Enquadramento
De acordo com dados da IUCN, destacam-se as mais de 42 mil espécies ameaçadas de extinção, aí incluindo-se, entre muitos outros, 41% de anfíbios, 27% de mamíferos, 36% de corais de recife, 21% de répteis e 13% de aves. Dos 1,7 milhões de espécies já identificadas, a Lista Vermelha avaliou o risco de extinção de quase 105 mil. A estes dados acrescem os dados do Relatório Planeta Vivo, da WWF, que indicam que a abundância de vida selvagem (mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes) teve uma queda média de 69% desde 1970.
No ano letivo de 2025-2026, a ABAAE e o Pingo Doce convidam-te a desenvolver uma exposição acerca de espécies marinhas ameaçadas, constantes na Lista Vermelha da IUCN, assim como, a possibilidade de adquirir bilhetes para visitar o Oceanário de Lisboa.
Atividades “Queres Levar a Tua Turma ao Oceanário?”
1. Bilhetes para o Oceanário de Lisboa
Cada escola inscrita, deverá submeter uma ilustração/desenho da(s) espécie(s) ameaçada(s) selecionada(s), e posteriormente, preencher um formulário que será disponibilizado na plataforma Eco-Escolas, para solicitar os bilhetes para o Oceanário de Lisboa.
2. Exposição sobre espécies marinhas ameaçadas
A escola deve apresentar uma exposição em formato livre (ex: painéis, cartazes, desenhos, fotografias, infografias, multimédia, maquetes, esculturas, etc.) recorrendo, sempre que possível a materiais reciclados;
Concurso | Regulamento
Para participar no(s) concurso(s) deste projeto os trabalhos a apresentar devem respeitar o presente regulamento. Podem participar vários alunos e turmas, no entanto cada escola pode submeter apenas 1 trabalho a concurso. Recomenda-se a seleção interna do melhor trabalho, o qual deve cumprir o regulamento apresentando todos os elementos solicitados.
Devem começar por investigar em grupo sobre espécies ameaçadas da Lista Vermelha da IUCN, escolha de uma espécie marinha para estudo.
- Realização de um desenho/ilustração a submeter
- Identificação das principais ameaças que essa espécie enfrenta, assim como os motivos para a sua escolha.
- Debate sobre a melhor forma de comunicar os aspetos relativos à espécie ameaçada, causas da extinção, ameaças e formas de reverter/soluções.
- Planeamento e execução de uma exposição livre (vários formatos aceites) – a exposição deverá recorrer tanto quanto possível a materiais reciclados, estar patente na escola durante alguns dias, apresentar os resultados da pesquisa acerca da espécie e suas ameaças e ainda as ilustrações realizadas pelos alunos.
Características do trabalho
Concurso A – Bilhetes para o Oceanário de Lisboa
Informação solicitada para concurso
- deve ser submetida uma ilustração/desenho da(s) espécie(s) trabalhada(s)
- Deve ser preenchido um formulário, respondendo às seguintes questões:
- Data preferencial para a visita
- º de alunos a participar na visita (máx.100)
- º de adultos
- Contacto(s) do(s) responsável(eis)
Concurso B – Exposição sobre espécies marinhas ameaçadas
Informação solicitada para concurso
- Fotografias: Solicita-se o envio de fotografias (até 6 fotografias) com aspetos gerais e mais detalhados da exposição. Nota: As fotografias serão divulgadas posteriormente.
- Descrição: preenchimento da memória descritiva na plataforma Eco-Escolas com os seguintes elementos:
- O nome da espécie(s) selecionada(s), e a justificação da respetiva escolha da espécie(s)
- modo como foi selecionado o trabalho ou envolvimento dos alunos
- Disciplinas desenvolvias
- Nº de alunos envolvidos
- Como se organizaram para a elaboração do trabalho
Critérios de avaliação
A avaliação do trabalho submetido a concurso terá em atenção os seguintes critérios:
- Criatividade e originalidade
- Qualidade e Rigor da informação (ex. espécie ameaçada e respetivas ameaças)
- Envolvimento dos alunos
- Envolvimento da comunidade
- Materiais e técnicas utilizadas (ex. materiais reciclados).
Júri
O júri será composto por elementos da ABAAE, Pingo Doce, e por elementos da Comissão Nacional Eco-Escolas.
Prémios
Concurso A – Bilhetes para o Oceanário de Lisboa. O prémio atribuído apenas se limita à distribuição de bilhetes. O transporte das turmas vencedoras para o Oceanário de Lisboa terá de ser assegurado pela(s) própria(s) escola(s).
Concurso B – Exposição sobre espécies marinhas ameaçadas. As 5 melhores exposições receberão um cheque Pingo Doce no valor de 150€.
Prazos
Concurso A – Bilhetes para o Oceanário de Lisboa: a escola poderá solicitar os bilhetes para o Oceanário de Lisboa num de 2 momentos (independentemente da data que indicarem para a visita);
- Até 28 de fevereiro
- Até 30 de abril
Concurso B – Exposição sobre espécies marinhas ameaçadas.
Inscrição na atividade na Plataforma Eco-Escolas: 28 de Fevereiro 2026
Submissão dos trabalhos: 31 de Maio 2026
Queres Levar a Tua Turma ao Oceanário?

Quem pode participar
Podem candidatar-se escolas da rede Eco-Escolas de todo o país, sendo integrados nos seguintes escalões:
Escalão 1 – Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo (=< 10 anos)
Escalão 2 – Escolas do 2º e 3º Ciclo (11 aos 15 anos)
Objetivos
- Promover a literacia dos Oceanos sobre espécies ameaçadas e suas principais ameaças;
- Promover a consciencialização e o envolvimento dos alunos na proteção da biodiversidade, através da investigação sobre espécies marinhas ameaçadas;
- Criar oportunidades de participação ativa, permitindo que os alunos passem de “observadores” a “agentes de mudança” na comunidade.
E ainda…
- Estimular a investigação e o pensamento crítico quanto às causas e consequências da perda de biodiversidade marinha;
- Desenvolver competências de pesquisa e seleção de informação;
- Desenvolver sentido de responsabilidade social e intervenção cívica;
- Reforçar hábitos e boas práticas alinhadas com os ODS 4,12, 14 e 17.
Competências e aprendizagens
- Compreensão clara do conceito de “espécie ameaçada” e das diferentes tipologias de ameaça;
- Valorização da biodiversidade, reconhecendo que cada ser vivo tem uma função importante no equilíbrio dos ecossistemas;
- Desenvolvimento do pensamento crítico, analisando causas e consequências das ações humanas sobre os ecossistemas;
- Contato com exemplos reais de ações de conservação e proteção de espécies que podem ser replicadas na escola/comunidade;
- Distinção entre fontes de informação credíveis e não credíveis e seleção das mais adequadas para a investigação científica escolar;
- Capacidade de transferir conhecimentos aprendidos em sala de aula para problemas ambientais reais e atuais.
Relação com os ODS




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