Queres levar a tua turma ao Ocenário?
Queres levar a tua turma ao Oceanário?
Então faz uma campanha a favor do teu animal favorito.

A ABAAE em parceria com o Pingo Doce, está a oferecer bilhetes para o Oceanário de Lisboa com uma turma. Este ‘desafio relâmpago’ consiste na realização de uma campanha com recurso a cartazes onde deverá constar a ilustração de uma espécie marinha protegida à escolha dos participantes e os motivos pela qual a mesma foi selecionada.

Enquadramento

De acordo com dados da IUCN, destacam-se as mais de 42 mil espécies ameaçadas de extinção, aí incluindo-se, entre muitos outros, 41% de anfíbios, 27% de mamíferos, 36% de corais de recife, 21% de répteis e 13% de aves. Dos 1,7 milhões de espécies já identificadas, a Lista Vermelha avaliou o risco de extinção de quase 105 mil. A estes dados acrescem os dados do Relatório Planeta Vivo, da WWF, que indicam que a abundância de vida selvagem (mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes) teve uma queda média de 69‰ desde 1970.  Este desafio consiste em desenvolver uma campanha para salvar um animal marinho em risco de extinção.

Metodologia

Após investigação sobre as espécies marinhas ameaçadas a turma deverá escolher o seu animal preferido.
Nota: a espécie selecionada deverá constar da lista de espécies classificadas como ameaçadas (níveis Vulnerável, Em Perigo ou Criticamente em perigo) pela Lista Vermelha da International Union for Conservation of Nature and Natural Resources (IUCN). Exemplos: Enguia europeia ou Meixão (Anguilla anguilla); Tubarão-Azul (Prionace glauca).

Posteriormente a turma deverá decidir quais os principais aspetos a apresentar na campanha.
Como produtos deverão realizar:

• um cartaz físico (A1- vertical) onde deverá constar a espécie selecionada, os motivos para a sua escolha e as principais ameaças
  • um vídeo até 1 minuto com a campanha (opcional)

Poderão ser apresentados tantos trabalhos quanto as turmas de 3º e 4º ano existentes na Escola.
Exemplo: A Escola “A” possui duas turmas de 3º ano e uma de 4º ano. Poderá apresentar três trabalhos no total. A Escola “B” possui duas turmas de 3º ano e quatro turmas de 4º ano. Poderá apresentar seis trabalhos no total.

CONCURSO

Para participar no Concurso deverá ser feito até 17 de junho, o upload na plataforma Eco-Escolas dos seguintes elementos:
1- Memória descritiva que deve incluir o nome da espécie selecionada, a justificação da respetiva campanha e o modo como foi executado todo o trabalho desenvolvido;
2- Fotografias do cartaz (até 6 fotografias que devem incluir uma visão geral, e uma mais detalhada do cartaz desenvolvido). Nota: As fotografias serão divulgadas posteriormente.
3- Vídeo de 1 minuto onde apareçam os intervenientes a fazer a campanha pelo seu animal favorito (opcional)

Ver Trabalhos 2024
Destinatários

Alunos 1.º ciclo: 3º e 4º ano de escolaridade

Prazos

Submeter a informação solicitada na plataforma Eco-Escolas até 17 de junho de 2024.

Critérios

Valoriza-se a escolha da espécie marinha, a justificação apresentada na campanha e a qualidade e originalidade final do conjunto do(s) trabalho(s). Será dada preferência aos trabalhos que apresentam as duas peças (cartaz e vídeo).

Júri

O júri será constituído por elementos da Comissão Nacional Eco-Escolas, ABAAE e Pingo Doce.

Prémios

Serão premiadas 100 turmas de 25 alunos com bilhetes para o Oceanário de Lisboa.

Nota: O prémio atribuído apenas se limita à distribuição de bilhetes. O transporte das turmas vencedoras para o Oceanário de Lisboa terá de ser assegurado pela(s) própria(s) Escola(s).

Projeto em parceria com: