Novo Tema do Ano: Ação Climática

Para além dos temas base que continuam a ser “Resíduos”, “Água” e “Energia”, no ano letivo 2024/25, as escolas podem optar por escolher um dos 3 temas do ano: “Espaços Exteriores”, “Biodiversidade: Preservar e Regenerar ou “Ação Climática”.
Espaços Exteriores porque uma Eco-Escola tem que cuidar do seu espaço exterior e da envolvvente da escola. Muitos dos projetos lançados à rede como as Hortas Bio, Biodiversidade na Minha Escola, Eco-Trilhos, Muros com Vida, Recreios com Vida, visam precisamente incentivar a vivência do espaço exterior da escola quer em termos ludicos, quer pedagógicos.
Biodiversidade, Preservar e Regenerar devido à importância da sua preservação. em especial na Década das Nações Unidas Recuperação dos Ecossistemas 2021-2030.
Por último, a Ação Climática passa a integrar os temas do ano, desafiando as Eco-Escolas a refletir e agir no sentido de combater as mudanças climáticas e os seus impactos.