Atividade Eco Escola. No jogo é apresentado uma imagem e em cima os nomes dos gases. O objetivo do jogo é interligar o nome dos gases com os objetos correspondentes. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vizela ( 1 trabalho )



Escola Secundária de Caldas de Vizela (Vizela)

Ecolândia
As alunas optaram por construir um jogo de tabuleiro onde o objetivo consiste em "conseguir um maior número de árvores, incentivando a população a preservar o nosso meio ambiente. Ganha quem tiver o maior número de árvores, uma vez que […]

Ver a página do trabalho aqui.