Desafio | Jogos

Participantes

Podem participar escolas e alunos de todos os graus de ensino:

  • 1º Escalão: JI e 1º ciclo;
  • 2º Escalão: 2º e 3º ciclo;
  • 3º Escalão: secundário, profissional e superior.

 

Objetivos

  • compreender os aspetos relativos à qualidade do ar (e/ou) às alterações climáticas: causas e consequências;
  • investigar soluções avaliando os prós e contras;
  • desenvolver o espírito crítico, autonomia e criatividade;
  • aprender através da gamificação.
Descrição

Esta atividade desafia as escolas de todos os graus de ensino a elaborar um jogo, onde devem ser trabalhados e evidenciados os principais poluentes e respetivas fontes da poluição do ar.

Exemplo: jogo de pares, jogo digital, jogo de tabuleiro, jogo de correspondência, etc.

Prémios

A designar

Características do trabalho

O trabalho deve ter um formato de Jogo didático, onde devem ser trabalhadas e evidenciadas os principais poluentes e respetivas fontes da poluição do ar, consequências e efeitos da poluição atmosférica (efeitos globais e efeitos dos poluentes da qualidade do ar) e possíveis resoluções para o problema.

 

Prazos

A inscrição na atividade decorre até 28 de fevereiro.

Os trabalhos devem ser inseridos na plataforma Eco-Escolas até 31 de maio.

Resultados até 30 de julho; entrega dos prémios no Galardão Eco-Escolas.

 Avaliação

Os critérios de avaliação são os seguintes:

  • Criatividade e originalidade
  • Envolvimento dos alunos
  • Executabilidade do jogo
Júri

O júri será constituído por elementos da Comissão Nacional Eco-Escolas, ABAE e APA: DCOM e DGA.

 

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