No passado sábado, dia 22 de junho, durante o festival de música Rock in Rio Lisboa, realizou-se a campanha “Caça à Beata”, numa parceria entre a ABAAE (Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação) e o festival, com a ajuda fulcral da Rede Biataki. A ação contou com a participação de cerca de 60 pessoas, incluindo sete escuteiros do Corpo Nacional de Escutas (CNE) e da Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP). Esta ação de sensibilização foi enquadrada no projeto Internacional Litter Less Campaign, que pretende sensibilizar para a temática da redução do lixo e resíduos, promovendo mudanças de comportamento sustentáveis e a literacia ambiental dos jovens nas escolas e comunidade local.
O objetivo principal desta iniciativa foi a sensibilização para a problemática do descarte inadequado de beatas de cigarro e a sua significativa contribuição para a poluição. Através da “Caça à Beata”, procurou-se não só limpar o recinto do festival, mas também alertar o público para a importância de comportamentos mais sustentáveis. No total, cerca de 21 litros foram recolhidos em apenas 45 minutos, totalizando cerca de 10500 beatas de cigarro.
Compostas por filtros que contêm produtos químicos tóxicos, as beatas podem levar até 10 anos a decompor-se, contaminando os solos e recursos hídricos. No contexto de um grande evento como o Rock in Rio Lisboa, a acumulação destes resíduos pode ser particularmente preocupante devido à sua nova localização no Parque Tejo.
Os escuteiros, conhecidos pelo seu compromisso com a natureza e a comunidade, desempenharam um papel ativo na execução da campanha. David Paulos, um dos escuteiros participantes, sublinhou que “é muito importante os escuteiros participarem nesta campanha Litter Less pois assim põem em prática o lema escutista de deixar o mundo um pouco melhor que o encontraram”
A “Caça à Beata” no Rock in Rio Lisboa 2024 é um exemplo de como através de pequenas mudanças no comportamento individual e na organização de eventos de grande escala podemos de facto ter um mundo mais limpo.