
No âmbito do projeto “A Biodiversidade da Minha Escola”, decorrerá no dia 4 de abril de 2025, um webinar com o mesmo nome, na plataforma zoom, entre as 18h00 e as 19h00, seguido de um período adicional para esclarecimento de dúvidas até às 19h30.
O principal objetivo é o de partilhar informação bem como algumas algumas estratégias, metodologias, e ferramentas úteis aos desenvolvimento do Projeto.
Esta sessão destina-se a professores, e contará com dois especialistas na área da biodiversidade.
Inscrições
A participação é livre mas carece de inscrição que deve ser realizada até 3 de abril.
Programa da Sessão
4 de abril | 18h- 19h
- Abertura. Francisco Teixeira. APA
- Projeto “A Biodiversidade da Minha Escola” | Margarida Gomes. ABAAE
- “A Biodiversidade nos currículos” | José Janela. Quercus
- “Promover a consciência sobre as plantas – ferramentas e atividades práticas para o ensino” | João Duarte. SPBotânica
Formadores
João Duarte
Licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e atualmente a frequentar o Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-UL). Com experiência na amostragem e identificação de plantas, presta serviços de consultoria em botânica e participa ativamente em bioblitzs organizados pela Sociedade Portuguesa de Botânica (SPBotânica), da qual é vogal da direção desde março de 2024.
José Janela
Licenciado em Biologia (Ramo de Formação Educacional) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e mestre em Cidadania Ambiental e Participação pela Universidade Aberta. Professor de Biologia e Geologia no Agrupamento de Escolas José Régio, Portalegre, está atualmente destacado para a coordenação de projetos de educação ambiental na Quercus, como o projeto Green Cork Escolas. É também presidente da Direção do Núcleo Regional de Portalegre da Quercus e membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS).
Margarida Gomes
Licenciada em Geografia, pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa . Diploma de Estudos Avançados em Território, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável- Faculdade de Ciência e Tecnologia. Universidade Nova de Lisboa.
Certificada como formadora, exerceu funções docentes no ensino secundário desde 1982, tendo dinamizado na escola diversos projetos e núcleos de ambiente. Durante esse período, foi também autora de Programas e de Livros Didáticos para o ensino secundário.
Desde 2000 que exerce funções de Diretora técnico-pedagógica na ABAAE, onde se encontra em mobilidade no âmbito de um protocolo entre a DGE e a APA, coordenando Programas de educação ambiental para a sustentabilidade , dirigidos a escolas – Eco-Escolas e Jovens Repórteres para o Ambiente – e também dirigidos a autarquias – ECOXXI e Eco-Freguesias XXI (sendo autora destes últimos).
Projeto “A Biodiversidade da Minha Escola”
O projeto “A Biodiversidade da Minha Escola” desafia professores e alunos de todos os graus de ensino a documentar num caderno de campo físico ou digital, a diversidade de espécies de flora, líquenes, cogumelos, aves, insetos e répteis que encontram no recinto escolar, através da observação das mesmas, da pesquisa, captura de imagens e elaboração de ilustrações.
Propõe ainda aos professores a elaboração de um Plano de Aula sobre a mesma temática.
Está aberto à participação de todas as escolas do país de todos os graus de ensino, podendo ainda ser realizada a inscrição.
- As escolas que pertencem à rede Eco-Escolas devem inscrever-se na plataforma Eco-Escolas.
- As escolas que não pertencem à rede Eco-Escolas devem inscrever-se aqui.
O projeto surge em 2021/22, fruto de uma parceria entre diversas ONGA com professores em mobilidade (DGE/APA), integrando atualmente a participação da: ABAAE, A ROCHA, ASPEA, Associação PATO, ASPEA, LPN, Oikos Leira Quercus e SPEA, e ainda a SPBotânica.
Qualquer questão contactar ecoescolas@abaae.pt