QUEM PODE PARTICIPAR
Este desafio destina-se às escolas da rede Eco-Escolas de todos os graus de ensino, sendo considerados três escalões:
- 1º Escalão: JI e 1º ciclo;
- 2º Escalão: 2º e 3º ciclo;
- 3º Escalão: secundário, profissional e superior.
OBJETIVOS
- Conhecer o portal QualAr;
- Conhecer os principais poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar e a nossa saúde;
- Conhecer as medidas a adotar para minimizar a exposição ao ar poluído;
- Comunicar e informar acerca das questões relativas à qualidade do ar e alterações climáticas;
- Utilizar técnicas de expressão visual;
- Promover bons hábitos para reduzir as emissões e promover um bom ar;
- Estimular o aumento da literacia relativamente à qualidade do ar;
DESCRIÇÃO DO TRABALHO
Esta atividade consiste na elaboração de um levantamento e análise da informação específica sobre a qualidade do ar no concelho onde está inserida a escola. Os dados para a elaboração do painel devem ser consultados 2 vezes por mês, na aplicação QualAR- Qualidade do Ar da Agência Portuguesa do Ambiente neste link
PRAZOS
A inscrição na atividade decorre até 29 de fevereiro de 2024.
Os trabalhos devem ser inseridos na plataforma Eco-Escolas até 31 de maio de 2024.
Resultados até 30 de julho; entrega dos prémios no Galardão Eco-Escolas.
JÚRI
O júri será constituído por elementos da APA e da ABAAE.
PRÉMIOS
A designar
Formato do Trabalho Final (varia consoante o grau de ensino)
Desenho – 1º escalão | JI e 1º ciclo
Representação gráfica dos dados analisados na aplicação QualAr, através de desenhos realizados pelos alunos, sobre os principais poluentes do Ar e respetivas consequências nocivas para a nossa saúde.
O desenho deve ser uma representação gráfica da Qualidade do Ar nos dois dias durante o mês em que é analisada a informação, numa página A4.
INFORMAÇÃO SOLICITADA PARA CONCURSO
A participação neste concurso concretiza-se através da colocação, na plataforma Eco-Escolas, das fotografias dos trabalhos realizados e a informação solicitada. Deve ser feito o upload de um conjunto de seis fotografias representativas do trabalho, acompanhada da respetiva legenda. As fotografias devem apresentar:
- idade dos alunos
- desenho final (vista geral e detalhes)
- local onde está afixado
- desenvolvimento do trabalho
É ainda solicitada, uma memória descritiva onde devem constar informações relativas ao processo de construção do trabalho (metodologia utilizada e envolvimento dos alunos).
Cartaz – 2º escalão | 2º e 3º ciclo e
Cartaz – 3º escalão | ensino secundário, profissional e superior
Elaboração de um cartaz com uma análise dos resultados da monitorização da Qualidade do Ar através da consulta aos dados do ano anterior, disponíveis no Qualar, e as principais conclusões da análise da informação.
O cartaz deve ser uma representação gráfica da Qualidade do Ar, nos dois dias dos meses em que é analisada a informação.
A conceção, design e apresentação do cartaz é da responsabilidade da escola. Este deve estar afixado na sala de aula ou à entrada da escola e ter uma dimensão superior a um metro quadrado.
INFORMAÇÃO SOLICITADA PARA CONCURSO
A participação neste concurso concretiza-se através da colocação, na plataforma Eco-Escolas, das fotografias dos trabalhos realizados e a informação solicitada. Deve ser feito o upload de um conjunto de seis fotografias representativas do trabalho, acompanhada da respetiva legenda. As fotografias devem apresentar:
- idade dos alunos
- cartaz final (vista geral e detalhes)
- local onde está afixado
- desenvolvimento do trabalho
É ainda solicitada, uma memória descritiva onde devem constar informações relativas ao processo de construção do trabalho (metodologia utilizada e envolvimento dos alunos).
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os trabalhos terão os seguintes critérios de avaliação:
- Qualidade e rigor da informação;
- Processo e envolvimento dos alunos;
- Criatividade e originalidade;
- Estética/efeito final.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.