
Reunião Internacional dos Coordenadores dos Programas Educativos da FEE
De 15 a 18 de setembro de 2025, realizou-se em Kuala Lumpur, na Malásia, o National Operators Meeting (NOM), encontro anual que reúne os representantes das organizações nacionais responsáveis pela coordenação dos Programas Educativos: Eco-Escolas, Jovens Repórteres para o Ambiente e LEAF, em cada país. O evento, que contou com a participação 88 participantes de 43 países, teve como foco a partilha de boas práticas, a discussão de estratégias conjuntas e o reforço da colaboração entre países para acelerar a implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As sessões tinham a participação da equipa da FEE. de especialistas convidados e de Operadores Nacionais das redes FEE.
O evento centrou-se em temas como greening education, qualidade educativa, equidade, ação climática, biodiversidade e colaboração entre redes nacionais e internacionais.
Ao longo de quatro dias intensivos, os participantes tiveram acesso a sessões plenárias, workshops temáticos e painéis de debate.
Alguns dos principais pontos debatidos incluíram:
- A necessidade de assegurar equidade no acesso à educação de qualidade para que escolas em contextos mais desfavorecidos tenham os mesmos recursos, apoio e capacidade de mobilizar projetos ambientais do que escolas em zonas mais favorecidas.
- Educação de qualidade e inclusiva, com destaque para metodologias inovadoras que integram os ODS nos currículos escolares;
- A adoção de abordagens práticas (hands-on), aprendizagem baseada em projetos, envolvimento comunitário e participação ativa dos jovens, para aumentar o compromisso e o impacto dos alunos.
- Ação climática e biodiversidade, analisando projetos comunitários de conservação e soluções locais de mitigação;
- Economia circular e gestão de resíduos, através da partilha de programas que mobilizam escolas e comunidades para reduzir o impacto ambiental;
- A urgência de colaboração internacional e intercâmbio de boas práticas, com redes internacionais ajudando a amplificar inovações pedagógicas, partilhar recursos, formação de professores, e fomentar solidariedade educativa.
Portugal apresenta boas práticas em dois paineis
Portugal esteve representado pela ABAAE n pessoa de Margarida Gomes que realizou duas intervenções:
- No painel “Quality Education”, foi apresentada a experiência nacional de integração dos ODS nas Eco-Escolas e a valorização das metodologias hands-on, que estimulam a aprendizagem ativa e participativa.
-
No painel “Collaboration”, Portugal partilhou exemplos da colaboração no âmbito do Programa Jovens Repórteres para o Ambiente, sublinhando a importância da cooperação virtual, mas principalmente presencial, para desenvolver e fortalecer competências em educação para a sustentabilidade.
Pode consultar algumas fotos aqui.