Cozinha Consciente / O Ciclo do pão

Autor – Cláudia Couto

Descrição da Atividade

Na semana da alimentação, a turma do 4º ano, em articulação com a AMMA – Ambiente Matosinhos, recebeu uma visita especial da querida Cristina Ferreira para desenvolver o Ateliê “Cozinha Consciente”. A atividade teve como objetivo principal a sensibilização para uma alimentação saudável e sustentável, assim como para a redução do desperdício alimentar. Para além disso, iniciamos a exploração da temática do ciclo do pão, dando início às sementeiras do trigo e do milho que, em breve, irão para a nossa horta pedagógica. A sessão terminou com uma bela espetada de frutas que fez a delícia de todos nós.

Avaliação

Registos realizados sobre as várias fases do projeto; formulário para avaliação de conhecimentos adquiridos.

Ano de escolaridade 

Público-Alvo: Alunos dos 8 aos 10 anos

Ciclo de Ensino: 1º CEB

Objetivos, conhecimentos e competências 

Ao longo da aula, os estudantes deverão ser capazes de:

Objetivos de aprendizagem: Descobrir as fases da vida dos seres vivos;

  1. Aperceber-se da necessidade de cuidar o ambiente;
  2. Aperceber-se das propriedades de elementos naturais e (terra, ar, água);
  3. Conhecer o processo de crescimento e germinação das plantas; – Distinguir partes de uma planta;

Integração Curricular: A atividade e interdisciplinar, com uma abordagem transversal a todas as áreas.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Duração da atividade

 90 minutos

Resumo

Esta aula, realizada com uma turma do 4.º ano durante a Semana da Alimentação, teve como foco a promoção de hábitos alimentares saudáveis, sustentáveis e com menor desperdício. Com o apoio da AMMA – Ambiente Matosinhos e a participação especial de Cristina Ferreira, os alunos exploraram o tema da alimentação sustentável e iniciaram o estudo do ciclo do pão através das sementeiras de trigo e milho, destinadas à horta pedagógica. A sessão terminou com a confeção de espetadas de fruta, reforçando a importância de escolhas alimentares equilibradas.

A atividade, de caráter interdisciplinar e com duração de 90 minutos, permitiu aos alunos compreender as fases de vida dos seres vivos, reconhecer a necessidade de cuidar do ambiente e aprender sobre propriedades naturais e processos de germinação das plantas. Destinada a crianças dos 8 aos 10 anos, integra os ODS 2, 3, 4, 12 e 15, sendo avaliada através de registos das etapas do projeto e de um formulário para verificação dos conhecimentos adquiridos.