Praia do Magoito | Sintra

By Maio 25, 2024 Junho 26th, 2024 Limpeza de Praia

A ida à praia de Magoito foi organizada pela Coordenadora Eco-Escolas da Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos – Conceição Marques – , em parceria com a ABAAE e a Câmara Municipal de Sintra. Um grupo de 32 pessoas (17 alunos do 2.º e 3.º ciclos, 3 crianças e 9 encarregados de educação) dedicou o seu sábado de manhã a esta atividade.
Pelas 10:15h, Margarida Gomes, da ABAAE, fez uma breve apresentação sobre os tipos de lixo marinho e as ameaças que estes provocam ao interagir com a fauna marinha.
De seguida, durante 40 minutos, procurámos o lixo escondido na areia e nas rochas da praia.
Encontrámos muitos microplásticos, beatas, tampas de plástico de sprays, colheres, cartuchos da caça, pacotes de sumo, muitos pauzinhos de cotonetes, caricas, sacos de plástico, copos, garrafas, anzóis, cordas das embarcações, paus, paletes e muitos outros objetos.
No final, fez-se a separação, pesagem e a contagem dos diferentes tipos de lixo cujos resultados foram divulgados no Conselho Eco-Escolas.

Algumas opiniões dos jovens que particiaram:

– Na manhã de ação de limpeza da praia do Magoito aprendi muito sobre os lixos mais comuns que vão parar ao mar. Fiquei também a saber que esses lixos vão das nossas casas. Nunca pensei encontrar tantos paus de cotonetes e microplásticos. Temos mesmo que mudar os hábitos das pessoas! Gostei muito e diverti-me imenso! Obrigada. Gabriela (5.º ano)

– Eu gostei muito deste dia porque foi muito trabalhador, mas divertido. Também aprendi  uma coisa que eu nunca tinha imaginado, é como pode haver tantos tipos diferentes de lixo, como cotonetes, brinquedos ou restos
de construção. Só numa hora, na praia do Magoito, apanhamos cerca de 45 kg de lixo.
Acho que foi um dia muito importante, porque ajudamos muito os animais e a natureza. Henrique (5.º ano)

– Gostei muito da manhã passada na praia na missão do AMARoMAR. Gostei muito do
convívio com os colegas enquanto ao mesmo tempo pudemos estar a ajudar a natureza,
fazendo-o em conjunto. Gostaria de repetir estas atividades, mas durante mais tempo. Santiago (8.º ano)

– Gostei da experiência e convívio. Acho esta atividade importante para o Ambiente e fiquei chocado com a quantidade de lixo que há na praia. Simão (8.º ano)

– Eu gostei muito da iniciativa pois acredito que isto possa ser um pequeno passo para um
grande futuro. Estivemos menos de 1h a apanhar lixo na praia e verificou-se aquilo que eu menos esperava… a praia estava tão poluída! Sara (8.º ano)

– Acreditamos que foi uma experiência valiosa para os pais, professores e alunos que participaram na limpeza de praia do Magoito.Foi um passeio familiar, numa praia maravilhosa que frequentamos e que aparentemente estava limpa. Mas em menos de s uma hora, a quantidade e variedade de lixo que apanhamos foi impressionante… É facilmente
percetível, o lixo trazido pelo mar e o que é deixado na areia pelos banhistas.
Foi uma excelente forma de sensibilização da necessidade de proteger e preservar o habitat marinho. É importante olhar em redor e cuidarmos do que é de TODOS. Família Martins (Encarregada de Educação)

– É de louvar esta atividade desenvolvida no âmbito do projeto do Eco-Escolas envolvendo pais e filhos na proteção do ambiente e das nossas praias, aumentando a sensibilização para este tema tanto para os pais como para os filhos.
Este planeta é único no Universo (para já) tendo as condições ideais para desenvolvimento da vida em toda a sua variedade e diversidade, será uma pena esta geração não conseguir cuidar do planeta e dessas condições ideais para as gerações futuras.
Para nós enquanto família foi muito importante  e interessante participar, voltaremos de certeza a estar presentes  noutras atividades comoes ta. Família Brites