Em Busca dos… “Suspeitos do Costume”
Trabalhos Premiados 2018/19
Enquadramento
O Lixo Marinho e, em particular, a acumulação de plástico, tem vindo a ser identificado como um dos maiores problemas globais dos nossos tempos. O lixo pode ser transportado pelas correntes dos oceanos, desde a sua origem até longas distâncias, e pode ser encontrado em todos os compartimentos marinhos, mesmo em zonas remotas, tais como ilhas desertas no meio do oceano ou no mar profundo. O lixo marinho tem uma vasta e adversa gama de impactos, quer para a fauna e flora marinhas, quer a nível social, económico e de saúde. [Tema do ano Programa Bandeira Azul]
Quase no final da segunda década do século XXI, sabemos hoje, através de diversos estudos sobre o tema que, globalmente:
– todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.
– cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra.
– o plástico compõe cerca de 80% do lixo marinho e 90% do que se encontra no fundo do mar.
– estima-se que cerca de 8 milhões de toneladas de plástico vão parar anualmente ao oceano.
– as pontas de cigarro são o item que aparece em maior número nas limpezas de praia.
– um milhão de aves e 100 mil mamíferos marinhos morrem todos os anos devido à poluição por plástico
– embora seja quase impossível contabilizar os micro plásticos estima-se que apenas 8% do lixo plástico é maior do que uma tampa de garrafa.
E o que se passa na tua praia?
Perceber as origens do lixo marinho é um dos passos para agir na mudança de comportamentos do dia-a-dia, optando por soluções mais sustentáveis e comportamentos preventivos que evitem o agravamento do problema. Por esta razão um dos aspetos essenciais desta atividade consiste na deslocação a uma praia, marítima ou fluvial, afim de realizar uma monitorização, cujas conclusões pemitirão alimentar outras fases do projeto como a sua comunicação, ações, etc.
Em Busca dos “Suspeitos do Costume”
O desafio consiste na monitorização dos resíduos que dão à costa numa praia e na comparação dos dados ao longo do tempo e/ou com outras escolas de outras regiões.
Metodologia
A dinâmica de criação de grupos de trabalho fica a cargo do(a) professor(a). Sugere-se a seguinte metodologia
FASE 1 | Preparação da saída de campo
- Investigação individual e/ou em grupo, sobre a problemática o lixo marinho: composição, causas e consequências
- Investigação sobre microplásticos e microesferas
- Realização de um debate sobre
– O lixo marinho é um problema? Porquê?
– Quais as causas e consequências deste problema?
– O que são as “ilhas de lixo”?
– O que são os microplasticos?
4. Leitura, análise e discussão das Recomendações e Requisitos da Monitorização – FUNDAMENTAL [Download AQUI]
5. Análise dos itens constantes na ficha de monitorização [Download AQUI]
6. Escolha do local e planeamento da saida de campo.
FASE 2 | Em busca dos “Suspeitos do Costume” … na minha praia
Esta atividade implica necessariamente uma, idealmente duas, visita(s) à praia. Cada escola terá que agilizar a sua própria deslocação.
Sugere-se que, caso seja adequado, envolvam os encarregados de educação na atividade o que pode facilitar entre outras coisas a questão do transporte. Pelo menos nos concelhos onde existem praias com Bandeira Azul, recomenda-se que seja contactado o responsável do município pelas atividades de educação ambiental no âmbito da BA e/ou Eco-Escolas dado ser este também o tema deste ano.
Na praia:
- escolher o período da maré baixa
- delinear uma área de 100 metros de largura que abranja o intertidal (espaço entre a maré cheia e a maré vasa)
- recolher todos os resíduos existentes nesse espaço
- contabilizar os resíduos com base na tabela proposta [Download AQUI da Ficha Registo Os suspeitos do Costume]
Nota importantes:
– se conseguirem usar uma peneira procurem também a existência de microplásticos em pelo menos 3 pontos do troço monitorizado;
– depois de contabilizados os resíduos o grupo deverá zelar para que estes sejam depositados em local adequado fora da praia (ecopontos ou lixo comum conforme os casos)
FASE 3 | Alerta sobre os “Suspeitos do Costume”
Esta fase do projeto implica a análise e tratamento dos dados recolhidos na praia. As conclusões, a comunicação e a ação serão a parte final
- Tratar os resultados dos dados recolhidos.
2. Montar em um ou mais painéis :
– exemplos do tipo de resíduos mais frequentes, mais perigosos, mais insólitos… [VER EXEMPLO]
– quantidade e/ou % de items de cada tipo de resíduo encontrada na limpeza de praia (recomenda-se o gráfico circular) [VER EXEMPLO]
– tabela com a quantidade de resíduos segundo as pricipais atividades que lhes deram origem [VER EXEMPLO]
3. Realizar um debate sobre:
– Qual a origem dos resíduos encontrados na praia?
– Que resíduos apareceram em maior número? E com maior volume?
– Como alertar as pessoas para este problema?
4. Comunicar na escola e na comunidade recorrendo a diversas formas:
– Exposições, colóquios, reportegens e artigos, ações de limpeza etc.
Para submeter o projeto a concurso
Prazos
Realizar a inscrição na plataforma Eco-Escolas até 28 de fevereiro.
Carregar a informação solicitada até 15 de maio:
Enviar
A- Reportagem fotográfica das várias fases do projeto (fotografias, devidamente legendadas 6 a 10)
B- Grelha(s) de monitorização preenchida(s)
C- Painel/paineis sintese de apresentação dos resultados (até 6 fotografias sendo obrigatória uma geral e uma de detalhe)
D- Sintese da forma como decorreu o projeto: envolvimento dos alunos, açoes realizadas, principais conclusões
Prémios
Prémio de participação
A todas as escolas que submetam o trabalho de forma completa será atribuido como prémio de participação, uma t-shirt Tema do Ano Bandeira Azul 2019.
Prémio melhores painéis
– Os os 3 melhores paineis/conjuntos de paineis serão ainda premiados com: duas pinças “litter picker”
– Um conjunto de cinzeiros portáteis para distribuir
– Um conjunto de T-shirts da Campanha Bandeira Azul 2019.
Objetivos
– Conhecer a composição do lixo marinho, origens, causas e consequências
– Desenvolver um projeto de aprendizagem ativa em trabalho de campo
– Induzir estratégias de intervenção/ação na escola e comunidade relacionadas com o tema
– Colaborar na monitorização nacional do lixo marinho
Destinatários
Todos os graus de ensino. o Projeto pode ser realizado por crianças e jovens de qualquer idade.
Exposição: os suspeitos do costume
A Associação Bandeira Azul possui uma exposição itinerante que poderá ser requisitada.
Ver aqui
Premiados 2018/19
1º Prémio
Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal (V. N. de Gaia)
2º Prémio
Colégio O Sossego da Mamã (Almada)
3º Prémio
Escola EB 2,3 General Humberto Delgado (Loures)
Menções Honrosas
Escola Básica com Pré-Escolar de Santo António e Curral das Freiras – sede (Funchal)
Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)
Escola Básica Alexandre Herculano (Santarém)
Lixo Marinho
O Lixo marinho é qualquer material sólido descartado, persistente, manufaturado ou processado, eliminado, abandonado ou perdido no ambiente marinho e costeiro, incluindo materiais transportados para o ambiente marinho pelos rios, através dos sistemas de drenagem e de tratamento de águas residuais ou do vento; tem origem em diferentes fontes terrestres e marítimas e a sua tipologia tem por base os padrões de consumo predominantes. Do lixo marinho fazem parte uma vasta gama de materiais, incluindo plástico, metal, madeira, borracha, vidro e papel.
Define-se micro plásticos (MP) como todas as partículas de plástico com dimensões inferiores a 5 mm e podem ter origem em 2 fontes:
Através do esgoto, todas estas particulas vão parar ao mar dado as ETARs não possuirem filtros que as retenham.
Ligações úteis
Agência Portuguesa do Ambiente. Monitrorização do lixo marinho | Programa de Monitorização do Lixo Marinho em praias- relatório 2015
Associação Portuguesa do Lixo Marinho http://www.aplixomarinho.org/
Waste Free Oceans http://www.wastefreeoceans.eu/
Agência Europeia do Ambiente http://www.eea.europa.eu/themes/coast_sea/marine-litterwatch
Programa das Nações Unidas para o Ambiente http://www.unep.org/regionalseas/marinelitter/
Sociedade Conservação do meio marinho (UK) http://www.mcsuk.org/
Projetos interessantes
Fishing for litter http://www.kimointernational.org/FishingforLitter.aspx
MARLISCO www.marlisco.eu
Project AWARE http://www.projectaware.org/update/what-eu-can-do-stop-marine-litter
Organizações não governamentais com ações no âmbito do Lixo Marinho
Local Authorities International Environmental Organisation http://www.kimointernational.org/Home.aspx
ONG Global Garbage http://www.globalgarbage.org/praia/
Seas at Risk http://www.seas-at-risk.org/