Queres Levar a Tua Turma ao Oceanário?
Enquadramento

De acordo com dados da IUCN, destacam-se as mais de 42 mil espécies ameaçadas de extinção, aí incluindo-se, entre muitos outros, 41% de anfíbios, 27% de mamíferos, 36% de corais de recife, 21% de répteis e 13% de aves. Dos 1,7 milhões de espécies já identificadas, a Lista Vermelha avaliou o risco de extinção de quase 105 mil. A estes dados acrescem os dados do Relatório Planeta Vivo, da WWF, que indicam que a abundância de vida selvagem (mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes) teve uma queda média de 69% desde 1970.

No ano letivo de 2025-2026, a ABAAE e o Pingo Doce convidam-te a desenvolver uma exposição acerca de espécies marinhas ameaçadas, constantes na Lista Vermelha da IUCN, assim como, a possibilidade de adquirir bilhetes para visitar o Oceanário de Lisboa.

 

Atividades “Queres Levar a Tua Turma ao Oceanário?”
1. Bilhetes para o Oceanário de Lisboa

Cada escola inscrita, deverá submeter uma ilustração/desenho da(s) espécie(s) ameaçada(s) selecionada(s), e posteriormente, preencher um formulário que será disponibilizado na plataforma Eco-Escolas, para solicitar os bilhetes para o Oceanário de Lisboa.

2. Exposição sobre espécies marinhas ameaçadas

A escola deve apresentar uma exposição em formato livre (ex: painéis, cartazes, desenhos, fotografias, infografias, multimédia, maquetes, esculturas, etc.) recorrendo, sempre que possível a materiais reciclados;

 

Concurso | Regulamento

Para participar no(s) concurso(s) deste projeto os trabalhos a apresentar devem respeitar o presente regulamento. Podem participar vários alunos e turmas, no entanto cada escola pode submeter apenas 1 trabalho a concurso. Recomenda-se a seleção interna do melhor trabalho, o qual deve cumprir o regulamento apresentando todos os elementos solicitados.
Devem começar por investigar em grupo sobre espécies ameaçadas da Lista Vermelha da IUCN, escolha de uma espécie marinha para estudo.

  1. Realização de um desenho/ilustração a submeter
  2. Identificação das principais ameaças que essa espécie enfrenta, assim como os motivos para a sua escolha.
  3. Debate sobre a melhor forma de comunicar os aspetos relativos à espécie ameaçada, causas da extinção, ameaças e formas de reverter/soluções.
  4. Planeamento e execução de uma exposição livre (vários formatos aceites) – a exposição deverá recorrer tanto quanto possível a materiais reciclados, estar patente na escola durante alguns dias, apresentar os resultados da pesquisa acerca da espécie e suas ameaças e ainda as ilustrações realizadas pelos alunos.
Características do trabalho

Concurso A – Bilhetes para o Oceanário de Lisboa

Informação solicitada para concurso

  1. deve ser submetida uma ilustração/desenho da(s) espécie(s) trabalhada(s)
  2. Deve ser preenchido um formulário, respondendo às seguintes questões:
    1. Data preferencial para a visita
    2. º de alunos a participar na visita (máx.100)
    3. º de adultos
    4. Contacto(s) do(s) responsável(eis)

Concurso B – Exposição sobre espécies marinhas ameaçadas

Informação solicitada para concurso

  • Fotografias: Solicita-se o envio de fotografias (até 6 fotografias) com aspetos gerais e mais detalhados da exposição. Nota: As fotografias serão divulgadas posteriormente.
  • Descrição: preenchimento da memória descritiva na plataforma Eco-Escolas com os seguintes elementos:
    • O nome da espécie(s) selecionada(s), e a justificação da respetiva escolha da espécie(s)
    • modo como foi selecionado o trabalho ou envolvimento dos alunos
    • Disciplinas desenvolvias
    • Nº de alunos envolvidos
    • Como se organizaram para a elaboração do trabalho
Critérios de avaliação

A avaliação do trabalho submetido a concurso terá em atenção os seguintes critérios:

  • Criatividade e originalidade
  • Qualidade e Rigor da informação (ex. espécie ameaçada e respetivas ameaças)
  • Envolvimento dos alunos
  • Envolvimento da comunidade
  • Materiais e técnicas utilizadas (ex. materiais reciclados).
Júri

O júri será composto por elementos da ABAAE, Pingo Doce, e por elementos da Comissão Nacional Eco-Escolas.

Prémios

Concurso A – Bilhetes para o Oceanário de Lisboa. O prémio atribuído apenas se limita à distribuição de bilhetes. O transporte das turmas vencedoras para o Oceanário de Lisboa terá de ser assegurado pela(s) própria(s) escola(s).
Concurso B – Exposição sobre espécies marinhas ameaçadas. As 5 melhores exposições receberão um cheque Pingo Doce no valor de 150€.

Prazos

Concurso A – Bilhetes para o Oceanário de Lisboa: a escola poderá solicitar os bilhetes para o Oceanário de Lisboa num de 2 momentos (independentemente da data que indicarem para a visita);

  • Até 28 de fevereiro
  • Até 30 de abril

Concurso B – Exposição sobre espécies marinhas ameaçadas.
Inscrição na atividade na Plataforma Eco-Escolas: 28 de Fevereiro 2026
Submissão dos trabalhos: 31 de Maio 2026

Queres Levar a Tua Turma ao Oceanário?

Quem pode participar

Podem candidatar-se escolas da rede Eco-Escolas de todo o país, sendo integrados nos seguintes escalões:

Escalão 1 – Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo (=< 10 anos)
Escalão 2 – Escolas do 2º e 3º Ciclo (11 aos 15 anos)

Objetivos
  • Promover a literacia dos Oceanos sobre espécies ameaçadas e suas principais ameaças;
  • Promover a consciencialização e o envolvimento dos alunos na proteção da biodiversidade, através da investigação sobre espécies marinhas ameaçadas;
  • Criar oportunidades de participação ativa, permitindo que os alunos passem de “observadores” a “agentes de mudança” na comunidade.
E ainda…
  • Estimular a investigação e o pensamento crítico quanto às causas e consequências da perda de biodiversidade marinha;
  • Desenvolver competências de pesquisa e seleção de informação;
  • Desenvolver sentido de responsabilidade social e intervenção cívica;
  • Reforçar hábitos e boas práticas alinhadas com os ODS 4,12, 14 e 17.
Competências e aprendizagens
  • Compreensão clara do conceito de “espécie ameaçada” e das diferentes tipologias de ameaça;
  • Valorização da biodiversidade, reconhecendo que cada ser vivo tem uma função importante no equilíbrio dos ecossistemas;
  • Desenvolvimento do pensamento crítico, analisando causas e consequências das ações humanas sobre os ecossistemas;
  • Contato com exemplos reais de ações de conservação e proteção de espécies que podem ser replicadas na escola/comunidade;
  • Distinção entre fontes de informação credíveis e não credíveis e seleção das mais adequadas para a investigação científica escolar;
  • Capacidade de transferir conhecimentos aprendidos em sala de aula para problemas ambientais reais e atuais.
Relação com os ODS

Parcerias