Leva a tua turma ao Oceanário c/o o Programa Mar Vivo do Pingo Doce
Queres levar a tua turma ao Oceanário?
Então faz uma campanha a favor do teu animal favorito.

A ABAAE em parceria com o Pingo Doce, está a oferecer bilhetes para o Oceanário de Lisboa com uma turma. Este desafio consiste na realização de uma campanha/ação de cidadania e respetiva comunicação através do preenchimento de um relatório/formulário disponibilizado na plataforma Eco-Escolas onde deverão estar especificados os seguintes itens: (1) espécie selecionada; (2) ação/campanha; (3) localização e temporalidade; (4) Público-alvo.

Terá como base a escolha de uma espécie ameaçada da Lista Vermelha da IUCN e respetivas ameaças e serão premiadas com bilhetes para o Oceanário, todas as boas campanhas/ações de cidadania submetidas. As turmas que apresentem as 5 melhores ações/campanhas, para além dos bilhetes para o Oceanário, serão premiados com um Vale Pingo Doce no valor de 150€.

Enquadramento

De acordo com dados da IUCN, destacam-se as mais de 42 mil espécies ameaçadas de extinção, aí incluindo-se, entre muitos outros, 41% de anfíbios, 27% de mamíferos, 36% de corais de recife, 21% de répteis e 13% de aves. Dos 1,7 milhões de espécies já identificadas, a Lista Vermelha avaliou o risco de extinção de quase 105 mil. A estes dados acrescem os dados do Relatório Planeta Vivo, da WWF, que indicam que a abundância de vida selvagem (mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes) teve uma queda média de 69‰ desde 1970.  Este desafio consiste em desenvolver uma campanha para tornar visíveis as ameaças das espécies em risco de extinção.

Metodologia

Após investigação sobre as espécies ameaçadas a turma deverá escolher o seu animal preferido (terrestre ou marinho).

Nota: a espécie selecionada deverá constar da lista de espécies classificadas como ameaçadas (níveis Vulnerável, Em Perigo ou Criticamente em perigo) pela Lista Vermelha da International Union for Conservation of Nature and Natural Resources (IUCN). Exemplos: Enguia europeia ou Meixão (Anguilla anguilla); Pardela-balear (Puffinus mauretanicus); etc.

Posteriormente, a turma deverá decidir quais os principais aspetos a descrever na campanha/ação de cidadania, através de trabalho de pesquisa para abordar as causas e consequências das principais ameaças da espécie selecionada. Como produtos deverão preencher um formulário com a descrição da ação realizada, onde devem estar especificados os seguintes itens:

  • Espécie selecionada – onde deverão especificar o nome da espécie selecionada (nome comum e nome científico), estatuto de conservação e ameaças identificadas;
  • Ação/campanha – a ação ‘hands-on’ propriamente dita, podendo as mesmas constituírem uma limpeza de praia, realização de um trilho, construção de uma caixa-ninho, etc, desde que a mesma possa ser relacionada com a ameaça da espécie identificada;
  • Localização e temporalidade – quando e onde se realizou a ação descrita;
  • Público-alvo – para quem é dirigida a ação realizada e respetiva justificação.

Poderão ser apresentados tantos trabalhos quanto as turmas de 3º e 4º ano existentes na Escola. Exemplo: A Escola “A” possui duas turmas de 3º ano e uma de 4º ano. Poderá apresentar três trabalhos no total. A Escola “B” possui duas turmas de 3º ano e quatro turmas de 4º ano. Poderá apresentar seis trabalhos no total.

Concurso

Para participar no Concurso deverá ser feito até 13 de junho, o upload na plataforma Eco-Escolas dos seguintes elementos:

  • Espécie selecionada – onde deverão especificar o nome da espécie selecionada (nome comum e nome científico), estatuto de conservação e ameaças identificadas;
  • Ação/campanha – a ação ‘hands-on’ propriamente dita, podendo as mesmas constituírem uma limpeza de praia, realização de um trilho, construção de uma caixa-ninho, etc, desde que a mesma possa ser relacionada com a ameaça identificada da espécie selecionada e o modo como o trabalho foi desenvolvido.
  • Localização e temporalidade – quando e onde se realizou a ação descrita;
  • Público-alvo – para quem é dirigida a ação realizada e respetiva justificação;

Destinatários

Alunos 1.º ciclo: 3º e 4º ano de escolaridade

Prazos

Submeter a informação solicitada na plataforma Eco-Escolas até 18 de abril de 2025.

Critérios

Valoriza-se a escolha da espécie, o enfoque nas ameaças e a justificação apresentada na campanha, assim como a qualidade e originalidade final do conjunto do(s) trabalho(s).

Júri

O júri será constituído por elementos da Comissão Nacional Eco-Escolas, ABAAE e Pingo Doce.

Prémios

Serão premiadas até 320 turmas de 25 alunos com bilhetes para o Oceanário de Lisboa. Os 5 melhores relatórios serão premiados com um Vale Pingo Doce no valor de 150€.

Nota: O prémio atribuído apenas se limita à distribuição de bilhetes. O transporte das turmas vencedoras para o Oceanário de Lisboa terá de ser assegurado pela(s) própria(s) escola(s).

Projeto em parceria com: