Microflorestas nas Eco-Escolas

Concurso de Ideias Microflorestas nas Eco-Escolas
A minha Escola precisa de uma microfloresta porque…

Os espaços exteriores das escolas são muitas vezes marcados por se apresentarem como zonas impermeabilizadas e subvalorizadas educativa e ambientalmente. No entanto, muitas destas áreas podem oferecer um enorme potencial para a criação de microflorestas urbanas. Um dos procedimentos de plantação utilizado para a conceção destas microflorestas é o método Miyawaki, que incentiva a densa plantação de espécies nativas — árvores, arbustos e herbáceas — respeitando o Potencial Natural da Vegetação e a Fitossociologia.

Além de funcionarem como áreas naturalizadas e climaticamente resilientes, as microflorestas urbanas contribuem, localmente, para a mitigação dos impactos das alterações climáticas. Tendo em conta que as escolas são um importante ator da sociedade, é de valorizar o seu papel ativo no movimento de reflorestação do país, não só pelos benefícios ambientais provenientes do mesmo, como também pelo valioso recurso pedagógico, que é a participação ativa dos alunos e docentes no processo da plantação e manutenção de uma microfloresta na sua própria escola.

Metodologia

Este concurso pretende a conceção de soluções sustentáveis para a criação de microflorestas nos espaços exteriores escolares, que assentam nas seguintes premissas:

1. Renaturalização das escolas maximizando a área vegetal, usando como base o método de Miyawaki, para a plantação da microfloresta com uma área entre 50m2 250m2 e, desta forma, contribuir localmente para o arrefecimento da temperatura exterior, aumento do sequestro de carbono e aumento da biodiversidade, tal como para a promoção de outros benefícios ambientais e humanos.

2. Criação de um ambiente natural diversificado, de forma a reforçar a resiliência da fauna e flora nativa de Portugal, considerando que o mesmo responda às necessidades educativas específicas da comunidade escolar, em particular relativas à educação e sensibilização ambiental.

3. Estabelecimento de um acordo entre as Partes (Escola e Associação Reforest) através da assinatura de um protocolo de colaboração para cedência e utilização do terreno escolhido na Escola para reflorestação permanente, renovável de 6 em 6 anos.

Como Participar

Para participar neste projeto deverá inscrever-se na Plataforma Eco-Escolas e submeter o trabalho (veja as questões a responder no formulário).

Prazo

Os trabalhos terão de ser submetidos até dia 21 de março de 2025

Júri

O júri será constituído por dois membros da Reforest, um membro da ABAAE e um convidado, a indicar pela ABAAE e Reforest. Os critérios de análise dos trabalhos serão definidos pelo júri, que irá privilegiar:
i) A criatividade, inovação e sustentabilidade das estratégias e ideias propostas no esboço;
ii) A clareza na apresentação das próprias ideias no esboço;
iii) A capacidade de dar resposta a problemas identificados no contexto específico da sua comunidade escolar;
iv) A potencial eficácia das estratégias no incremento da sustentabilidade ambiental e social.

Prémios

Serão atribuídos prémios às escolas que apresentarem as melhores propostas (melhor avaliação global). Verba total disponível para prémios: 15.000€ (quinze mil euros), repartida em 3 prémios, no valor de 5.000€ (cinco mil euros) cada. Regras de atribuição dos prémios:
1. A ação de atribuição dos prémios é feita através do investimento por parte da Associação Reforest, que visa dar todo o apoio e orientação à Escola em todos os passos da implementação, manutenção e acompanhamento da microfloresta, sendo estes:
a. Conceção e planeamento do plano de execução e plantação;
b. Limpeza e preparação do Terreno cedido;
c. Implementação do sistema de rega (se necessário);
d. Compra das sementes e plantas;
e. Plantação da microfloresta
f. Instrução sobre a manutenção* da microfloresta, a curto e longo prazo;
g. Acompanhamento regular por parte da Associação*principalmente rega e remoção de ervas daninhas

2. A ajuda financeira a cada proposta premiada, será correspondente à quantia de 5.000€ (cinco mil euros) mencionada em “PRÉMIOS”, sendo que a mesma é ajustada, caso a caso, podendo cobrir parte ou a totalidade dos custos da microfloresta a ser plantada, de acordo com o local e tamanho da área escolhida.

3. Nos casos em que o custo total da microfloresta seja superior a 5.000€ (cinco mil euros), a Associação premiará a Escola com a quantia individual mencionada em “PRÉMIOS”, no entanto, a proposta só será aceite caso a Escola se comprometa a assegurar o pagamento do remanescente valor total dos custos.

4. Nos casos em que o custo total da microfloresta seja inferior a 5.000€ (cinco mil euros), a proposta será aceite, sendo o custo total suportado pela Associação, e o valor remanescente do prémio, partilhado com uma outra quarta Escola interessada no concurso, na condição de que a mesma assuma os restantes eventuais custos do projeto.

Público-Alvo

Escolas:
• Do 1º ao 3º ciclo de escolaridade, inclusive
• Localizadas na Área Metropolitana de Lisboa:
             Inclui-se os 18 municípios: Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.
• Localizadas numa área muito urbanizada e com pouca vegetação envolvente

Formulário

1. Escolha da área a intervencionar:
a) Localize a Escola numa imagem satélite (google maps), mostrando o espaço envolvente direto
b) Localize a área escolhida numa imagem satélite (google maps)
c) Indique a área do espaço exterior da escola (m2)
d) Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m2)
e) Indique qual a forma da área escolhida (quadrada, retangular, circular, etc)
f) Indique qual o uso atual da área escolhida
g) Indique se, na envolvente da área escolhida, há acesso fácil a algum ponto de água
h) Faça uma breve descrição do estado atual da área escolhida (betão, pedra, relvado, areia, solo (e quais as suas condições atuais), se tem alguma árvore, se tem algum tipo de sistema de rega, etc

2. Porquê uma microfloresta na minha Escola?
a) Indique a principal ou principais razões da Escola querer plantar uma microfloresta no espaço exterior das suas instalações
b) Indique qual ou quais os objetivos da Escola aquando da plantação da microfloresta pelo método de Miyawaki
c) Refira qual a importância da plantação de espécies nativas
d) A Microfloresta contribui para (selecione 1 ou mais e explicite):
1. Promover a biodiversidade. (explicite)
2. Minimizar os impactos das alterações climáticas. (explicite)
3. Um uso mais eficiente da água. (explicite)
4. Melhorar a qualidade do ar. (explicite)
5. Minimizar o ruído. (explicite)
6. Promover a economia circular. (explicite)
7. Promover a inclusão. (explicite)
8. Melhorar as condições de aprendizagem. (explicite)
9. Outras contribuições (explicite)
e) As microflorestas, quando bem cuidadas durantes os três primeiros anos após a sua plantação, podem durante centenas de anos. Comente esta frase, dando a sua opinião em relação ao futuro da microfloresta na sua Escola.

3. Equipa responsável:
Sabendo que é necessária uma manutenção regular da microfloresta nos primeiros três anos após a plantação, é importante a existência de uma equipa de Escola, responsável para estar em contacto com a Associação Reforest, para acompanhar todos os passos do projeto, e para fazer a manutenção da microfloresta.
a) Refira a importância de uma equipa da Escola, responsável pelo projeto
b) Indique o número previsto de pessoas a incluir na equipa responsável
c) Identifique as pessoas da equipa responsável (coordenadores, docentes, discentes, funcionários, jardineiros, outros)
d) Indique o nome da pessoa líder da equipa (para fazer a ponte de comunicação entre a Associação e a equipa)
e) Atualmente a Escola conta já com algum grupo que costuma realizar algum tipo de atividades ambientais? Se sim, descreva o mesmo em relação ao número de pessoas e o qual seu papel na comunidade escolar.

4. Comunidade Escolar:
a) Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular
b) Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade.
c) Refira qual seria a melhor data para a plantação, tendo em conta o calendário escolar adotado, e tendo em conta que as plantações devem acontecer preferencialmente entre outubro e dezembro.

5. Recursos e Avaliação:
a) Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros.
b) Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto.
c) Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto.
d) Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto.

6. Anexos
a) Anexe um esboço onde se representem os principais elementos do projeto
b) Anexe fotografias da área escolha para a plantação

Projeto em parceria com: