Participantes
Podem participar escolas e alunos de todos os graus de ensino:
- 1º Escalão: JI e 1º ciclo;
- 2º Escalão: 2º e 3º ciclo;
- 3º Escalão: secundário, profissional e superior.
Objetivos
- compreender os aspetos relativos à qualidade do ar (e/ou) às alterações climáticas: causas e consequências;
- investigar soluções avaliando os prós e contras;
- desenvolver o espírito crítico, autonomia e criatividade;
- aprender através da gamificação.
Descrição
Esta atividade desafia as escolas de todos os graus de ensino a elaborar um jogo, onde devem ser trabalhados e evidenciados os principais poluentes e respetivas fontes da poluição do ar.
Exemplo: jogo de pares, jogo digital, jogo de tabuleiro, jogo de correspondência, etc.
Prémios
A designar
Características do trabalho
O trabalho deve ter um formato de Jogo didático, onde devem ser trabalhadas e evidenciadas os principais poluentes e respetivas fontes da poluição do ar, consequências e efeitos da poluição atmosférica (efeitos globais e efeitos dos poluentes da qualidade do ar) e possíveis resoluções para o problema.
Prazos
A inscrição na atividade decorre até 28 de fevereiro.
Os trabalhos devem ser inseridos na plataforma Eco-Escolas até 31 de maio.
Resultados até 30 de julho; entrega dos prémios no Galardão Eco-Escolas.
Avaliação
Os critérios de avaliação são os seguintes:
- Criatividade e originalidade
- Envolvimento dos alunos
- Executabilidade do jogo
Júri
O júri será constituído por elementos da Comissão Nacional Eco-Escolas, ABAE e APA: DCOM e DGA.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.