QUEM PODE PARTICIPAR
Este desafio destina-se às escolas da rede Eco-Escolas de todos os graus de ensino, sendo considerados três escalões:
- 1º Escalão: JI e 1º ciclo;
- 2º Escalão: 2º e 3º ciclo;
- 3º Escalão: secundário, profissional e superior.
OBJETIVOS
- Conhecer os principais poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar e a nossa saúde;
- Conhecer as medidas a adotar para minimizar a exposição ao ar poluído;
- Comunicar e informar acerca das questões relativas à qualidade do ar e alterações climáticas;
- Utilizar técnicas de expressão visual;
- Promover bons hábitos para reduzir as emissões e promover um bom ar;
- Estimular o aumento da literacia relativamente à qualidade do ar;
DESCRIÇÃO DO TRABALHO
Esta atividade consiste na elaboração de um Eco código com a identificação de atitudes e comportamentos que contribuam para a melhoria da qualidade do ar na escola e na sua envolvente (bairro, localidade ou cidade).
PRAZOS
A inscrição na atividade decorre até 29 de fevereiro de 2024.
Os trabalhos devem ser inseridos na plataforma Eco-Escolas até 31 de maio de 2024.
Resultados até 30 de julho; entrega dos prémios no Galardão Eco-Escolas.
JÚRI
O júri será constituído por elementos da APA e da ABAAE.
Prémios
A designar
Formato do Trabalho Final (varia consoante o grau de ensino)
ManifestAR – 1º escalão | JI e 1º ciclo
As escolas que escolherem este escalão, deverão elaborar um cartaz com as atitudes e comportamentos que contribuam para a melhoria da qualidade do ar na escola e na sua envolvente (bairro, localidade ou cidade). Este deve estar afixado na escola, num local com visibilidade.
O cartaz deve ter uma orientação vertical e um conjunto de pelos menos 6 frases.
INFORMAÇÃO SOLICITADA PARA CONCURSO
A participação neste concurso concretiza-se através da colocação, na plataforma Eco-Escolas, das fotografias do trabalho realizado e a informação solicitada. Deve ser feito o upload de um conjunto de seis fotografias representativas do trabalho, acompanhada da respetiva legenda. As fotografias devem apresentar:
- idade dos alunos
- título do cartaz
- frases do cartaz
- cartaz final
- fases de desenvolvimento do trabalho
É ainda solicitada, uma memória descritiva onde devem constar informações relativas ao processo de construção do trabalho (metodologia utilizada e envolvimento dos alunos).
ManifestAR – 2º escalão | 2º e 3º ciclo e
ManifestAR – 3º escalão | ensino secundário, profissional e superior
O Manifesto pelo Ar deverá contemplar para além do cartaz, com as atitudes e comportamentos que contribuam para a melhoria da qualidade do ar na escola e na sua envolvente (bairro, localidade ou cidade), a produção de materiais para divulgação e sensibilização (panfletos, flyers, marcadores de livros…), junto da comunidade escolar e/ou da comunidade local. Os participantes devem encontrar a melhor metodologia para que a mensagem chegue ao maior número de pessoas, demonstrando a forma como foi efetivada essa sensibilização e divulgação.
O cartaz deve ter uma orientação vertical e um conjunto de pelos menos 6 frases.
A conceção, design e apresentação do cartaz é da responsabilidade da escola. Este deve estar afixado na sala de aula ou à entrada da escola e ter uma dimensão superior a um metro quadrado.
INFORMAÇÃO SOLICITADA PARA CONCURSO
A participação neste concurso concretiza-se através da colocação, na plataforma Eco-Escolas, das fotografias do trabalho realizado e a informação solicitada. Deve ser feito o upload de um conjunto de seis fotografias representativas do trabalho, acompanhada da respetiva legenda. As fotografias devem apresentar:
- idade dos alunos
- título do cartaz
- frases do cartaz
- cartaz final
- fases de desenvolvimento do trabalho
- materiais de divulgação e sensibilização
É ainda solicitada, uma memória descritiva onde devem constar informações relativas ao processo de construção do trabalho (metodologia utilizada e envolvimento dos alunos).
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os trabalhos terão os seguintes critérios de avaliação:
- Qualidade e rigor da informação
- Processo e envolvimento dos alunos
- Criatividade e originalidade
- Estética/efeito final
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.