Concurso de Ideias Eco-Pátios
“Jovens Arquitetos”. Pensar os espaços exteriores da minha escola
“Jovens Arquitetos”. Pensar os espaços exteriores da minha escola
Representando uma área significativa da superfície urbana, os espaços exteriores das escolas caracterizam-se, muitas vezes, pela sua aridez, pelas superfícies impermeabilizadas e subvalorização (tanto sob o ponto de vista ambiental como educativo). Tendo em conta a área extensa que ocupam e o enorme potencial que apresentam para a criação de uma rede de espaços naturalizados e climaticamente mais resilientes, estes espaços constituem uma oportunidade para a mitigação do impacto das alterações climáticas, para complementarem os espaços educativos da escola e oferecerem espaços sociais mais justos e inclusivos.
Se desenhados para este fim, os espaços exteriores podem ser importantes abrigos climáticos, atenuando o efeito de Ilha de Calor Urbano e mitigando o stress térmico sentido pelas comunidades, principalmente em dias de ondas de calor.
A extensão territorial e o alcance social das escolas proporcionam uma oportunidade estratégica de intervenção nos âmbitos educativo, social e ambiental, não apenas para a comunidade escolar, mas também para as comunidades locais.
Este concurso pretende a conceção de soluções sustentáveis para os espaços exteriores escolares, que assentam nas seguintes premissas:
O objetivo passa por criar um projeto para o todo ou uma parte do espaço exterior da escola, dentro daquilo que cada instituição participante pretende que seja o Pátio ideal, em que as premissas mencionadas sejam respeitadas.
O esboço do projeto pode ser feito à mão (incluindo desenhos, colagens, pinturas, etc.) ou de forma digital, sendo necessário preencher um formulário próprio que corresponde à memória descritiva do projeto. Serão premiados os três melhores projetos.
Os trabalhos finais submetidos serão projetados/divulgados no evento EcoPátios_DesignLab, que irá decorrer de dia 4 a 6 de novembro no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, Campus Alameda Lisboa. No final do evento serão anunciados os três projetos premiados.
Para participar neste projeto deverá inscrever-se na Plataforma Eco-Escolas e submeter o trabalho.
(veja as questões a responder no formulário).
Os trabalhos terão de ser submetidos até dia 28 de outubro de 2024.
O júri será constituído por um membro do IST, um membro da ABAAE e um convidado, a indicar pela ABAAE e IST.
Os critérios de análise dos trabalhos serão definidos pelo júri, que irá privilegiar:
i) a criatividade, inovação e sustentabilidade das estratégias e ideias propostas no esboço,
ii) a clareza na apresentação das próprias ideias no esboço,
iii) a capacidade de dar resposta a problemas identificados no contexto específico da sua comunidade escolar;
iv) a potencial eficácia das estratégias no incremento da sustentabilidade ambiental e social.
Escolas do 1º ciclo, 2º e 3º ciclo
Serão atribuídos prémios monetários às escolas que apresentarem melhores projetos (melhor avaliação global). Verba total disponível para prémios: 2250€.
Poderão ser atribuídos até 3 prémios, de acordo com a seguinte distribuição: 1.º prémio: 1.000€; 2.º prémio: 750€; 3.º prémio: 500€.
1 – Ponto de partida/diagnóstico
– Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos)
– Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes)
– Indique a área do espaço exterior da escola (m2)
– Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m2):
2 – Descrição do projeto
2.1- Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver
2.2- A intervenção é de carater temporário ou permanente? (explicite)
2.3-Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado (selecione 1 ou mais opções):
2.3.1-Como vai ser utilizado:
– atividades pedagógicas
– atividades lúdicas
– espaço de utilização livre
– outras utilizações (especificar)
2.4-O projeto contribui para (selecione 1 ou mais e explicite:
– promover a biodiversidade. (explicite)
– minimizar os impactos das alterações climáticas. (explicite)
– um uso mais eficiente da água. (explicite)
– melhorar a qualidade do ar. (explicite)
– minimizar o ruído. (explicite)
– promover a economia circular. (explicite)
– promover a inclusão. (explicite)
– melhorar as condições de aprendizagem. (explicite)
– melhorar a qualidade dos tempos livres. (explicite)
– outras contribuições (explicite)
2.5- Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos
2.6- Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular
2.7- Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade – Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto
3 – Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1- Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando.
3.2- Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros.
3.3- Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto.
3.4- Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto.
3.5- Identifique as principais dificuldades(riscos) que poderá ter o projeto.
4-Anexos
4.1- Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar
4.2- Anexe um esboço onde represente estão representados os principais elementos do projeto