Escola Secundária Carolina Michaëlis | Boas Práticas | 2024-2025

Município: Porto
Coordenadores
  • Jacinta Rosa Moreira
Ano Letivo
2024-2025
Temas
Resíduos Espaços Exteriores Energia Biodiversidade Água
ODS
Objetivo 3 - Saúde de qualidade Objetivo 4 - Educação de qualidade Objetivo 6 - Água potável e saneamento Objetivo 13 - Ação Climática Objetivo 15 - Proteger a Vida Terrestre Objetivo 17 - Parcerias para a Implementação dos Objetivos
Descrição

A atividade “Percurso Interpretativo da Ribeira da Granja” constituiu uma boa prática educativa, integrando de forma exemplar os temas da água, biodiversidade e espaços exteriores. Realizada com alunos do 10.º ano, a atividade foi pensada para aliar observação direta do meio à construção de conhecimento interdisciplinar e ao desenvolvimento de competências de cidadania ambiental.
O percurso teve início no Jardim da Arca d’Água, local onde a ribeira tem origem em superfície, e seguiu por três troços significativos: o de Requesende – Escola do Viso, o de Grijó e o troço final, no Largo António Cálem, junto à foz do Rio Douro. Ao longo do trajeto, os alunos foram convidados a observar, questionar e recolher informação, refletindo sobre o estado ecológico da ribeira, a biodiversidade associada e o impacto da urbanização nos espaços naturais.
Como resultado do trabalho desenvolvido, os alunos elaboraram pósteres informativos, organizados em torno de três eixos temáticos: água, espaços exteriores e biodiversidade. Estes materiais permitiram não só consolidar os conhecimentos adquiridos, como também sensibilizar a comunidade educativa através da sua apresentação em contexto escolar.
Esta atividade revelou-se particularmente rica por promover a integração de saberes científicos com uma abordagem local e concreta, favorecendo a compreensão da realidade ambiental da cidade do Porto e as suas raízes históricas e culturais. Para além disso, proporcionou aprendizagens significativas fora da sala de aula, fortalecendo o envolvimento dos alunos nas questões ambientais e estimulando uma atitude crítica e interventiva face aos desafios da sustentabilidade.

Fotografias