Escola EB 2,3 Dr. José Neves Júnior

Município: Faro

Informação
Agrupamento:

Escolas Pinheiro e Rosa, Faro

Grau de ensino:

2º Ciclo
3º Ciclo

Tipo de Escola:

Pública

Localização
Distrito: Faro
Concelho: Faro

Morada:
Rua Dr. Emilio José Campos Coroa
8005-218 Faro

Telefone:
289892090; 966054818

Localização GPS: 

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
  1. 1996-1997
  2. 1997-1998
  3. 1998-1999
  4. 1999-2000
  5. 2000-2001
  6. 2001-2002
  7. 2002-2003
  8. 2003-2004
  9. 2004-2005
  10. 2005-2006
  11. 2006-2007
  12. 2007-2008
  13. 2008-2009
  14. 2009-2010
  15. 2010-2011
  16. 2011-2012
  17. 2012-2013
  18. 2013-2014
  19. 2014-2015
  20. 2015-2016
  21. 2016-2017
  22. 2017-2018
  23. 2018-2019
  24. 2019-2020
  25. 2020-2021
  26. 2021-2022
  27. 2022-2023
  28. 2023-2024
  29. 2024-2025

    2024-2025

    inscrita

Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas

A nossa escola apresenta a candidatura ao Programa Eco-Escolas com o propósito de integrar uma iniciativa internacional que promove a educação ambiental, a sustentabilidade e a responsabilidade social. Reconhecemos o papel fundamental que as instituições de ensino desempenham na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente.

Descrição do Programa Eco-Escolas
O Eco-Escolas é um programa coordenado a nível internacional pela Foundation for Environmental Education (FEE) e, em Portugal, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Tem como objetivo encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Através de uma metodologia participativa, o programa envolve toda a comunidade escolar na implementação de um sistema de gestão ambiental, seguindo os sete passos: Conselho Eco-Escolas, Auditoria Ambiental, Plano de Ação, Monitorização e Avaliação, Trabalho Curricular, Informar e Envolver, e o Eco-Código.

Motivação e Objetivos da Escola
A decisão de aderir ao Programa Eco-Escolas é motivada pela nossa vontade de:

Promover a Educação Ambiental: Integrar práticas sustentáveis no dia a dia escolar e no currículo, sensibilizando os alunos para a importância da proteção ambiental.
Envolver a Comunidade Escolar: Fomentar a participação ativa de alunos, professores, funcionários e pais em projetos que visam melhorar o ambiente escolar e a comunidade local.
Desenvolver Competências: Estimular o desenvolvimento de competências transversais nos alunos, como o pensamento crítico, a cooperação e a cidadania ativa.
Atividades Eco-Escolas Planeadas

No âmbito do programa, planeamos implementar as seguintes atividades:

– Formação do Conselho Eco-Escolas: Constituir um grupo representativo da comunidade escolar para coordenar e orientar as iniciativas ambientais.
– Auditoria Ambiental Inicial: Realizar uma avaliação das práticas atuais da escola em áreas como energia, água, resíduos, biodiversidade e transportes, identificando pontos fortes e áreas de melhoria.
– Elaboração do Plano de Ação: Definir estratégias e atividades específicas para abordar as necessidades identificadas na auditoria, estabelecendo metas claras e realistas.

Projetos Específicos:
– Gestão de Resíduos: Implementar programas de reciclagem e compostagem, reduzindo a quantidade de resíduos enviados para aterro.
– Eficiência Energética: Promover campanhas de sensibilização para a poupança de energia, instalar iluminação LED e sensores de movimento.
– Conservação da Água: Introduzir dispositivos de redução de fluxo nas torneiras e incentivar o uso responsável da água.
– Biodiversidade: Criar hortas e jardins pedagógicos, promovendo a aprendizagem sobre flora e fauna locais.
– Mobilidade Sustentável: Incentivar o uso de transportes alternativos, como bicicletas e caminhadas, através de campanhas e eventos.
– Trabalho Curricular Integrado: Incorporar temas ambientais nos planos de aula, promovendo projetos interdisciplinares que relacionem a sustentabilidade com as diferentes áreas do conhecimento.
– Envolvimento da Comunidade: Organizar eventos abertos à comunidade, como palestras, workshops e feiras ambientais, fortalecendo a ligação entre a escola e a sociedade.
– Eco-Código: Desenvolver, com a participação dos alunos, um conjunto de princípios e regras que reflitam os valores ambientais da escola, a serem divulgados e praticados por todos.

Monitorização e Avaliação
Estabeleceremos indicadores de desempenho para monitorizar o progresso das atividades e o alcance das metas propostas. O Conselho Eco-Escolas reunirá periodicamente para avaliar os resultados, permitindo ajustes e melhorias contínuas no plano de ação.

Compromisso com a Sustentabilidade
A nossa escola está comprometida com a promoção de uma cultura de sustentabilidade que perdure além do programa. Pretendemos que as práticas implementadas se tornem parte integrante da identidade escolar, contribuindo para a formação de indivíduos responsáveis e conscientes do seu papel na construção de um futuro sustentável.

Conclusão
Ao integrar o Programa Eco-Escolas, reafirmamos o nosso compromisso com a educação ambiental e a sustentabilidade. Acreditamos que, através da participação ativa de toda a comunidade escolar, poderemos alcançar mudanças significativas no comportamento ambiental e contribuir positivamente para a sociedade e o planeta.